Problemas de aprendizagem no ensino de química na unidade escolar Antônio Rodrigues filho, em Acauã-PI

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

de Sousa Rodrigues, G. (IFPI) ; Rodrigues, J. (IFPI) ; Paulo de Sousa, J. (IFPI) ; de Sousa Rodrigues, M. (IFPI) ; João da Paixão, R. (IFPI) ; Rodrigues de Sousa, S. (IFPI) ; Rodrigues de Sousa, W. (IFPI) ; Ferreira de Carvalho Damasceno, M. (IFPI)

Resumo

O presente projeto tem por finalidade, por meio da análise de instrumental aplicado, detectar possíveis fatores dificultantes no aprendizado de química em uma escola da pequena cidade de Acauã, o questionário em questão foi ministrado aos estudantes concludentes do terceiro ano do ensino médio no ano vigente em decorrência do fato de estarem a encerrar a sua passagem pela disciplina ao longo do médio e fundamental, tendo obtido a plena visão acerca da matéria e, por conseguinte, opinião crítica sobre a mesma, partindo dos dados obtidos estabelecem- se os fatores de interferência e quais são mais amplamente nocivos.

Palavras chaves

Aprendizagem de química; Dificuldade de aprendizag; Fatores dificultantes

Introdução

O objetivo geral é analisar os principais problemas enfrentados pelos alunos no ensino médio na disciplina de química em uma escola da rede pública no município de acauã, os específicos são; Entender dificuldades no aprendizado por parte dos alunos, analisar a raiz de tais dificuldades, analisar método de ensino, analisar se os alunos entendem o conteúdo passado pelo professor ou se eles usam códigos linguísticos divergentes, determinar fatores que mais fragmentam o aprendizado de química, gerar dados através da entrevista para tal determinação e analisar se há interesse por parte dos alunos no aprendizado de química. A problemática deste trabalho é descobrir quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes de química em uma escola pública de acauã do Piauí? O projeto em questão foi formulado a partir de dúvidas comuns de pessoas que estão ingressando na docência, inseguranças sobre quais métodos de ensino apropriados, e dúvidas sobre as dificuldades do aluno da sociedade atual. Segundo Nagamini (2015, p.2) a escola apesar de unidade social fundamental e necessária para formação educacional de estudantes, é marcada por configuradores institucional desenvolvidos em outra linha temporal, na qual o mesmo não se passa. Analisa-se, pois, o nivel dos obstáculos que apontam que realmente a escola é praticamente atemporal, porque em pleno ensino médio, entrevistados reclamam de base ruim em cálculo.

Material e métodos

A pesquisa desse projeto é uma pesquisa de campo que pretende por meio de instrumental aplicado em parceria com a escola Antônio Rodrigues Filho da cidade de Acauã. Foram selecionados 48 alunos que apresentam faixa etária média entre 17 e 18 anos de qualitativo de gênero ainda desconhecido e 01 professor selecionado do qual ainda não se tem mais informações. O local da pesquisa foi à escola Antônio Rodrigues filho.

Resultado e discussão

Com base nas respostas do questionário foram obtidos os dados a serem apresentados a cerca da afinidade com a disciplina, aceitação, opinião e causa raiz da(s) dificuldade(s) na disciplina, além de outros dados menos relevantes, os resultados serão futuramente explanados.

Conclusões

Conclui-se que a principal dificuldade na aprendizagem da disciplina não esta na mesma, mas sim no fado dela interligar várias matérias.

Agradecimentos

Referências

NAGAMINI, E., org. Questões teóricas e formação profissional em comunicação e educação [online]. Ilhéus, BA: Editus, 2015, 287 p. in: Comunicação e educação series, vol. 1. ISBN 978- 85-7455-439-6. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ