VITAMINA D E FILTRO SOLAR

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Gonçalves Rodrigues, M. (UFPA) ; de Souza Nascimento, J. (UEPA) ; Saldanha da Silva, S. (UFPA) ; Emanuel Monteiro da Silva, E. (UFPA) ; Jeanne de Castro Lins Magno e Silva, K. (IFPA)

Resumo

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações, devido este hormônio ser responsável por controlar 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular. A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente peixes, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Alguns fatores, como o uso de uso de filtros solares, afetam a capacidade de síntese cutânea de vitamina D. Os filtros solares químicos evitam as queimaduras solares.

Palavras chaves

Vitamina D; filtros solares; educação

Introdução

Muito se tem discutido sobre o uso de protetor solar, principalmente quando a estação do ano é o verão, a mídia informa da importância de usar o protetor solar e também aproveita disso para vender seus produtos. Porém, de acordo com o pesquisador Henry Lim, chefe de dermatologia no Hospital Henry Ford em Detroit e porta-voz da Academia Americana de Dermatologia, há uma diminuição dos níveis de vitamina D em quem usar protetor solar diariamente. Pelo fato de possuírem um cotidiano muito agitado, algumas pessoas acabam tendo uma alimentação que não é adequada para a reposição correta de certos nutrientes para o organismo. Segundo o Dr. Cícero Coimbra "Infelizmente, cerca de 80% das pessoas que vivem no ambiente urbano estão deficientes nesta substância". A vitamina D é o nome dado ao grupo de compostos solúveis em lipídios, ela é essencial ao corpo humano e serve para facilitar a absorção do cálcio, melhorar a saúde cardiovascular e defesa do sistema imunológico. A vitamina D funciona como um hormônio no organismo humano, de forma que regula taxas de cálcio e fósforo para que possam prevenir doenças. A vitamina D, também chamada de calciferol, e é a única vitamina que só é ativada por meio da exposição ao sol, ou mais precisamente aos raios ultravioletas do tipo B (UVB), esses raios são responsáveis por 80 a 90% do total de vitamina D que o corpo recebe. A suplementação dessa vitamina acontece por meio de uma alimentação rica em óleos naturais, peixes e frutas ou então em remédios manipulados. A suplementação adequada não dispensa a necessidade de exposição ao sol a sua deficiência leva à falta de cálcio no osso e suas consequências como raquitismo, deformidade nos ossos e osteoporose.

Material e métodos

O presente trabalho foi realizado por meio de aplicação de questionário, onde os entrevistados, alunos do ensino de médio de diferentes escolas da região (Belém-PA), tiveram que responder oito perguntas de múltiplas escolhas sobre vitamina D e protetor solar, onde essas perguntas estavam voltadas para seus conhecimentos acerca do assunto e também relacionando com seu cotidiano.

Resultado e discussão

Foram entrevistados 113 pessoas e o balanço final do questionário mostra a falta do conhecimento acerca do assunto por parte das pessoas, sendo assim, pessoas com deficiência de tal substância no organismo. A questão de número 2 do questionário é: “Você sabia: Quanto maior a área exposta aos raios solares, maior será a síntese de vitamina D no seu corpo?”, o resultado é de estudantes indecisos e sem o embasamento sólido do assunto com 54% respondendo SIM e 46%, NÃO. Outra questão relevante: “O protetor solar atrapalha na absorção de vitamina D?”, com 32,7% afirmando que SIM e 67,3% afirmando que NÃO, vale ressaltar que os protetores ou simplesmente, bloqueadores solares variam de sua composição e aplicação (reflexão e espalhamento). “Quais os raios que proporcionam a síntese da vitamina D em seu corpo?”, sendo UV-A 36,3%; UV-B 23,9% e Não sei 39,8%. Neste caso, apenas 27 dos 113 entrevistados acertaram, e o impressionante é que mais de 75% não sabem ou responderam errado sobre a radiação por parte dos raios solares e suas consequências em nosso corpo.

Conclusões

O trabalho buscou a percepção dos estudantes a respeito do assunto: Vitamina D e o protetor solar, a partir da análise dos resultados, obtemos um alto grau de desinformação por parte dos estudantes, haja vista que tais deveriam compreender sobre a síntese da vitamina D e o uso dos bloqueadores solares, como também a alimentação balanceada. Para uma síntese de vitamina D adequada, devemos expor braços, pernas, pescoço e rosto por um tempo de 15 a 20 minutos antes das 10 horas da manhã de no mínimo 3 vezes por semana (evitando o uso do protetor solar nesse período).

Agradecimentos

Referências

Disponível em: <www.nursing.com.br/vitamina.http>. Acesso em: 03 jun. 2018.
Disponível em: < www.natue.com.br/natuelife/sintomas-da-deficiencia-de-vitamina-d.html.http>. Acesso em: 03 jun. 2018.
Disponível em:<www.g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL10083105603,00FILTRO+SOLAR+IMPEDE+A+PRODUCAO+DE+VITAMINA+D+MAS+NAO+PREOCUPA.http>. Acesso em: 03 jun. 2018.
"Uso de protetor solar e deficiência de vitamina D na infância e adolescência: uma visão sistemática." (Souza; Lucas, 2014, p. 11).
"Vitamina D e Análogos para o controle do Hiperparatireodismo Secundário." (Vieira; Itamar, Vanda Jorgetti e Vieira; Itamar, 2008, p. 32.)

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ