DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO FUNÇÕES QUÍMICAS QUIZ COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM APLICADO AS AULAS DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Fernandes, V.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Moura, A.R.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Albuquerque, H.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Alves, A.S.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Oliveira, M.S.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

A tecnologia a alguns anos invadiu nossas casas, trabalhos, as vidas e as escolas, criando padrões de consumo. Para acompanhar o desenvolvimento, as escolas têm que adotar um conceito de que a educação tem que ser interdisciplinar, questionadora e tecnológica. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento e utilização do aplicativo sobre funções químicas para alunos de ensino médio. Uma pesquisa qualitativa foi realizada para saber viabilização do aplicativo junto a alunos de ensino médio. Após a utilização do aplicativo pelos alunos, foi aplicado um questionário onde por meio desse os alunos avaliaram o aplicativo. 74,42% dos alunos que utilizaram o aplicativo acharam bom e 18,60% regular. Significa que o aplicativo é interessante para alunos do ensino médio.

Palavras chaves

Tecnologia; Aplicativo; Ensino médio

Introdução

A educação no Brasil está a muito tempo desatualizada, pois não acompanha as inovações tecnológicas do século XXI. Os jovens atualmente, vivem com Smartphones, tablets e computadores, onde vivem usando aplicativos e internet. Então porque não usar esses aparelhos para estimulá-los? Isso seria uma forma de diminuir a evasão escolar, ajudando a aumentar o interesse do aluno em determinados assuntos abordados em sala de aula. A Química pode ser considerada uma disciplina de difícil compreensão, pois há assuntos complicados, que podem ser muito abstrato. Mas, em compensação, é uma disciplina que pode e deve ser bastante contextualizada, aplicada na sociedade para uma melhor compreensão. O uso de aplicativos em sala de aula, permite uma possibilidade a mais, um meio de aprendizagem com interação dos estudantes e que podem incrementar o ensino dentro e fora da sala de aula. Diversas formas podem ampliar o ensino e aprendizagem de Química por meio de aplicativos de jogos, exercícios, simuladores e acessos a pesquisas, quando conectados a rede (NICHELE; SCHLEMMER, 2014.). O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento e utilização do aplicativo sobre funções químicas para alunos de ensino médio. Uma pesquisa qualitativa foi realizada para saber a viabilização do aplicativo junto a alunos de ensino médio. A necessidade de incluir novas ferramentas tecnológicas para auxiliar as aulas de Química torna-se cada vez mais importante, pois proporciona ao aluno conhecimento químico em articulação com o seu contexto social e tecnológico.

Material e métodos

O aplicativo Funções Químicas Quiz foi desenvolvido em um site chamado de AppsGeyser, segue o link do site https://www.appsgeyser.com/, onde em sua plataforma encontram-se mais de 8 modelos de jogos simples e fáceis de se desenvolverem sem precisar de um elevado conhecimento de desenvolvedor de jogos. O modelo de jogo escolhido foi de um quiz simples, onde se tem uma foto, pergunta e quatro respostas, onde somente uma estará correta. O jogo possui 3 níveis, divididos em fácil, médio e difícil, onde cada nível possui em média 20 perguntas. O nível fácil é composto de ácidos, bases, sais e óxidos que são usados no dia-a-dia, como por exemplo, ácido carbônico, hidróxido de magnésio, cloreto de sódio e dióxido de carbono. O nível médio é composto ácidos, bases, sais e óxidos que não são comuns ao dia-a-dia, mas é de fácil resolução. E o nível difícil não são usados no dia-a-dia e não é de fácil resolução. O aplicativo foi utilizado por alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola particular da cidade de Fortaleza. A turma escolhida possui 43 alunos entre 15 e 16 anos. A pesquisa foi qualitativa para saber a viabilização da utilização do aplicativo em sala de aula. Após a utilização do aplicativo por parte dos alunos, foi aplicado um questionário que pedia para alunos avaliarem o aplicativo em bom, regular e ruim.

Resultado e discussão

A figura 1a mostra a tela de escolha de nível, onde o aluno pode escolher em três níveis. Já a figura 1b é um exemplo de pergunta do nível fácil. Em relação ao questionário aplicado em sala de aula o resultado foi de 74,42% dos alunos, ou seja, 32 alunos gostaram do aplicativo. 18,60%, ou seja, 8 alunos acharam o aplicativo regular. Quer dizer que o aplicativo é bom, mas precisa de alguns ajustes. E 6,98% dos alunos, ou seja, 3 alunos acharam o aplicativo ruim, que precisava de ajustes ou o aplicativo é muito difícil. Os números estão distribuídos no gráfico 1 para uma melhor visualização.

Telas do jogo

Na figura a, tem a tela de escolha dos níveis. Na figura b, um exemplo do modo fácil.

Respostas do questionário

Um gráfico pizza para uma melhor visualização do resultado do questionário.

Conclusões

Os aplicativos devem ser usados como auxilio no processo de ensino-aprendizagem, tornando as aluas mais atrativas e participativas, fora que o aplicativo desenvolve o aluno a pesquisar sobre o tema fazendo que o aluno se interesse mais sobre a disciplina de Química. É interessante o uso de aplicativos em sala de aula com temas que fazem parte do dia-a-dia do aluno, facilitando a aprendizagem dos alunos. Todo estudo tem sido feito na UECE, e o projeto vinculado ao PIBIC.

Agradecimentos

Agradeço a UECE e CNPq pelo auxílio financeiro e apoio no desenvolvimento do projeto. À minha orientadora pela dedicação e paciência.

Referências

NICHELE, A. G.; SCHLEMMER, E. Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química. Cinted: Novas Tecnologias na Educação, [s.l.], v. 12, n. 2, p.1-9, dez. 2014. Disponível em: <www.seer.ufrgs.br/renote/article/download/53497/33014>. Acesso em: 08 ago. 2018.

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