A utilização do tema escurecimento enzimático de frutos no ensino de reações químicas

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Pinto Corrêa, C. (IF SUDESTE MG) ; Barros de Almeida Barbosa, D. (IF SUDESTE MG)

Resumo

Este projeto propõe uma aula experimental como ferramenta de alto efeito educacional, que promova uma significativa visualização e assimilação do tema com uma interligação ao vivenciado no cotidiano, instigando assim a curiosidade e o senso crítico dos alunos. Ademais, foi utilizado como tema principal as Reações Químicas com foco no Escurecimento Enzimático de Frutos e foi articulada com baixo custo e sem a necessidade de auxílio de um laboratório, objetivando a estimulação da utilização desse método de ensino essencial e eficaz no aprendizado da Química.

Palavras chaves

Reações Químicas; Escurecimento Enzimático; Aula experimental

Introdução

No que se refere ao aprendizado,assimilação e motivação,é evidente a grande importância da experimentação como ferramenta para uma alta compreensão didática no Ensino de Química.Essa grande estratégia,permite que os alunos resgatem conceitos já aprendidos, associando novas experiências àquelas já adquiridas e a interdisciplinaridade.Se demonstra também como uma excelente oportunidade de suscitar dúvidas,porquanto o alto feito educacional e sua boa visualização do tema faz com que importantes questionamentos surjam,ocasionando assim uma aprendizagem mais significativa para ambos os lados (GIORDAN,1999). Por conseguinte,a proposta de aula experimental a qual se refere traz uma carga de contextualização e uma grande interdisciplinaridade,estimulando os senso crítico e curioso destes e que,por consequência,nos auxilia no processo de aprendizagem. Ademais,fora indicado como tema principal,levando em consideração os aspectos supracitados,Reações Químicas com foco no Escurecimento Enzimático de Frutos,enriquecendo diversos conteúdos ministrados no ensino médio dentro da Química e também proporcionando uma familiarização e aprendizado com um assunto já presente no cotidiano.Além disso,foi utilizados materiais econômicos e de fácil acesso,e podendo ser ministrada na própria sala de aula sem a necessidade de um laboratório,visando assim a estimulação da utilização desse método de ensino essencial e eficaz no aprendizado da Química. Assim, este trabalho tem como objetivo trazer ao espaço acadêmico métodos diferenciados e de baixo custo que facilite e motive ao máximo a sua aplicação,já que ao se ensinar ciências,é importante não privilegiar apenas a memorização,mas sim promover oportunidades que possibilitem a formação de uma bagagem cognitiva no aluno (VASCONCELOS; SOUTO, 2003).

Material e métodos

O projeto foi ministrado em 2 turmas do 2ºano do ensino médio no IF Sudeste MG- Juiz de Fora,totalizando 47 alunos.A metodologia escolhida para abordagem do tema foi,inicialmente,uma introdução teórica agregada a um debate,visando instigar questionamentos e curiosidades,além da base teórica.Em seguida,houve a aplicação da parte experimental, que foi realizada por inteiro pelos alunos,desde a higienização até a interpretação dos resultados,visando uma maior autonomia desses.A etapa experimental da aula consistiu em aplicar e analisar os resultados dos métodos de tratamento para minimizar o escurecimento,no caso foi a utilização de ácidos orgânicos.Os ácidos utilizados foram o ácido acético presente no vinagre, o ácido cítrico presente no suco de laranja e o ácido fosfórico presente no refrigerante de limão,e o fruto escolhido para a análise foi a maçã.As etapas do experimento consistiram em primeiramente a higienização e o corte (em 4 pedaços para a retirada íntegra do miolo que não pode entrar em contato com o restante do fruto e em seguida estes devem gerar quatro porções com três fatias cada),logo após uma porção foi separada e exposta à temperatura ambiente sem nenhum tratamento para um posterior controle.Ademais,para cada tratamento uma porção foi utilizada,sendo que uma fatia ficou mergulhada por 5 minutos no ácido correspondente, outra por 10 e a última por 15 minutos.Por fim,as fatias foram exposta à temperatura ambiente por 1 hora (inclusive a de controle) para que análise dos resultados fique clara.No início e final de cada aula,houve a aplicação do mesmo questionário,o qual foi elaborado a partir de metodologias descritas por Günther(2003) e eram constituídos por questões de punho específico e pessoal que visavam a investigação do conhecimento perante ao tema.

Resultado e discussão

A partir das observações durante a discussão dos discentes em relação aos resultados dos tratamentos e análises dos questionários aplicados, inferimos que grande parte dos alunos, inicialmente, demonstrou interesse pelo tema abordado, principalmente pela sua alta aplicabilidade no cotidiano, porém pouco conhecimento relacionado ao seu lado teórico. Em contrapartida, este quadro se alterou durante a aplicação da atividade experimental. Dessa forma, houve uma considerável melhora nos questionários ao final da aula por parte das perguntas teóricas em relação aos aspectos químicos referente às Reações Enzimática no Escurecimento de Frutos, porquanto quando perguntamos, no questionário aplicado ao início da aula exemplos de tratamentos que aplicamos no cotidiano para minimizar o escurecimento, somente 19 dos 47 alunos conseguiram responder. No entanto, no questionário aplicado ao final da aula, o quadro se alterou, pois 38 dos 47 conseguiram respostas satisfatórias. Já quando questionamos qual a importância do escurecimento de frutos perante o desperdício de alimentos 31 responderam razoável para baixo no primeiro questionário, já no último 43 responderam muito importante. Além disso, podemos observar outras análises referentes as respostas corretas, em um nível mais teórico, com o gráfico em porcentagem de alunos, que segue abaixo:

Análise dos Questionários

Gráfico comparando os resultados dos questionários aplicados no início e final de cada aula.

Conclusões

A partir da análise dos dados obtidos notamos o grande efeito que a experimentação trouxe para uma alta compreensão didática e foi de grande importância a utilização de um tema com alta contextualização com o cotidiano dos discentes, porquanto esse ocasionou um despertar da curiosidade que,por consequência,proporcionou uma visão geral muito mais integrada em relação à química e a sua participação no cotidiano.Assim,o uso de materiais de baixo custo e a não necessidade de laboratório objetiva que mais estudantes tenham acesso a essa atividade, oportunizando um ensino mais eficaz e lúdico.

Agradecimentos

IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora

Referências

CLERECI, M.T.P.S., SEBASTIÃO, R.H., OLIVEIRA, L.C., SANTOS, M.S.,MORAES, A.L.L., CLARETO, S.S. Escurecimento enzimático: uma aula prática. Revista de Ensino de Bioquímica – V.12, N.2, 2014.
GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, n. 10, p. 43-49, 1999.
GÜNTHER, H. (2003). Como Elaborar um Questionário (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, No 01). Brasília, DF:UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental. URL: www.psi-ambiental.net/pdf/01Questionario.pdf.
VASCONCELOS, Simão Dias; SOUTO, Emanuel. O livro didático de ciências no ensino fundamental – proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, 2003.

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