Experiência inicial na formação de professores de ciências trabalhando a ludicidade: relato de uma intervenção do estudo do sistema respiratório

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Pereira Dias, G. (IFMA) ; da Cruz Serejo, R. (IFMA) ; Victor Almeida Neves, J. (IFMA) ; Roberta Santos Cardoso Silva, A. (IFMA) ; Vinícius Coimbra Libório, A. (IFMA) ; Sirley Brandão Cavalcante, K. (IFMA)

Resumo

Este trabalho trata de uma experiência intervencionista desenvolvida durante a disciplina Elementos de Ciências, do curso de Licenciatura em Química, sobre o tema Sistema Respiratório no 8° ano do Ensino Fundamental. O processo ocorreu da seguinte forma: aplicação de questionário pré/pós-intervenção com os alunos, confecção de material didático alternativo, criação de jogo de perguntas e respostas, aula simulada e a intervenção pedagógica. Os resultados apontaram um aumento de 30% nos acertos. Além disso, a aula simulada colaborou para a melhoria na prática dos docentes em formação. Conclui-se com este estudo que uma prática de ensino diferenciada contribui para a apreensão do conteúdo passado aos discentes além de colaborar para a prática do docente em formação.

Palavras chaves

Intervenção; Ensino de ciências; Ludicidade

Introdução

No ensino dos conteúdos científicos existe uma necessidade constante do pluralismo metodológico e diversidade dos recursos pedagógicos, além de promover a ampliação dos conhecimentos científicos abordados no âmbito escolar. Mas, isso é geralmente negligenciado em várias escolas públicas. O que é demonstrado por pesquisas na área do ensino de ciências, e está relacionado ao fato de que os alunos aprendem com mais eficiência quando participam efetivamente das atividades propostas. Todavia, para que os conteúdos científicos sejam promovidos e ampliados no âmbito escolar é essencial uma reformulação dos processos de aprendizagem e ensino, que vai do uso de uma didática diferenciada até uma mudança dos papéis dos professores (transmissores de conhecimento) e dos alunos (receptores passivos de conhecimento) (NARDI, 2009). Uma ferramenta que possui efeitos positivos e significativos é o ensino lúdico, que permite, ao educador e ao aluno, relacionarem-se de maneira significativa, descontraída e prazerosa com os conteúdos científicos. A origem do termo lúdico é latina, ludus, que significa brincar. A ludicidade se encaixa na tendência liberal renovada. O conhecimento é visto como algo inacabado e a relação professor-aluno é democrática (SANT’ANNA & NASCIMENTO, 2011). A compreensão da respiração animal é um exemplo dos avanços científicos, no transcorrer da história médica; porém, ainda tem as suas características desconhecidas por diversos profissionais e estudantes (REZENDE, 2009). Assim, foi desenvolvida uma metodologia acessível e de maior compreensão no 8° ano do ensino fundamental sobre o Sistema Respiratório, a fim da melhoria educacional, refletida sobre a prática pedagógica (ação-reflexão-ação) que contribui para a formação dos alunos do curso de licenciatura em Química.

Material e métodos

A intervenção foi apoiada no princípio da pedagogia freireana, ação-reflexão- ação (SAUL & SAUL, 2016). Os acadêmicos foram instigados a realizar uma investigação diagnóstica em uma turma de 8º ano do ensino fundamental, na Fundação Nice Lobão – CINTRA (São Luís - MA) com a autorização da coordenação da escola. O Sistema Respiratório foi apontado pela professora como o assunto de maior dificuldade de aprendizagem. A partir disso, foi criado um questionário a fim de determinar o nível de domínio do conteúdo dos 24 alunos. Para a intervenção, buscou-se a utilização de materiais de baixo custo para a confecção dos materiais didáticos (Modelo dos órgãos respiratórios, esquema da hematose e pulmão na garrafa). A intervenção teve início com a utilização do ensino investigativo (ZÔMPERO & LABURÚ, 2011). Na aula, foram explanados os seguintes subtemas do Sistema Respiratório: órgãos do sistema respiratório, inspiração, expiração, trocas gasosas, respiração celular e doenças respiratórias. A partir disso, foi organizada a aula simulada com o material didático e slides. Em sala de aula, foram feitos questionamentos iniciais sobre a fisiologia do nariz, órgãos do sistema respiratório, trocas gasosas e respiração celular. Ao final da intervenção, foi realizada uma dinâmica de perguntas, com os alunos, referentes aos conteúdos ministrados. Após a intervenção, foi realizada a apresentação dos resultados da metodologia desenvolvida e da experiência.

Resultado e discussão

Como os órgãos do sistema respiratório estão próximos aos do sistema digestivo, foi evidenciado nas respostas do questionário pré-intervenção que os alunos confundiram os conteúdos dos dois sistemas. Além disso, houve um equívoco entre as respostas das questões sobre movimentos respiratórios e hematose devido a uma má formulação do questionário. No entanto, em sala de aula os alunos corresponderam a todas as perguntas realizadas oralmente. Com os resultados da primeira análise, houve uma discussão, entre os docentes, sobre o que poderia ser levado à sala de aula, que fosse didático, de fácil assimilação e que contribuísse para o aprendizado dos alunos. Buscou-se em artigos científicos e publicações acadêmicas, didáticas diferenciadas de caráter pedagógico, que promovessem o interesse dos alunos e chamassem a atenção deles. Freire (apud ALMEIDA, 1987), fala sobre a importância da ludicidade na educação, considerando-a uma atividade séria, mas que deva envolver prazer e satisfação, tendo um aspecto ativo, indagador, reflexivo, socializador e criativo, sendo esses, essências da educação lúdica. Assim, o material didático e o jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo ministrado contribuiu para a aprendizagem significativa dos alunos. A aula simulada contribuiu para que a professora avaliadora apontasse alguns erros presentes na prática docente dos professores em formação. Assim, colaborou para que a metodologia fosse levada de forma mais didática para dentro da sala de aula. Após a intervenção, pôde-se observar um aumento significativo no rendimento dos alunos quanto às respostas do questionário pré/pós-intervenção (Gráfico 1 e 2).

Questionário pós-intervenção

Resultado do questionário pós-intervenção

Questionário pré-intervenção

Resultado do questionário pré-intervenção

Conclusões

A partir da intervenção realizada, pôde-se concluir que a experiência docente em sala de aula no início do curso de licenciatura em Química contribui para a formação do graduando. Ademais, os resultados dos questionários pós-intervenção mostraram que uma metodologia aliada ao lúdico pode ser interessante e informativa. Ela estimula o interesse, a atenção e a participação voluntária do aluno, criando um ambiente agradável para o próprio professor. Por conseguinte, a curiosidade e participação da turma mostraram que uma metodologia diferente pode fazer a diferença no processo de aprendizagem.

Agradecimentos

Agradecemos à orientadora/professora Kiany, ao diretor do CINTRA, Jefferson, e à professora de Ciências do 8ª ano do CINTRA, Eliane.

Referências

NARDI, R. Ensino de ciências e matemática, I: temas sobre a formação de professores. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
REZENDE, J. M. Á sombra do plátano: crônicas de história da medicina. São Paulo: Editora Unifesp, 2009.
SANT’ANNA, A.; NASCIMENTO, P. R. A história do lúdico na educação. REVEMAT. Florianópolis, v. 06, n. 2, pp. 19-36, 2011.
SAUL, A. M.; SAUL A. Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores: fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico. Educar em revista. Curitiba, n. 61, jul./set, pp. 19-35, 2016.
ZÔMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio. Belo Horizonte, n.03, set/dez v.13 | n.03 | pp. 67-80, 2011.

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