DE OLHO NO MANGUEZAL: Proposta CTSA para o Estudo dos Elementos Químicos no Ensino Médio

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Barbara Lethicya, S. (UFMA-CAMPUS BACANGA) ; Bezerra, C. (UFMA-CAMPUS BACANGA) ; Costa, H. (UFMA-CAMPUS BACABAL)

Resumo

Neste trabalho, apresentamos a estrutura de uma sequência didática com foco nos Manguezais, ecossistema local da capital de São Luís-MA. A sequência didática busca, de acordo com a investigação das problemáticas inerente aos Manguezais, à contextualização dos assuntos químicos sob a perspectiva das relações CTSA, com ênfase no estudo dos elementos da tabela periódica. Pontuamos a proposta como relevante e potencialmente capaz de estimular o desenvolvimento crítico do aluno, tendo em vista que ao possibilitar discussões referentes à problemáticas ambientais locais, possibilita aos estudantes entrar em contato com as informações mais específicas sobre o ecossistema, necessárias para a tomada de decisão, frente a falta de importância dada aos Manguezais

Palavras chaves

Ensino De Química; Manguezais; Sequência Didática

Introdução

O progresso científico tecnológico tem proporcionado à sociedade, há mais de três séculos, grandes modificações nos âmbitos políticos, sociais, econômicos e educacionais. No que tange o contexto educacional, Auler e Delizoicov (2015) destacam o Ensino de Ciências na Pós-Mudança Conceitual, iniciado a partir dos anos 90, como uma nova referência ao ensino de Ciências, visto que não se limita à conceituação como as orientações de Ensino por Aquisição Conceitual e Ensino por Mudança Conceitual, vigentes nos anos 80. O ensino de Ciências na Pós-Mudança Conceitual, parte do pressuposto que a aprendizagem deve ser adquirida a partir de situações e problematizações do cotidiano, apontando assim a importância da inserção da temática CTS e CTSA no ensino (AULER; BAZZO, 2001). Santos e Schnetzler (2003) ressaltam que o ensino de química deve ser centrado na relação do conhecimento Químico e cotidiano, visto que para a participação crítica do cidadão como agente reflexivo e questionador em meio à sociedade é necessário, não só compreender os conteúdos químicos, mas o contexto no qual esses conhecimentos são aplicados. Deste modo, os PCN apresentam duas perspectivas para o ensino de Química, a vivência individual dos alunos e a sociedade em sua interação com o mundo, orientando sobre a importância da contextualização em torno das temáticas Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (BRASIL, 2002). Um tema contextualizador que pode ser de grande relevância para discussões no contexto local, são os manguezais, importante indicador ecológico e parte do bioma local. É configurado como um ambiente rico e diversificado, tanto no âmbito ambiental, como berço e habitat de muitas espécies, quanto no campo educacional, visto que se configura como esfera de informações históricas e socioambientais intrínsecas a configuração geográfica, social e ambiental de regiões costeiras. Um dos países que possui incidência significativa de manguezais em todo o território nacional, é o Brasil, totalizando cerca de 15% e 26.000 km², com áreas de mangue que ocorrem desde a foz do Rio Oiapoque, no Estado do Amapá, até o Estado de Santa Catarina (ALVES, 2001). Em acordo com Firme, Amaral e Barbosa (2008), Ceschini (2011), Signor e Rosiani (2017), pesquisadores que desenvolveram trabalhos utilizando o Manguezal como objeto de exploração didática, pontuamos o ecossistema como um relevante campo de investigação ambiental e social das regiões que o possuem, sendo considerado potencialmente viável para a utilização como temática educacional junto as escolas, tanto para o estudo de conteúdos químicos, biológicos e físicos, quanto das demais disciplinas. Além de possibilitar a discussão de aspectos socioeconômicos e socioambientais, é capaz de possibilitar um ambiente propício para a discussão de cunho CTSA, um campo de estudo que apresenta percepção crítica sobre o desenvolvimento cientifico-tecnológico e suas relações com a sociedade e ambiente. Neste sentido, temos como objetivo apresentar a estrutura de uma sequência didática como tema central o Manguezal, para a contextualização do estudo dos elementos químicos, assunto da série do 1º ano do ensino médio. Com o intuito de disponibilizar uma proposta para promoção da contextualização de temáticas locais com estudo de conteúdos químicos e inserção do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA no ensino de Química.

Material e métodos

Considerando as temáticas sóciocientíficas e a possibilidade de aplicação de temas para a contextualização de conteúdos na transversalidade das disciplinas cientificas, partimos nossa investigação através da compilação de dados no portal de periódicos da Capes sobre o tema Manguezal e as possíveis relações com o estudo dos elementos químicos, parte do estudo da tabela periódica para a 1ª série do ensino médio. Escolhemos esta série, tendo em vista que se configura como primeiro contato com a disciplina. A sequência didática foi elaborada partindo especificamente da falta de conhecimento sobre o ecossistema Manguezal típico da região de São Luís-MA. A estruturação da sequência foi pautada na possibilidade de contextualização dos conhecimentos científicos e na tomada de conhecimento sobre os manguezais, para uma possível preservação. O processo de elaboração da sequência, contou com as seguintes etapas: 1-Leitura e análise dos artigos selecionados, na base de dados do portal de periódicos da Capes, para os descritores Sequência Didática e CTS, para os últimos cinco anos. Análise pautada na leitura criteriosa dos resumos e em alguns casos do trabalho completo. Esta análise foi realizada, para a identificação das estratégias apontadas como eficazes para o desenvolvimento e aplicação de sequências didáticas no ensino de Química, e fundamentação de metodologias viáveis para a construção da SD aqui apresentada. 2-Levantamento de matérias jornalísticas no banco de dados dos principais jornais de São Luís-MA, com o descritor Manguezais. Nesta etapa, foi considerado necessário para a escolha das matérias jornalísticas, a incidência de discussões sobre as características dos Manguezais e problemáticas inerentes a existência deste no contexto da Capital de São Luís-MA; 3-Elaboração e sistematização das etapas com base no conteúdo programático para a contextualização dos conteúdos referentes ao estudo dos elementos químicos para 1ªsérie do ensino médio. Toda a problematização aqui apresentada, tem o objetivo de propor aos alunos a investigação dos elementos químicos existentes nos manguezais e dos processos químicos que ocasionam a existência no ecossistema.

Resultado e discussão

Para a elaboração da SD, realizamos a leitura e análise de 14 artigos, sendo os artigos de Mortimer e Scott (2016), Marandino (2004, 2005) utilizados como referências para a construção e adaptação da estrutura da SD e os 12 artigos identificados no banco de dados da Capes, para os descritores Sequência Didática e CTS como referenciais para escolha das ferramentas e metodologias. O corpo de análise, constituiu a identificação de sugestões e indícios de metodologias e ferramentas viáveis para o ensino de química através do estudo das relações CTS e que facilmente podem ser enquadras na investigação de problemáticas inerentes ao cotidiano dos estudantes. Na Figura 1, são apresentados os artigos utilizados como referenciais para a elaboração das etapas da sequência proposta. A partir da leitura do corpo de análise, foi possível realizar a delimitação de ferramentas e as abordagens temáticas a serem tratadas na SD. Pautamos a construção da SD nas relações possíveis entre o ensino de química e o estudo das características dos Manguezais, ecossistema diversificado e rico, que se constitui como uma temática sóciocientíficas potencialmente viável para a contextualização dos conceitos científicos com o cotidiano dos estudantes. Considerando a falta de assimilação dos conteúdos químicos e sobre ecossistema característico de nossa região, construímos a sequência didática no sentido de tornar esclarecido conceitos referentes ao Manguezal sob o olhar da Química. Para tanto, a SD apresentada é pautada através da investigação sobre os elementos químicos existentes no Manguezal e os processos que levam a ocorrência destes no ecossistema. Para a realização da SD é sugerida a utilização de matérias jornalísticas como ferramenta didática, visto que apresentam linguagem acessível e informações potencialmente viáveis para o estudo e investigação das problemáticas inerentes ao contexto local, social e ambiental. Neste âmbito, sugerimos as seguintes etapas para aplicação da SD, composta por cinco aulas, para a contextualização do estudo dos elementos da Tabela Periódica: Proposição da Questão Problema, Investigação de matérias jornalísticas, Levantamento de hipóteses, Aula expositiva dialogada, Socialização das ideias e apresentação das possíveis conclusões para a questão problema, que a seguir serão detalhadas

Figura 1: Artigos utilizados como referenciais para a elaboração das e

Artigos utilizados como referenciais para a elaboração das etapas da sequência proposta.

Figura 2:Estrutura da SD adaptada do trabalho de Guimarães e Giordan (

Estrutura da SD adaptada do trabalho de Guimarães e Giordan (2011), para a SD com tema Manguezais com direcionamento para o 1º ano do ensino médio.

Conclusões

Considerando as orientações curriculares nacionais, quanto a utilização de metodologias, ferramentas e recursos que auxiliem o ensino-aprendizado em Química, pontuamos através da proposta, a utilização de materiais jornalísticas como ferramentas auxiliadoras a práticas pedagógicas, e destacamos como potencialmente viável para a contextualização dos conceitos científicos com o cotidiano. O contexto de entrevistas, imagens locais, de lugares pelos quais os alunos passam até mesmo quando se deslocam para a escola, relatos de pescadores, pesquisadores, e moradores sobre o descaso com os manguezais. Destacamos a proposta como relevante para a inserção de temáticas CTSA em sala de aula, visto que associar o cotidiano com os conhecimentos químicos tratados em sala de aula, permite o entendimento da química como necessária. Tanto para o entendimento do mundo a sua volta, como para agregação de conhecimentos químicos, atrelados aos fatores sociais, econômicos, científicos, políticos e ambientais que interferem e influenciam a tomada de decisão dos cidadãos, frente as problemáticas locais. Neste âmbito, destacamos a Sequência Didática como um método sistematizado e flexível á readequações, que dispõe da utilização de ferramentas didáticas diversas com foco em uma problematização central.

Agradecimentos

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEM

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