Investigando a História da Ciência no conteúdo Tabela Periódica dos Livros Didáticos de Química do PNLD 2015/2017

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Sousa, F.S. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cunha, A.S. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Oliveira, M.B.C. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, L.B. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, S.C.S. (UFMA/CAMPUS CODÓ)

Resumo

A História da Ciência deve ser uma facilitadora da compreensão dos processos de elaboração do conhecimento científico, considerando seus conflitos, erros e avanços, permeando todo o ensino da Química. Neste trabalho foi investigada a abordagem da História da Ciência no conteúdo Tabela Periódica nos 4 livros didáticos de Química do 1º ano do Ensino Médio indicados pelo PNLD 2015/2017. A metodologia utilizada foi adaptada do instrumento de análise proposto por Vidal (2009). Os resultados obtidos apontam para uma abordagem superficial da História da Ciência nos quatro livros analisados, com exceção da categoria “Contexto aos quais a informação histórica está relacionada” que apresentou para os livros LD1 e LD4, 54,3 e 61,8%, para essa categoria, considerando o conteúdo Tabela Periódica.

Palavras chaves

História da Ciência; PNLD; Tabela Periódica

Introdução

Um dos principais propósitos do ensino de Química é formar cidadãos com visão crítica e embasada sobre o conhecimento químico, isto é, das transformações e interações que ocorrem ao seu redor (APPELT e GUILARDI JUNIOR, 2016). Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) recomendam que a História da Ciência (HC) seja uma facilitadora da compreensão do processo de elaboração desse conhecimento, considerando seus avanços, erros e conflitos, apresentando a Química como um resultado da mente humana que vive em constante mudança e não como um conjunto de saberes já prontos e finalizados (BRASIL, 1999). Um meio para esse entendimento é o livro didático, principal ferramenta de estudo e pesquisa de grande parte dos alunos da rede pública de ensino do Brasil (FRISON et al., 2009). Os livros didáticos chegam até os alunos da rede pública de ensino através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que é regulamentado pelo Decreto nº 91.542 de 1985 com execução a cada três anos. Para o PNLD, a HC no ensino de Química é relevante, uma vez que toda ciência como campo de investigação e produção de conhecimentos se estabelece social e culturalmente (BRASIL, 2014). Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi analisar qualitativamente a abordagem da HC no conteúdo Tabela Periódica nos livros didáticos de Química do PNLD 2015/2017, levando em consideração que o entendimento deste conteúdo a partir da HC deve consolidar uma visão da ciência como construção social da atividade humana que contrapõe o foco empirista, onde o conhecimento científico é uma derivação de observações cautelosas (SANTOS e MÓL, 2013). Assim, as informações fornecidas pelo estudo da tabela periódica, através da HC é relevante e pode auxiliar na compreensão da Química pelos alunos.

Material e métodos

Para analisar a abordagem da HC nos livros didáticos de Química, foram selecionados o volume 1 das quatro coleções de Química do PNLD 2015, os livros didáticos foram identificados como LD1 (FONSECA, 2013), LD2 (MORTIMER e MACHADO, 2013), LD3 (SANTOS e MÓL, 2013) e LD4 (ANTUNES, 2013). A análise foi delimitada para o conteúdo Tabela Periódica através da categorização de dados a partir da adaptação do trabalho de Vidal (2009). Assim, 5 categorias foram utilizadas para identificar se a abordagem da HC estava presente no conteúdo químico, Tabela Periódica. São elas: Quem faz a ciência, Acontecimentos na ciência, Evolução da ciência, Materiais utilizados para apresentar a informação histórica e Contexto aos quais a informação histórica está relacionada. Assim, a partir da adaptação no instrumento de análise, as 5 categorias foram aplicadas para investigar a abordagem da História da Ciência nos conteúdos dos livros de Química selecionados. A Tabela 1 apresenta a descrição das categorias e seus respectivos indicadores. Após a análise dos livros tabulou-se a quantidade de ocorrências que as categorias foram aplicadas, transformou-se em percentuais para posterior representação em gráficos. Monteiro (1999), defende a utilização dessa ferramenta, pois a mesma possibilita a compreensão não somente de aspectos isolados das informações trabalhadas, mas principalmente do geral, os gráficos permitem a sistematização dos dados, o que os torna significativos sistemas de representação.

Resultado e discussão

Para a análise das 5 categorias no conteúdo Tebela Periódica, nos livros didáticos, considerou o quantitativo com que as abordagem ocorrem em cada livro. A Figura 1 apresenta o percentual por categoria para cada livro. A categoria “Quem faz a ciência” investiga a abordagem da vida dos cientistas/personagens que contribuíram para o desenvolvimento da Química. O livro LD3 apresentou 26% das categorias analisadas, pois aborda o desenvolvimento da Química, apresentando dados biográficos, trazendo ao aluno uma visão mais ampla sobre os cientistas que contribuíram para a evolução da Química. Os episódios/curiosidades evolvendo a vida dos cientistas e os fatos que fazem parte da História da Química, englobam a categoria ‘Acontecimentos na Ciência’. O livro LD2 apresentou o maior percentual (25%) para essa categoria, assim como para a categoria “Evolução da ciência”, com 18,3%. Na categoria “Materiais utilizados para apresentar a informação histórica”, foram consideradas ilustrações (gráficos, figuras e tabelas) e descrições de experimentos históricos. O livro LD3, com 11%, apresentou maior percentual para essa categoria. A utilização de imagens para explicar a evolução da ciência é uma forma de demonstrar aos alunos como ocorreu a elaboração de conceitos e modelos científicos. A categoria “Contexto aos quais a informação histórica está relacionada” trata do contexto científico, social e tecnológico que a informação histórica está relacionada. Os livros LD1 e LD4, foram os que mais representaram essa categoria com 54,3 e 61,8%, respectivamente. A abordagem da informação histórica, no contexto científico, tecnológico e social, é fundamental para a compreensão das concepções de determinadas épocas que foram cenários de descobertas e desenvolvimento de teorias científicas.

Tabela 1

Categorias utilizadas para analisar os conteúdos programáticos dos livros didáticos de Química – PNLD (2015/2017) e seus respectivos indicadores.

Figura 1

Porcentual de ocorrências das categorias da análise para o conteúdo Tabela Periódica nos livros didáticos de Química do PNLD 2015/2017.

Conclusões

Os resultados advindos desta análise apontaram uma abordagem superficial da História da Ciência no conteúdo Tabela Periódica nos livros didáticos analisados, o processo de elaboração das teorias, modelos e conceitos da Química. Portanto, percebe-se a importância de uma abordagem profunda da História da Ciência nos livros didáticos, pois assim através da leitura o aluno pode despertar o interesse em compreender o processo de construção dos conceitos da Química estudados em sala de aula, como algo prático, do seu cotidiano.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA/Campus Codó, à UFMA/Campus Codó e ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão – GPEQ

Referências

ANTUNES, M. T. Ser Protagonista – Química. vol. 1, 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013.

APPELT, V. K. GUILARDI JUNIOR, F. O Ensino de Química através da arte. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Florianópolis. Anais... Florianópolis: Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (QMC/UFSC), 2016.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: apresentação: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 1999.

FONSECA, M. R M. da. Química. vol. 1, 1. ed. São Paulo: Ática, 2013.

FRISON, M. D. VIANNA, J. CHAVES, J. M. BERNARDI, F. N. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de Ensino de Ciências Naturais. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de ciência (VII ENPEC). Florianópolis. Anais... Florianópolis: Centro de Convenções da UFSC, 2009.

MONTEIRO. C. E. F. Interpretação de Gráficos: Atividade social e conteúdo de ensino. ANPED, 22ª, 1999.

MORTIMER, E. F. MACHADO, A. H. Química. vol. 1, 2. ed. São Paulo: Scipione, 2013.

SANTOS, W. L. P. dos. MÓL, G. de S. Química Cidadã. vol. 1, 2. ed. São Paulo: AJS, 2013.

VIDAL, P. H. O. A História da Ciência nos livros didáticos de Química do PNLEM 2007. 104f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

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