O ENSINO DE QUÍMICA EM QUESTÃO: A VISÃO DE LICENCIANDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE SÉRIES DE TV COMO RECURSO DIDÁTICO.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Martins da Silva, D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Diniz, V.W.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

O uso do aparato audiovisual como recurso didático no ambiente escolar é defendido por diversos autores educacionais como uma importante ferramenta de auxílio no processo de formação do conhecimento. Diante disso, o presente estudo trata-se de uma pesquisa investigativa acerca da concepção dos graduandos de Ciências Naturais com habilitação em Química da Universidade do Estado do Pará sobre a utilização dos recursos audiovisuais (séries televisionadas) e como utilizá-los para o ensino de Química. A análise final da pesquisa evidenciou que as séries de TV são consideradas pelos acadêmicos como um instrumento relevante para o ensino de Química, o qual pode proporcionar resultados favoráveis referentes a abordagem teoria-prática.

Palavras chaves

Recursos didáticos; Séries de TV; Ensino de Química

Introdução

O ensino, igualmente a qualquer outro aspecto da sociedade, sofreu diversas modificações ao longo dos anos, deixando de lado métodos rudimentares de simples repasse de informação, sendo necessário na atualidade a compreensão crítica tanto do docente quanto do discente frente as temáticas propostas. Nesse cenário, entende-se que o professor deve buscar meios alternativos de aguçar a curiosidade para o campo científico, os quais podem ser através de vídeos, jogos, maquetes, animações, entre outros (SILVA et al., 2012) Um desses meios alternativos são os seriados de televisão, as quais são amplamente difundidos nos meios tecnológicos tornando-se um atrativo que pode ser utilizado no ensino-aprendizagem. De acordo com Souza e Leite, (2017) as séries de televisão apresentam diversos tipos de narrativas, dentre elas a científica, que podem aparecer ou não de forma explícita. Tais temáticas intrinsecamente direcionam o telespectador a raciocinar acerca do conteúdo exibido e, dessa forma, compreendê-lo de modo construtivo ao conhecimento. Sendo assim, os seriados podem ser utilizados pelo corpo docente no contexto escolar para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Buscando alinhar essa nova tendência entre os discentes e as formas de ensino dos docentes, ergue-se a aplicação do estudo da química por meio das séries televisivas como alternativa para facilitar a compreensão do conteúdo ministrado. Contudo, tal aplicação muitas vezes encontra dificuldades pessoais, uma vez que tal interação tem como ponto de partida o docente. Deste modo, investigou-se o conhecimento, o interesse e a disponibilidade dos futuros docentes de Ciências Naturais com Habilitação em Química em utilizar as séries televisivas como recurso na sua atividade docente.

Material e métodos

Desenvolveu-se a pesquisa em duas etapas, a primeira referiu-se a elaboração e aplicação de um questionário para coletar informações sobre a concepção do uso de recursos audiovisuais (séries) pelos futuros docentes em Ciências Naturais com Habilitação em Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O questionário foi aplicado em três turmas totalizando 73 estudantes de graduação. As preguntas se referiam a utilização de séries de TV como recurso para o ensino de algum conteúdo de química, com que frequência poderia ser utilizado, quais as séries e como elas poderiam ser utilizadas. A segunda etapa elencou a análise e interpretação dos dados obtidos na pesquisa feita através do questionário, visando compreender aspectos relacionados ao uso das séries com fins didáticos, bem como verificar as propostas de utilização dessas nas aulas de Química.

Resultado e discussão

Tendo em vista o objeto de estudo, a percepção dos licenciandos em Ciências Naturais com Habilitação em Química referente ao uso dos seriados como método auxiliar de ensino se mostrou positiva, pois aproximadamente 94% (68 entrevistados) apontaram que utilizariam séries televisivas como recursos em suas aulas, além de levantarem opiniões e sugestões sobre como utilizar os seriados no ensino de química, como verifica-se na fala de um entrevistado: Como futuro profissional da educação faria, sim, uso dos seriados em minhas aulas [...] utilizaria a série C.S.I no conteúdo de Radioatividade, reproduzindo um episódio que mostrasse um corpo em estado de putrefação e aplicaria um problema para que eles (alunos) descobrissem o período da morte através da datação do Carbono 14. Ademais, as séries que contêm Química envolvida nas suas temáticas sugeridas em maior frequência pelos graduandos, tais como os respectivos conteúdos propostos para trabalho estão descritos na tabela 1. Com base nos resultados observa-se que os graduandos entrevistados entendem que atrelar o cotidiano do aluno ao conteúdo torna o ensino de química mais atrativo e prazeroso, dessa maneira, as séries de Televisão são suportes viáveis para a construção do conhecimento. Conforme Ferrés (1996), os recursos audiovisuais podem ser úteis no processo de ensino-aprendizagem, podendo atuar de diversas maneiras, tais como precursor de um novo conteúdo ou para despertar curiosidade e motivar os discentes a novas temáticas. Ainda, segundo o mesmo autor, esse artifício colabora para a pesquisa aprofundada, pelos discentes, de conteúdos relacionados ao recurso audiovisual utilizado atrelado ao assunto de sala de aula.


Figura 1: Séries sugeridas pelos graduandos.

Conclusões

Pelo fato das séries fazerem parte do cotidiano de muitos alunos, essas podem ser parte do processo de aprendizagem escolar. Destaca-se que na visão dos docentes em formação as séries são importantes veículos de auxílio ao ensino de Química quando relacionadas de maneira correta ao conteúdo, não se tratando apenas de um entretenimento em sala de aula. Foi evidenciado que estes futuros profissionais se encontram dispostos e preparados para utilizar esse recurso em prol da aprendizagem, pois observou-se a discussão realizada sobre os diversos episódios e sua relação com a química.

Agradecimentos

Agradecimentos aos Graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Química da Universidade do estado do Pará.

Referências

Breaking Bad. (2008) Direção: Michelle MacLaren, Michael Slovis. Produção: Vince Gilligan. Roteiro: Vince Gilligan. Elenco: Bryan Cranston, Anna Gunn, Aaron Paul, Dean Norris e outros. Albuquerque, Novo México, AMC, 62 episódios (47-55 minutos).
C.S.I. -Crime Scene Investigation (2000). Direção: Danny Cannon; Kenneth Fink. Roteiro: Anthony E.Zuiker. Elenco: William Petersen; marg Helgenberger; Jorja Fox; Gary Dourdan e outros. Estados Unidos, CBS, 335 episódios (41-45 minutos).
Ferres, Joan. Vídeo e Educação. 2 a ed., Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.
Fringe (2008). Direção: J.J. Abrams. Roteiro: Alex Kurtzman; J.J. Abrams; Jeff Pinkner; Roberto Orci. Elenco: Anna Trov; Joshua Jackson; John Noble; Lance Reddick e outros. Estados Unidos, CBS, 100 episódios (43-50 minutos).
Perdidos no Espaço (2018). Direção: Matt Sazama. Roteiro: Matt Sazama e Burk Sharpless. Elenco: Molly Parker; Toby Stephens; Max Jenkins; Taylor Russell Mckenzie e outros. Estados Unidos, Netflix, 10 episódios (60 minutos).
SILVA, J. L da; SILVA, D. A. da; MARTINI, C; DOMINGOS, D. C. A; LEAL, P. G; BENEDETTI FILHO, E; FIORUCCI, A. R. A utilização de vídeos didáticos nas aulas de Química de ensino médio para abordagem histórica e contextualizada do tema vidros. Revista Química Nova na Escola. Vol. 34, N°4, p. 189-200. Novembro, 2012.
SOUZA, J. I. R. de; LEITE, B. S. A química nas séries de tv: um recurso para promover a aprendizagem tangencial de portnow e floyd no ensino de química. Revista Experiências em Ensino de Ciências, V.12, No.5. Serra Talhada, PE. 2017.
The Big Bang Theory (2007). Direção: Mark Cendrowski. Roteiro: Chuck Lorre; Bill Prady; Steven Molaro e Faye Oshima Belyeu. Elenco: Jim Parsons; Johnny Galecki; Kaley Cuoco; Simon Helberg e outros. Estados Unidos, CBS, 279 episódios (21 minutos aprox.).


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