ELEMENTALO:JOGO DE CARTAS NO ENSINO DE LIGAÇÕES INTERATÔMICAS

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Paiva, E.R.P. (IFAP) ; Costa, F.P. (IFAP) ; Taty, S.R. (IFAP) ; Santos, K.L.B. (UNIFAP) ; Golçalves, G.K.A. (UNIFAP) ; Ferreira, B.L. (UNIFAP) ; Carvalho, A.S. (UNIFAP) ; Cardoso, E.R.S. (UNIFAP) ; Silva, T.C.C. (UNIFAP)

Resumo

A presente pesquisa propõe o estudo das ligações interatômicas, bem como, a influência do lúdico no ensino, como ferramenta no processo de ensino- aprendizagem para os alunos de primeiro e segundo ano do Ensino Médio Integrado (EMI). Busca-se analisar a eficácia do uso de uma nova ferramenta para coadjuvar junto às aulas tradicionais, averiguando e comparando o nível de aprendizagem dos alunos antes e após o uso desta metodologia. Resultados mostram que o uso de ferramentas didática como o jogo Elementalo facilita o ensino da química, assim como a comunicação entre professor e aluno.

Palavras chaves

LIGAÇÕES INTERATÔMICAS; ENSINO-APRENDIZAGEM; METODOLOGIA

Introdução

Sabe-se que existe diversos motivos para que não se obtenha êxito escolar em matérias como a Química. Dilemas que vão desde dificuldades de aprendizagem por parte dos discentes, que muitas vezes perpassam desapercebidas pelos educadores, além de outras mazelas tão enraizadas no ensino tradicionalista, cujo único intuito é o repasse de conteúdos sem haver a preocupação com a aquisição de conhecimento. De maneira geral, os jogos são um importante recurso para as aulas de química, no sentido de servir como reabilitador da aprendizagem mediante à experiência e a atividade dos estudantes. Além disso, permitem experiências importantes, não só no campo do conhecimento, mas desenvolvem diferentes habilidades especialmente no campo afetivo e social do estudante (CUNHA, 2004 apud CUNHA, 2012). Sendo assim, surgiu a necessidade da criação de uma alternativa didática que pudesse facilitar e auxiliar na assimilação do conteúdo. O presente trabalho expõe a criação de um jogo cuja o enfoque principal é mostrar aos alunos como ocorrem as ligações interatômicas. Para isso, foi desenvolvido uma pesquisa de campo interativa com alunos do Ensino Médio Integrado do 1º e 2º ano, pertencentes ao Instituto Federal do Amapá-Campus Macapá.

Material e métodos

O Elementalo é um jogo simples de cartas, onde o objetivo é promover o ensino sobre as ligações interatômicas. Este jogo funciona com melhor proveito na faixa do Ensino Médio (1º e 2º ano). O jogo possui no total 57 cartas, podendo ser jogado entre 2 ou 3 jogadores. Regras: cada jogador começa a partida com 9 cartas, em cada turno o jogador compra uma carta do montante ou da pilha de descarte, feito isso uma carta é descartada mantendo as nove cartas na mão, para formar uma ligação deve-se unir 3 cartas (sendo 1 carta de ligação e duas com os elementos que a compõe) e dispor a ligação na mesa para os outros jogadores observarem. O jogo possui dois coringas: Hélio e Neônio (1 coringa e 2 elementos aleatórios, formam uma ligação). Para vencer basta formar 3 ligações interatômicas. A pesquisa foi realizada com duas turmas, uma de 1° e outra de 2° ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá localizado na zona norte de Macapá/Ap, no ano de 2018, utilizando um espaço amostral de 60 alunos sendo divididos por turmas. Utilizou-se o questionário, com duas perguntas abertas, sendo: 1. Qual ligação química (Interação Interatômica) é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons? 2. Qual ligação química (Interação Interatômica) é caracterizada pela união de um Metal e um Não-Metal? A primeira se referia ao conteúdo ligações covalentes, a segunda sobre ligações iônicas. A pesquisa teve quatro momentos, foram aplicados o pré-questionário para ambos os grupos, para averiguação dos conhecimentos prévios acerca do assunto, no segundo, ministrou-se aula sobre a temática abordada; no terceiro, aplicação das regras e do jogo; no quarto, aplicação do pós-questionário com o mesmo sentido e temática do pré-questionário para averiguar o nível de aproveitamento.

Resultado e discussão

Da aplicação do pré-questionário e pós- questionário da pesquisa obtemos as seguintes informações, que estão relacionadas em função dos erros e acertos. Na primeira questão se nota que as respostas melhoram após a intervenção do jogo, contudo, 25, dos 60 alunos acertaram a questão sem intervenção e após a intervenção 52 alunos acertaram, conforme a Figura 2 mostrando o antes e após a intervenção do jogo, sendo a resposta correta, ligação covalente. Na segunda, nota-se uma melhora positiva após a intervenção do jogo, porém, 40, dos 60 alunos acertaram a questão sem intervenção e após a intervenção 55 alunos acertaram, conforme a Figura 2 mostrando o antes de após a intervenção do jogo, tendo como resposta correta, ligação iônica. Desse modo, o jogo direciona as atividades em sala de aula de forma diferenciada das metodologias normalmente utilizadas nas escolas. Por esses fatores, os jogos, como instrumento didático, têm sido cada vez mais valorizados nas escolas que se identificam com uma abordagem construtivista ou abordagens ativas e sociais (CUNHA,2012). A importância do jogo foi embasada no nível de dificuldade que os alunos do EMI (Ensino Médio Integrado) demostram perante a disciplina de Química, com isso o jogo pode contribuir com a facilidade de obter tal conhecimento para os educandos e facilita a aplicação do conteúdo junto ao jogo para os educadores. O nível de aceitação dos alunos foi por boa parte positiva, isto afirma que o jogo é fácil de ser entendido e jogado, fazendo com que os discentes tenham melhor compreensão do assunto de ligações químicas (interatômicas).

Figura 1

(Imagem 1: Alunos jogando Elementalo. Fonte: Autores, 2018)

Figura 2

(Imagem 2: Desempenho de antes e após a aplicação do jogo. Fonte: Autores, 2018)

Conclusões

Comparando os conhecimentos prévios do aluno em relação aos conteúdos questionados e após a intervenção do jogo de cartas, é notório que o uso de jogos como o Elementalo em uma aula ministrada melhorou significativamente as respostas dos alunos, se destacando em relação as respostas do pré- questionário, conforme apresentado na Figura 1. Sendo assim, o uso do lúdico na química, como ferramenta metodológica mostra uma grande influência na melhora do entendimento e, consequentemente, no aprendizado

Agradecimentos

Agradeço ao Intituto Federal do Amapá- campus Macapá pelo incentivo à pesquisa e ao meu orientador Salvador Taty que se prontificou na orientação.

Referências

CUNHA,M.B.; Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula.Revista Química Nova na Escola. Vol. 34, Nº 2, p. 92-98, Maio, 2012.

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