SOFTWARES EDUCATIVOS NO ENSINO DA QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

da Silva Martins, R. (IFPI - CAMPUS PAULISTANA) ; de Lima Silva, L. (IFPI - CAMPUS PAULISTANA) ; Fatima de Sousa, M. (IFPI - CAMPUS PAULISTANA) ; de Souza Ribiro, P. (IFPI - CAMPUS PAULISTANA)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar a disponibilidade de softwares educativos que podem ser aplicados no Ensino da Química, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisso, foi efetuada uma pesquisa através da internet, como em sites, aplicativos para obter esses programas educacionais voltados para área de química, e vários foram encontrados, alguns são pagos, mas os que serão apresentados são totalmente gratuitos e seguro de acordo com as informações passadas. Foi aplicado também um questionário para os docentes de química que atuam nos campi do IFPI onde á o curso de licenciatura em química, mas não obtivemos respostas, somente os docentes do campus Paulistana responderam, no qual falaram que há uma deficiência no uso dessas ferramentas.

Palavras chaves

Ensino da química; campi; softwares educativos.

Introdução

A evolução da sociedade gera transformações nas habilidades e no uso do conhecimento dos seus indivíduos, exigindo que o modelo educacional, também, acompanhe essa dinâmica. Uma das inquietações do indivíduo contemporâneo inclui a constante busca pelo conhecimento para acompanhar a acelerada inclusão tecnológica em todos os espaços do mundo moderno, sendo uma ação visivelmente complexa quando se trata das utilizações das tecnologias na área da educação.(Charlot, 2007). Atualmente, nosso cotidiano é invadido por muitas informações e processos advindos das mais diferentes tecnologias. Estas por sua vez, influenciam nas suas formações, principalmente de crianças e jovens.(Ximenes, 1999). Diante desta perspectiva, é fundamental que os educadores pensem nas transformações que a tecnologia ocasiona no comportamento social, inclusive na forma de aquisição de novos saberes. A concepção de aprendizado por meio portátil não é algo novo. Entender como o educando associa o seu saber introdutório com ferramentas pedagógicas é um dos mais significativos resultados no desenvolvimento. Um dos dilemas mais relevantes notado nesta força tecnológica é a preparação devida dos professores ao uso da tecnologia na sua estratégia didática.(FERREIRA, 1998). A intenção do presente trabalho é demonstrar que existe sistemas virtuais aptos de si inteirar aos assuntos de química capaz de viabilizar o ensino aprendizagem aluno-professor, professor-aluno. Introduzir atividades utilizando recursos computacionais e mostrar como influenciam a aprendizagem dos conteúdos com o uso de softwares educativos para o ensino de química.

Material e métodos

Os software que implementam essa abordagem podem ser divididos em duas categorias: tutoriais e exercício-e-prática (‘drill-and-practice’). (VALENTE, 1995, p. 2) Na internet a vários sites, aplicativos, plataformas online com caráteres educativos voltados para área de química, mas alguns necessitam de um custo, mas os que iremos aprestar são de total segurança em suas informações passadas ao usuário e totalmente grátis. Resumão de química é um aplicativo disponível no Play Store, uma ferramenta simples e intuitiva à qual os usuários podem aprender um pouco mais sobre os conceitos relacionados a química. No aplicativo você encontrará: conteúdos de química básica, questões com gabarito, tabela periódica, galeria de moléculas, galeria de vidrarias de laboratório, simulado, desafio quis, balanceamento químico, jogos interativos. Lançado em 3 de agosto 2016, última versão 2.0. Química completa é outro aplicativo disponível no Play Store, a ferramenta apresenta um resumo completo de todos os assuntos abordados no ensino da química do ensino médio, além de constar uma vasta lista de exercícios de todos os assuntos abordados. Lançado em 27 de abril de 2018, última versão 7.0. Beaker - Mix chemicals é mais um dos aplicativos que podemos encontrar no meio tecnológico, um aplicativo que simula um laboratório dentro do próprio Smartphone. Laboratório Didático Virtual, se encontra acessível em uma plataforma online na internet, nela é possível encontrar vários assuntos relacionado aos 3 anos do ensino médio. Quiz de Química, permite que você memorize rapidamente os símbolos dos elementos químicos, seus grupos, períodos, blocos e números atômicos. Lançado em 9 de agosto de 2012, última versão 2.4.6

Resultado e discussão

O presente trabalho tem como intuito analisar e quantificar por meio de dados apurados em pesquisa, o uso de softwares educativos na área de Química e posteriormente suas contribuições para auxiliar docentes no âmbito escolar, foi aplicado um questionário para os professores de Química que atuam nos campus do IFPI em outras cidades, atendemos esclarecer, que a mesma estar em andamento, não obtivemos correspondência dos indivíduos sondados de modo que somente os docentes do Campus Paulistana responderam, no entanto exibiremos os dados coletados em resumo. -Figura1- -Figura2- (Uma das perguntas realizada para os docentes) Por meio dos dados extraídos nos resultados da pesquisa dando ênfase no contexto principal tecnológico, há uma carência no uso dessas ferramentas por grande parte de usuários que leciona, permeando impasses que poderiam ser elucidados. Por fim, tentaremos sensibilizar de modo geral, e convencer os professores, que ao fazer uso a esses mecanismos á uma maior parcela em assimilação de conteúdos didáticos, interação dos discentes, e melhoria no desenvolvimento de habilidades, respeitando as características individuais dos alunos.

-Figura1-

(Uma das perguntas realizada para os docentes)

-Figura 2-

(Uma das perguntas realizada para os docentes)

Conclusões

As atividades escolares com o auxílio de aplicativos educativos da área, assume um caráter construtivo desde que os professores incentivem os alunos, para poder buscar e confrontar informações, ideias e maneiras de explicar os problemas e terão uma compressão da química. Conclui-se que a aplicação desse projeto informatiza aos professores que existe um leque de softwares, aplicativos grátis e de fácil acesso, que possibilita melhor suas didáticas e fazer com que o aluno possa compreender um determinado conteúdo de Química por meio da tecnologia.

Agradecimentos

Referências

CHARLOT, Bernard. Educação e Globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. SISIFO / Revista de Ciências da Educação. Lisboa, nº. 4, 2007.
FERREIRA, Vítor F. As tecnologias interativas no ensino. Quim. Nova [online]. vol.21, n.6, 1998.
VALENTE, J.A. Computadores e Conhecimento. Núcleo de Informática Aplicada à Educação - NIED/UNICAMP. Separatas. 1995.
XIMENES, Sérgio. Minidicionário da Língua Portuguesa. 8 ed. Rio de Janeiro: Ediouro. 1999.

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