GERMAIN HENRI HESS E A TERMOQUÍMICA EM UMA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Tomazi, P.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, M.D.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Reis, A.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

Muito se discute acerca da História da Ciência no ensino brasileiro devido à melhora na aprendizagem dos conteúdos estudados. A termoquímica no ensino superior é um dos assuntos que alunos mais têm dificuldades devido às lacunas provenientes do Ensino Médio. No século XIX Germain Hess foi um dos pioneiros no estudo do calor das reações. Durante sua vida, dedicou-se a pesquisar tanto na área da medicina como na química, sendo um dos cientistas mais brilhantes da Rússia na época. Portanto, o objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da História da Ciência no aprendizado da termoquímica, popularizando a história e os trabalhos de Germain Hess.

Palavras chaves

História da Ciência; Lei de Hess; Ensino-Aprendizagem

Introdução

Ao se discutir sobre História da Ciência, nota-se que esta proporciona uma grande melhora no aprendizado dos alunos. Em virtude disso, falar da termoquímica nessa perspectiva é valido para solucionar as lacunas acerca deste assunto e popularizar a história e os trabalhos de Germain Henri Hess. Segundo Henry M. Leicester (1951), Germain Henri Hess, foi um dos grandes cientistas do século XIX, pois, nesta época, os outros pesquisadores estavam mais interessados em descobrir a composição de algumas substâncias. Hess foi um dos pioneiros no estudo da energia envolvida nas reações químicas, fazendo uma série de experimentos que possibilitassem calcular a variação dessa energia durante uma transformação. Após estes experimentos com diversas substâncias, Hess verificou que a variação de energia liberada ou absorvida por uma reação química não depende de etapas intermediarias de uma reação, mas apenas de seu estado inicial e final. Nesta situação ele formulou a sua primeira lei: a soma dos calores de reação. Ademais, Hess publicou a sua segunda lei, conhecida como lei da termoneutralidade, que afirmava que nenhum calor é liberado pelas reações de troca de sais neutros em soluções aquosas. Nesse sentido, a principal intenção deste trabalho é mostrar a trajetória de Henri Hess pela química e seus principais trabalhos nessa área, com enfoque na História da Ciência e mostrando algumas técnicas utilizadas por ele durante suas pesquisas em termoquímica.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido com 15 alunos do primeiro semestre do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Habilitação Química da Universidade do Estado do Pará – UEPA. No primeiro momento foi aplicado um questionário com perguntas abertas relacionadas ao cientista Hess e suas pesquisas. No segundo momento foi realizada uma explanação teórica e introdutória da termodinâmica com o objetivo de deixar os conceitos bem claros antes dos experimentos. Ao término da introdução foram realizados quatro experimentos, para demonstrar as reações exotérmicas e endotérmicas. Foi realizada uma mistura entre o bicarbonato de sódio e o ácido acético, na qual se observou as características apresentadas pela reação para que se possa notar a diminuição da temperatura da solução. Logo após o primeiro experimento, foi promovida a queima do carbonato de cálcio para que os alunos entendessem algumas afirmações feitas sobre as reações endotérmicas. Em outro momento foi dissolvido o hidróxido de sódio em água para a observação do processo exotérmico. O segundo passo foi misturar a glicerina com permanganato de potássio e observar o fenômeno. Por fim, foi aplicado novamente o questionário para que fosse comparado com o primeiro, a fim de verificarmos que concepções os alunos demonstraram após o término das atividades.

Resultado e discussão

No que se refere ao aprendizado com auxílio da HC, 95% dos alunos acreditam que ela é considerada facilitadora do aprendizado, uma vez que ajuda a compreender como as teorias foram formadas e pensadas inicialmente. Segundo relatos de alguns graduandos, a forma com que eles aprenderam o conteúdo (termoquímica), não possibilitou que questionassem algumas questões trabalhadas nos livros didáticos, a exemplo da energia que se armazena nas ligações químicas, que não foram discutidas no primeiro contato com o assunto. Portanto, com esta pesquisa, ratifica-se a importância da História da Ciência para a formação inicial de um graduando em licenciatura, a fim de solucionar as lacunas trazidas do Ensino Médio, tendo futuros professores com um conhecimento mais sólido e, o mais importante, sabendo como aquele saber foi formulado. Constatou-se também que cerca de 75% dos graduandos já ouviram falar de Hess, porém seu nome só é conhecido pela sua Lei formulada na termoquímica, trabalhada inicialmente no Ensino Médio, evidenciando que HC não estava presente na formação inicial daquele aluno e com isso, limitando-se a conhecer tão pouco de um dos cientistas mais importantes da química com o estudo da energia envolvida nas reações. Outro dado importante também foi que dos graduandos que já ouviram fala de Hess, 34%, aproximadamente, compreenderam que Hess contribuiu não somente para a formulação de uma lei, mas sim pelos principais da termoquímica. Nesse sentido, vale ressaltar que a maioria dos graduandos destacaram que somente após participar do mini-curso, em HC, puderam perceber que as teorias estudadas no Ensino Médio precisaram de todo um contexto histórico da época para serem formuladas e que, se estudadas desta forma, sua compreensão se torna mais fácil.

Conclusões

A abordagem de HC ainda não é uma realidade nos Cursos de Licenciatura, uma vez que ainda estão aderindo à disciplina, pois muitos professores não compreendem a importância de ensinar o passado dos cientistas. Com o desenvolvimento do mini-curso, observou-se uma notável melhora no domínio do tópico termoquímica, quando se atrelou à HC, mostrando a eficácia no processo de aprendizagem. Portanto, constatou-se extrema importância de se popularizar a HC para melhorar a formação inicial de professores, com a contextualização de diferentes conteúdos, a aprendizagem se torna mais relevante.

Agradecimentos

Referências

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