UTILIZAÇÃO DE UM JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA AULA A RESPEITO DE TABELA PERIÓDICA.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Monteiro, S.R. (UEPA) ; Machado, M.C.G. (UEPA) ; Modesto, J.S. (UEPA) ; Silva, L.P. (UFPA) ; Costa, A.P.A. (UEPA) ; Souza, F.B. (UEPA) ; Barros, D.J.P. (UEPA) ; Palheta Junior, A.R. (UEPA)

Resumo

O ensino de química até os dias de hoje é visto como uma das disciplinas, dentre as ciências, em que os alunos apresentam dificuldades de aprendizagem. Quando questionados muitos opinam que a utilização de novas estratégias como lúdico, softwares, entre outros, a serem utilizados colaboram para um melhor aprendizado. Com base nisto, o presente resumo discorre a aplicação de um jogo lúdico como ferramenta facilitadora, produzidos com materiais alternativos, para execução de uma aula abordando assuntos acerca de tabela periódica e os resultados obtidos com o uso desta ferramenta.

Palavras chaves

Ensino de química; jogo lúdico ; tabela periódica

Introdução

As descobertas de novos conhecimentos sobre a vida e os mistérios do mundo se apresentam para o aluno como uma motivação para estudar ciências no ensino médio. Essas informações estão presentes nas disciplinas de química, física e biologia. Entretanto, nem sempre os alunos conseguem compreendem os conteúdos que lhes são repassados e isso está relacionado com a deficiência em interligar os conhecimentos obtidos em cada disciplina (LIMA; VASCONCELOS, 2006). Os jogos educacionais são uma alternativa excelente dentre os meios de ensino, pois estimula a curiosidade dos estudantes, promovendo um aprendizado de conceitos mais significativos. Bem como outros recursos, as estratégias lúdicas educativas têm a capacidade de auxiliar no desenvolvimento do raciocínio, estimular a curiosidade, a iniciativa de participação e a autoconfiança do aluno, como também aprimorar o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mentais e de concentração, além de proporcionar maior interação do aluno com o professor (VYGOTSKY, 1988). As brincadeiras e os jogos formam uma ligação formidável no processo de ensino-aprendizagem, pois contribuem no desenvolvimento de competências na área da comunicação, da liderança e do trabalho em equipe e das relações interpessoais, utilizando a relação colaboração e competição, além disso, estimular os alunos a se expressar, mostrando-lhes um novo jeito, lúdico, prazeroso e participativo de relacionar- se com o conteúdo escolar, levando a uma melhor assimilação dos conhecimentos adquiridos (BRASIL, 2008). Diante dessa carência o objetivo deste trabalho foi representar os conteúdos teóricos a parti de um jogo lúdico com o intuito de facilitar o processo de ensino e a aprendizagem a respeito da tabela periódica.

Material e métodos

O presente trabalho foi realizado com alunos pertencentes a uma turma de 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Salomão Matos, localizada no município de Salvaterra na ilha de Marajó - PA. Para a produção do bingo didático foram confeccionadas cartelas contendo os elementos químicos e para a produção das pedras foram reutilizadas tampas de garrafa Pet. A intervenção metodológica foi realizada em 2 (duas) etapas: PRIMEIRA ETAPA: De início foi exposto uma aula com auxílio de Data show e quadro branco, tendo como intuito, realizar uma revisão do assunto referente a tabela periódica. Uma vez o conteúdo já havia sido ministrado pelo professor titular da turma. Nesta revisão foram tiradas as dúvidas de como manusear a tabela periódica, assim como, a identificação de períodos, famílias e classificação dos elementos químicos. SEGUNDA ETAPA: A turma foi dividida em trios, formando oito equipes, a cada trio foi distribuída uma cartela de bingo onde neste apresentavam 25 elementos químicos aleatórios. As pedras contendo o símbolo dos elementos químicos eram sorteadas e os alunos tinham que anotar o nome do elemento, sua classificação na tabela periódica, localização, período e família, quando o elemento corresponde-se a sua cartela. Para fins de consulta foi projetado um exemplar da tabela periódica no Data show para que os alunos pudessem preencher os dados solicitados.

Resultado e discussão

Durante a execução do jogo lúdico, percebeu-se que poucos alunos possuíam conhecimentos sobre o tema abordado, porém, era muito vago. Ao termino foi possível observar que os alunos tinham dificuldade em localizar os elementos e classifica-los. As anotações dos alunos foram recolhidas para correção e 4 trios acertaram tudo, outras duas equipes eram apenas a localização do elemento, um trio errou a classificação e o outro não preencheu o restante deixando apenas anotações de dois elementos que estavam corretas. Este resultado é classificado como positivo tendo em vista a observação do baixo conhecimento do assunto. Resultado semelhante foi observado por Lima et al.(2011), onde a partir da introdução de atividades lúdicas no cotidiano escolar propiciou uma maior envolvimento e aprendizados dos alunos. Vale ressaltar que durante a aplicação do jogo, os alunos pediam ajuda para encontrar um elemento, ou verificar se estavam fazendo corretamente. Além disso, foi notável que algumas tabelas dos alunos eram antigas e não possuíam todas as classificações dos elementos. Durante a aplicação pode-se observar a participação ativa dos alunos.

Conclusões

Diante disto conclui-se que a utilização de atividades práticas com recursos de baixo custo e materiais reutilizados são ferramentas eficazes que podem ser utilizadas nas escolas para se ensinar Química. Proporcionaram aos alunos uma extrema familiaridade em como utilizar e o porquê estudar tabela periódica. Em meio a esses resultados podem ser mapeados as áreas do conteúdo que o aluno possui mais dificuldade. Assim podendo o professor trabalhar para que essas lacunas possam ser superadas e que os alunos venham aprender de fato sobre o conteúdo presente em sua grade curricular.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. v. 2, Brasília, 2008. Disponível em: < portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf> Acesso em: 02 Juh de 2018

LIMA, E. C. et al. Uso de jogos lúdicos como auxílio para o ensino de química. Revista Eletrônica Educação em Foco, v. 3, 2011. Disponível em: < http://www.unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/educacao_foco/artigos/ano2011/ed_foco_Jogos%20ludicos%20ensino%20quimica.pdf>. Acesso em 15 de ago de 2018

LIMA, Kênio Erithon Cavalcante; VASCONCELOS, Simão Dias. Análise da metodologia de ensino de ciências nas escolas da rede municipal de Recife. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 52, p. 397-412, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n52/a08v1452 Acesso em: 03 Juh de 2018

VYGOTSKY, Lev Semenovich et al. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: EDUSP, 1988.

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