As perspectivas dos acadêmicos de biologia, do Instituto Federal do Amapá, campus Laranjal do Jari, sobre a importância das aulas práticas de química

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Alves Magalhães, J.L. (IFAP) ; Ribeiro Costa, M.C. (IFAP) ; Conceição Sena, C. (IFAP) ; Failache Paes, R. (IFAP) ; Martins Junior, T. (IFAP) ; Ribeiro Costa, T. (IFAP) ; de Sousa Sousa, J.R. (IFAP) ; Santana Coimbra, J. (IFAP) ; Nunes da Silva, A. (IFAP) ; Theodoro Batista Rios, C.A. (IFAP)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal, mostrar a perspectiva dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, sobre a importância de aulas práticas de química em laboratórios, no Instituto Federal do Amapá (IFAP). A percepção foi analisada através de uma abordagem metodológica de questionários com perguntas objetivas, no qual estas versavam sobre o estudo de química em laboratórios de acordo com a jornada acadêmica.

Palavras chaves

Laboratorio ; Aulas práticas; Química

Introdução

As atividades experimentais em laboratórios permitem que os alunos vejam as reações “ao vivo”, saindo do âmbito especulativo. Este trabalho discute a importância de se trabalhar a interdisciplinaridade como forma de proporcionar aos alunos a formação de conhecimentos sólidos, desenvolvendo conhecimentos que é relacionado para o entendimento de diversas ramificações da biologia, tais como: Biologia Molecular e Bioquímica. Então, para que haja interdisciplinaridade coesa, é de suma importância o entendimento de química e utilizar de todos os métodos possível para uma progressão desse conhecimento. Nota-se, que para a condensação de uma contextualização é preciso sair de um ensino unicamente teórico (SETÚVAL, 2009) (LAGO, 2015).

Material e métodos

O estudo foi realizado in locus, no Instituto Federal do Amapá- campus Laranjal do jari, foram sujeitos da pesquisa 27 acadêmicos. O método utilizado foi um questionário, aplicado em duas turmas do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, mais especificamente nas turmas BIO16.1 que no momento atual está no sexto semestre e BIO15.1 atualmente no último semestre. Foram feitas seis perguntas objetivas com o intuito de fazer uma análise de suas perspectivas sobre o tema abordado. As indagações foram as seguintes: 1. Você acha necessário os componentes de química no curso de ciências biológicas? SIM () NÃO. 2. Você consegue associar os conteúdos aprendidos de química, com os de biologia? SIM () NÃO (). 3. Você considera que as aulas de práticas nos componentes de química são satisfatórias? SIM () NÃO (). 4. Em sua opinião, o maior empecilho para a realização de aulas práticas de química são () Falta de laboratório. () falta de matérias e reagentes para a realização. () Falta de tempo disponível na carga horária. () Falta de iniciativa do professor. 5. Você já teve aulas práticas (em laboratório) de química? SIM () NÃO (). 6. Você acha que o uso de laboratório auxiliaria no seu aprendizado de química? Sim () Não ().

Resultado e discussão

Ao avaliar os 27 questionários aplicados, nas turmas citadas anteriormente, percebeu-se, como demonstrar o (gráfico 1) que 93% dos alunos acham necessários os componentes de química no curso de ciências biológicas, enquanto outros 7% acham que não tem necessidade. Já na segunda pergunta onde se questionou se conseguiam associar os conteúdos de química com a biologia, 81% responderam que conseguem fazer essa associação, já 19% pensam que conseguem. Na terceira abordagem, 96% acham satisfatória e 4% não. Na quinta pergunta 7% já teve aula prática e 93% não. E por último, 92% opinou afirmando que as aulas práticas de química auxiliariam no processo de aprendizado de química. Na quarta pergunta optou-se, em fazer um gráfico (Gráfico 2) separado, e no qual os voluntários poderiam optar por mais de uma alternativa. Aqui nota-se, que o maior empecilho com base no resultado obtido, é a falta de iniciativa do professor, e essa falta de iniciativa supõe-se que pode ser por falta de reagentes que vem logos em seguida, que agravado por falta de temo na carga horaria. Um fato, é que. No local realizado tem um local apropriado, então nota- se que 12% dos voluntario no resultado obtidos desconhecem a existência do laboratório.







Conclusões

A importância da química é inquestionável, e sem ela é incompreensível o entendimento de algumas disciplinas de biologia, como; genética, biologia molecular e bioquímica. E cerca de 98% dos entrevistados vê que o uso do laboratório como de suma importância para o desenvolvimento interpretativo da disciplina. Haja vista que os metabolismos biológicos ocorrem em conjunto de reações bioquímicas, em síntese de macromoléculas e na descontração desta para a formação de micro moléculas, perdeu-se que os componentes de química são necessários para o melhor aprendizado para os conteúdos de biologia.

Agradecimentos

Referências

DO LAGO, WASHINGTON LUIZ ALVES; DE ARAÚJO, Joniel Mendes; SILVA, Luciana Barboza. Interdisciplinaridade e ensino de ciências: perspectivas e aspirações atuais do ensino. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, n. 11, 2015.
SETÚVAL, Francisco Antonio Rodrigues; BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Os modelos didáticos com conteúdos de genética e a sua importância na formação inicial de professores para o ensino de ciências e biologia. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, 2009.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ