EXPERIMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA: projeto sabão ecológico caseiro.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

de Azevedo, L.C.M.A. (UFMA) ; Luz, J.S. (C E CANDIDO MENDES) ; Santos, A.C.L. (UEL) ; Luz, D.A. (UFMA)

Resumo

Prática Pedagógica com alunos de Ciências Naturais da UFMA-Campus São Bernardo para a apropriação do Saber Sistematizado,partindo do Conhecimento do Cotidiano para o Científico,favorecendo a articulação do ensino com a Prática Social,na busca por superações de diferenças econômicas,sociais e culturais.Preparando os futuros docentes a utilizarem a Oficina Pedagógica como metodologia a ser utilizado no futuro com seus educandos.Tem como objetivo a conscientização dos alunos de não descartar o óleo usado no solo ou água mostrando a importância de práticas para a preservação ambiental com a preparação de sabão simples reutilizando óleo de cozinha.Os resultados obtidos foram relevantes e satisfatórios, já que utiliza a teoria e prática facilitando um melhor aprendizado.

Palavras chaves

Sabão ecológico; Oficina pedagógica; Experimentação

Introdução

A experimentação no ensino de química através de oficinas é um recurso pedagógico que contribui na construção de vários conceitos relacionados à química,despertando o interesse e curiosidade do aluno na disciplina. Contudo a experimentação não é o único responsável pela construção do saber, por isso é necessário à junção entre conhecimento prévio e conhecimento científico,facilitando o aprendizado e compreensão de conceitos químicos que muitos alunos acusam em ter dificuldade no aprendizado. Pensando nas questões ambientais e como é de suma importância para todos os seres vivos, conscientizar os alunos sobre essas questões, foi realizado uma oficina de sabão caseiro através da reciclagem do óleo comestível,já que o mesmo é um dos principais produtos que mais acarretam danos ao meio ambiente. A reciclagem é um dos recursos utilizados que ajudam a diminuir maiores riscos para o meio ambiente,por isso deve ser feito ações que ajudem nessa conscientização e que a prática da reciclagem ocorra com maior frequência, aumentando o número de pessoas que possam lutar por um meio ambiente limpo e sustentável. A crescente preocupação em relação ao meio ambiente,o uso do óleo de cozinha,utilizado em frituras,sem falar nos malefícios que o uso tem causado ao homem, também produz danos ao meio ambiente se jogado pelo ralo da pia, pois provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto,aumentando em até 45% os seus custos de tratamento(FELIZARDO, 2003). Este trabalho tem como objetivo a utilização da experimentação no ensino de química através da oficina de sabão ecológico caseiro, que consiste não só na experimentação mais também na consciência ambiental e os processos químicos que ocorrem durante a fabricação do sabão utilizando práticas simples do cotidiano do aluno.

Material e métodos

Para atingir os objetivos propostos, foi feita, primeiramente, uma análise dos locais de aplicação da oficina pedagógica, atentando principalmente para os materiais, reagentes e estrutura apresentados e disponibilizados à prática docente, assim como um breve estudo do planejamento de aulas experimentais, a quantidade de alunos a quem seria oferecida a oficina. Com base nesse estudo, foi estruturada uma oficina para formação de docentes voltada ao ensino prático de ciências focando os seguintes aspectos: realização de pesquisas sobre oficina de sabão caseiro; roteiro experimental; realização de testes experimentais; elaboração e organização de folders; contato com as escolas da rede municipal; montagem experimental com a organização dos materiais de prática e exposição; apresentação da oficina com a presença dos docentes, alunos e universitários na feira de ciências e em um evento da universidade; aplicação de questionários e análise macroscópica do experimento de sabão caseiro. Reagentes utilizados: 2 litros de óleo de cozinha reutilizado; 1L de gordura animal derretida; 2L de álcool combustível; 500g de soda caustica;1L de água; A metodologia empregada para coleta de dados foi através de questionários distribuídos entre os participantes da oficina ministrada na I Mostra de Iniciação à Docência de Ciências Naturais realizada por discentes e docentes da Universidade Federal do Maranhão. Essa investigação teve como intuído conhecer sobre como é feito o descarte de óleo de cozinha, se já ouviram falar sobre reutilização de óleo, se já usaram sabão caseiro e a importância da oficina pedagógica

Resultado e discussão

A Oficina Pedagógica conseguiu despertar grande interesse já que, a teoria e a prática devem estar associadas garantindo uma melhor aprendizagem. Os discentes verificaram através da produção do sabão caseiro o interesse e a importância de reutilizar óleos e gorduras como uma iniciativa de preservar o Meio Ambiente, bem como a importância de ministrar aulas práticas no ensino de Química para que haja melhor aprendizagem e consciência ambiental dos mesmos, permitindo que todos participem na construção do conhecimento e na formação crítica dos seus futuros alunos. Após a aplicação do experimento, avaliou-se a oficina através de questionários. A Figura 1 apresenta as respostas sobre como era feito o descarte do óleo domestico: 37,63% dos entrevistados informaram que descartavam no lixo de casa, 32,25% na pia de casa, 24,73% em lugar apropriado, 3,22% não sabem onde sua mãe joga e 2,17% não souberam responder. A Figura 2 apresenta a importância da oficina pedagógica de sabão: 84,94% responderam muito bom, 10,75% acharam bom, 1,08% acharam razoável, 2,15% não acharam interessante, 1,08% não responderam.

Figura 1

Descarte do óleo de Cozinha

Figura 2

Importância da oficina de Sabão

Conclusões

De acordo com os resultados, entendemos que a teoria associada à prática é promovedora de conhecimentos, despertando o interesse dos alunos associando os conteúdos com seu cotidiano.A Oficina Pedagógica do Sabão Caseiro Ecológico propiciou mecanismos com efetiva participação do discente, encorajando-o para que se envolva em ações sociais ou pessoais.Pondera as consequências de valores e efeitos projetados por vários cenários e opções alternativas sejam propiciando aos mesmos aventurarem-se além da matéria do assunto até considerações mais alargadas de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.

Agradecimentos

UFMA, Capes, PIBID.

Referências

FELIZARDO, P. M. Produção de biodiesel a partir de óleos usados de fritura. Lisboa: IST, 2003.

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