jogo da termoquímica

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Carrera, R.S.F. (IFPA) ; de Jesus, S.B.J. (IFPA) ; da Luz, P.T.S. (IFPA)

Resumo

Os jogos didáticos são recursos que facilitam o processo de ensino- aprendizagem dos alunos, devido ser lúdicos e educativos. Dessa forma, esse trabalho consiste no desenvolvimento e aplicação de um jogo didático voltado para o ensino da Química, que tem como foco o conteúdo de físico-química, e com o objetivo de consolidar o ensino e aprendizagem dos alunos. O jogo da termoquímica tem como objetivo montar um quebra cabeça, a partir dos acertos dos alunos que responderem corretamente as perguntas de diferentes níveis de dificuldade, o grupo que acertar o maior número de questão e montar primeiro o quebra cabeça será o vencedor. Esse recurso didático foi uma proposta acadêmica, para ser desenvolvida com alunos do ensino médio.

Palavras chaves

Jogos Lúdicos; Termoquímica ; Ensino-aprendizagem

Introdução

O ensino de química tem sido motivo de muitas discursões e debates, em relação ao modo de trabalhar os conteúdos com a intenção de possibilitar a compreensão da química e a sua relação com meio social das pessoas. A química faz parte da nossa vida, tendo em vista que a química está em tudo, sendo uma matéria indispensável no ensino médio. Entender a química, é compreender um mundo que nos rodeia, tornando-os pessoas mais críticas e participantes da sociedade. Com intuito de fazer com que a construção do conhecimento em química seja sólida e consistente, elaborou-se um jogo lúdico para o ensino da química. Os jogos didáticos no ensino da química são recursos didáticos que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes do ensino médio, no entanto, a ludicidade não pode ser vista só como diversão, mas como forma de aprendizado, contribuindo para um bom desenvolvimento físico e mental para pessoas de qualquer idade. Os jogos no ensino da química não só estimulam o aprendizado como também a interação e o confronto de ideias entre os alunos. Segundo Cunha (2012), o conceito de um ensino mais efetivo deve estar associado ao departamento do interesse do estudante este depende muitas vezes da competência do professor. Assim, o professor tem o compromisso com a prática pedagógica. O jogo, além de ser educativo tem característica de ser um meio integrador. No entanto, o jogo não deve ser utilizado ao acaso, mais visto como uma das atividades dentro de uma sequência definida de aprendizagens em um meio a ser usado para alcançar determinados objetivos educacionais (NASCIMENTO,2014). A pretensão desse trabalho é verificar a possibilidade de introduzir os jogos lúdicos nos conteúdos de química, tornando assim, a aula mais interessante e motivadora para o ensino-aprendizagem.

Material e métodos

O jogo da termoquímica se dará da seguinte forma: primeiramente a turma terá que se dividir em quatro grupos, onde um dado será jogado para saber qual a ordem de cada grupo, em seguida cada grupo terá que escolher um quebra cabeça. Será jogado o dado de cores para saber a carta tirada, sendo que apenas as cartas vermelhas e azuis ficarão viradas, as outras já estarão identificadas. As cartas vermelhas, serão consideradas perguntas difíceis, as azuis perguntas fáceis. O grupo que jogar o dado colorido e tirar uma dessas cores terá que responde-las em 3 minutos. Só poderá colocar por uma peça no quebra cabeça se acertar a questão. Se o grupo jogar o dado e sair a cor branca significa que deve-se “passar a vez”. E assim será com as outras cores do dado, a verde significa “uma peça, a amarela “duas pessoas”. A lilás “tire uma peça de qualquer grupo”. O jogo acabará quando for montado completamente o quebra cabeça. Esse recurso lúdico foi uma proposta acadêmica a ser desenvolvido com alunos do ensino médio.

Resultado e discussão

O presente trabalho é uma proposta pedagógica para o ensino-aprendizado de química, especificamente o conteúdo de Físico-química. Os jogos no ensino da química não só estimulam o aprendizado como também a interação e o confronto de ideias entre os alunos. O trabalho teve o intuito de melhorar o aprendizado de físico-química no ensino médio através de jogos lúdicos.

Conclusões

Concluímos que com esse jogo lúdico haverá um maior entrosamento entre os alunos da turma, demostrando que será possível abordar o tema de Físico- química em atividades em grupo e um melhor entendimento do conteúdo.

Agradecimentos

Agradecemos o congresso Brasileiro de Química.

Referências

MUENCHEN, Cristiane. DELIZOICOV, Demétrio. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista Rio Grande do Sul Vol. 1, n. 1. Jan./jun. 2011. Disponível em: < http://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/encitec/article/view/534/268> Acesso em: 15/jun./ 2013
SEMINARIO ESTADUAL PIBID DO PARANA
(NASCIMENTO,2014).
Cunha (2012),

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ