VISÃO DE ALUNOS DE QUÍMICA DA DISCIPLINA DE CIENCIAS, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, SOBRE A ATUALIDADE CIENTÍFICA HOJE, VISTO O AVANÇA DA TECNOLOGIA.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Paulino Albuquerque, V.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Soares Oliveira, M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Rocha Cavalcante, T. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Freitas Moura, A.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

Atualmente vivemos em uma época que as informações e tecnologias estão mais acessíveis para todas as classes da sociedade, então surgiu uma necessidade de analisar as implicações de CTS. O Projeto Ibero-americano de Atitudes Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade, Elaboraram um questionário de opiniões sobre CTS, cada item das questões tem valores que variam de 1 (não concordo) a 9 (concordo muito), na qual vai gerar um valor expresso pelo índice atitudinal e que está em um intervalo de -1 e +1. Neste trabalho avaliaremos as questões 20141, 20411, 30111, 40161, 60111, 60611 e 70231 que aborda diversos temas, os resultando foram obtidos através do projeto de extensão CTS: Construindo Aprendizagens Significativas, coordenado pela Profa. Dra. Micheline Soares Costa Oliveira.

Palavras chaves

ciências ; tecnologia; sociedade

Introdução

Durante a evolução do homem ocorreu a desenvolvimento da ciência e como consequência o surgimento da tecnologia, no qual afetam o meio e a sociedade. Esse desenvolvimento proporcionou um avanço de conhecimentos em todas as áreas. Atualmente vivemos em uma sociedade em que a tecnologia e as informações então mais acessíveis a todas as classes, e que a ciência e a tecnologia são essenciais para o modo de vida. As vantagens e benefícios do avanço da ciência e tecnologia se multiplicam nas mais em diversas áreas da atividade humana, mas as desvantagens e malefícios também precisam ser anotados. Muitos grupos sociais perceberam que podem ser afetados negativamente pelo avanço sem controle deste modelo, e defendem a necessidade de se discutir os efeitos e os riscos da ciência e tecnologia. Com isso, tem-se o início do movimento interessado nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS. (Silva, 2012) A expressão “ciência, tecnologia e sociedade” (CTS) procura definir um campo de trabalho acadêmico cujo objeto de estudo está constituído pelos aspectos sociais da ciência e da tecnologia, tanto no que concerne aos fatores sociais que influem na mudança científico -tecnológica, como no que diz respeito às consequências sociais e ambientais. (BAZZO et al., 2003) A sociedade atual deve estar alfabetizada tecnocientíficamente, para ter uma capacitação do entendimento sobre o assunto, criticar e participar dos processos democráticos e decisões tomadas sobre o destino da ciência e tecnologia.

Material e métodos

O Projeto Ibero-americano de Atitudes Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS), foi construído com finalidade de avaliar as crenças e atitudes de estudantes e professores sobre as questões da natureza da ciência e tecnologia. Esses resultados são uteis para melhorar propostas do ensino da educação cientifica e ter noção o quanto os grupos avaliados estão atualizados e informados sobre os assuntos abordados. O projeto PIEARCTS utiliza o COCTS (Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad), que foi desenvolvido a parti do VOSTS e do TBA-STS, no qual foi mantido o desenvolvimento empírico, que se estrutura a parti de respostas prévias. O COCTS contém 100 questões, no qual para a pesquisa foram selecionadas 30 e divididas em dois instrumentos de 15 questões (F1 e F2), todas as questões abordam temas relacionados a CTS, na qual para as respostas atribui valores numéricos de 1 a 9, em que 1 corresponde a total discordância, e 9 corresponde a total concordância com o item. Este trabalho foi realizado através do projeto de extensão CTS: Construindo Aprendizagens Significativas, coordenado pela Profa. Dra. Micheline Soares Costa Oliveira. Nele será estudada as questões 20141, 20411, 30111, 40161, 60111, 60611 e 70231 da Forma 1 no qual aborda os temas; Decisões tecnológicas, Governo, Ética, Interações com CTS, Responsabilidade social, Decisões morais, Motivações, Representação da Mulher e Decisões cientificas são abordadas. Esse questionário foi aplicado na disciplina de Ciência, tecnologia e Sociedade, no semestre 2016.1, na Universidade Estadual do Ceará, no qual essa disciplina é ofertada como optativa, para os alunos do curso Química Licenciatura Plena.

Resultado e discussão

Para os resultados, são atribuídos valores considerando a classificação de cada resposta, esse valor é expresso no índice atitudinal, no qual vai variar no intervalo de -1 a +1, e se espera que o valor de cada questão se aproxime a +1. Isso significa que a turma tem uma boa concepção sobre o assunto e possuem uma visão crítica sobre os temas abordados. Neste trabalho foi avaliado os resultados das questões estudadas. Com o índice atitudinal de cada participante foi obtido o índice atitudinal global das questões, no qual para a questão 20141. que aborda como a política afeta os cientistas foi de 0,2845. Para a questão 20411 que fala de quais formas as crenças éticas e religiosas afetam ou não as investigações científicas foi de -0,2697. Para a questão 30111 que aborda as interações de CTS foi de 0,2486. Para a questão 40161 que fala sobre as transferências das industrias pesadas para países não desenvolvidos por conta da contaminação foi de 0,3698. Para a questão 60111 que pergunta quais motivações os cientistas tem para se esforçar no seu trabalho, o índice foi de -0,0962. Para a questão 60611 na qual contesta as razões pela qual a quantidade de cientistas homens ser maior que cientistas mulheres, o índice foi de 0,3097. Para a questão 70231 que fala se o cientista deve ou não convencer os outros sobre sua teoria proposta teve um índice de -0,0546.

Tabela 1: Tabela com as questões e seus respectivos índices atitudinai



Gráfico 1: Índice Atitudinal por questão



Conclusões

Podemos observar, nesta turma tivemos mais resultados satisfatórios apesar das questões 20411, 6011 e 70231 terem índices abaixo de zero. Isto significa que a turma de CTS da universidade estadual do Ceará, do semestre 2016.1, possuem bons conhecimentos em CTS. Mas nos temas que falam sobre ética, motivações e decisões cientificas ainda deixam a desejar, não possuem uma visão crítica, pode se dar pelo fato da turma ser constituída por alunos de vários semestres, mas a predominância são alunos que acabaram de ingressar na universidade e não terem um conhecimento maior sobre os assuntos abordado

Agradecimentos

Referências

SANTOS, W. L. P & MORTIMER, E. F. Tomada de Decisão para ação Social responsável no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, (7)1, 95-111, 2001.
SILVA, M. A. F. B. O conceito de tecnologia a partir das pesquisas do PIEARCTS. 2011. Dissertação (Mestrado em tecnologia) - do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro.
BAZZO, Walter A. et al. Introdução aos Estudos CTS: (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Ibero - America: Organização dos Estados Ibero-americanos Para A Educação, A Ciência e A Cultura (oei), 2003. 172 p.
GALLEGO, Fernando Rossetto. Ciências, tecnologia e sociedade. Florianópolis: IF-SC, 2010. 85 p.

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