DESENVOLVIMENTO DE UM BOT PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PLATAFORMA ANDROID VOLTADO PARA AULAS DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Brandão, E.G. (UFAM) ; Almeida, G.A. (UFAM) ; Almeida, G.A. (UFAM)

Resumo

O trabalho teve como objetivo descrever o desenvolvimento de um bot em um aplicativo móvel, plataforma android, de referência sobre as vidrarias de laboratório. A partir de um planejamento de desenvolvimento em etapas, o bot foi construído utilizando um aplicativo já existente, telegram, voltado para dispositivos móveis. Disponibilizaram-se elementos chaves para cada tipo de vidrarias: descrição, composição e tamanhos. O bot foi construído com sucesso, tendo seu uso avaliado pelos utilizadores nos seguintes critérios: facilidade de uso, tempo de carregamento, adequação e resolução da tela e frequência de dados. Espera-se que esse trabalho contribua para fixar as informações das vidrarias de laboratórios em sala de aula.

Palavras chaves

Bot; Telegram; Desenvolvimento

Introdução

Nos últimos anos vem ocorrendo um considerável aumento na utilização de dispositivos móveis que fazem uso da tecnologia de comunicação sem fio, em especial dos telefones celulares. A medida que a demanda por funcionalidades aumenta, otimiza a motivação no sentido de desenvolver novas aplicações para esses dispositivos. O desenvolvimento de aplicativos para celulares vem tornando-se cada vez mais frequente nas empresas especializadas em produção de software. Os celulares começaram a adquirir novas características, deixando de servir simplesmente para telefonia, ou seja, a mera transmissão de voz e ganhando o espaço para transmissão de dados. A intenção de desenvolver um sistema para celular surgiu quando alguns estudantes do Instituo de Natureza e Cultura – INC, se depararam com situações em que era necessário obter informações acerca das vidrarias nas aulas de laboratório. A aplicação proverá aos usuários o serviço de consulta das informações disponibilizadas para os frequentadores das aulas de laboratório. O docente terá uma ferramenta de auxílio em seu celular e pode, por exemplo, disponibilizar as informações com os discentes em sala de aula. Esta relação entre tecnologia e sala de aula dar-se-á, pois muitos desses estudantes estão plenamente conectados e imersos em um mundo virtual que já faz parte de seu cotidiano, estes que se comunicam e atualizam-se constantemente através das TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação), na qual estão disponíveis e crescem a todo momento na sociedade moderna (MORAN, 2012). O objetivo desse trabalho foi relatar desenvolvimento e funcionamento de um aplicativo para dispositivos móveis, com o propósito de ser utilizado por discentes que possuem aulas laboratoriais de química.

Material e métodos

O bot foi construído utilizando um desktop sendo monitorado por um smartphone Moto G 5S. A escolha baseou-se numa característica importante: promover o acesso e interação do sistema operacional android em dispositivos móveis. Para o desenvolvedor, o bot foi construído utilizando um aplicativo já disponível: telegram, que será processado na linguagem padrão, português- Brasil. Define-se aqui o sistema móvel como o telegram, caracterizado por ser um serviço de mensagens instantâneas baseado na nuvem, com código de servidor fechado. O processo de desenvolvimento ocorreu em três etapas: Planejamento, Construção e Publicação. Utilizou-se como ferramenta base o BotFather, na qual permitiu a construção do @Vidrabot para a plataforma android, este que se utiliza linguagem de programação C++, contudo, optou-se por não utilizar a linguagem de programação, utilizando-se apenas os comando básicos que a ferramenta ofereceu. Houve também a utilização do Chatfuel para realizar as edições no bot e permitir o acesso online 24 horas. Implementou-se também os conteúdos adicionais acerca das vidrarias, na qual listou-se as mesmas a fim de maior acesso e facilidade de informações. Após a construção e depuração em testes internos, utilizando o mobile, smartphoone Moto G5S, o bot foi enviado para teste em outros modelos de smatphones. O bot finalizado foi submetido a avaliação de uso por voluntários em diferentes modelos de aparelhos.

Resultado e discussão

O bot foi nomeado @Vidrabot, na qual houve cerca de 60 respondentes, do total de 72 usuários da aplicação do questionário de uso. Uma avaliação foi proposta aos utilizadores da versão final do bot. A indicação era avaliar a usabilidade da ferramenta sob os aspectos: facilidade de uso, tempo de carregamento, adequação da tela, frequência de uso e relevância dos dados. De modo geral, o bot atende ao objetivo, tendo grande relevância de dados 87%, fácil utilização 81%, sendo empregado frequentemente cerca de 86% A Interoperabilidade foi alcançada, promovendo adequação de resolução da tela do dispositivo móvel e tempo de carregamento para a maioria dos usufrutuários. Os dados fornecidos demonstra que grande parte dos usuários veem o bot como meio de conhecimento favorável para as aulas de laboratório. Diante disto, há a comprovação de que a interface de implementações tecnológicas torna-se uma aliada no processo de ensino-aprendizagem, pois na sociedade contemporânea, as tecnologias móveis estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e que o telefone celular em termos de percentual é o mais usado, tendo aplicativos com variadas finalidades que desafiam a curiosidade dos usuários. Conforme afirma Antonio (2011), os telefones celulares são verdadeiras centrais multimídias computadorizadas, onde se pode telefonar, ouvir rádio, mp3, assistir TV, tirar fotos, fazer filmes, gravar voz, jogar videogames, mandar e receber e-mails, ou arquivos e acessar a Internet, dentre outras muitas funções. A inserção deste recurso didático em aulas de laboratório, traz uma enorme contribuição para o ensino, pois é possível estudar a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que o professor gerencie esses espaços a fim de integrá-los proporcionando uma aprendizagem inovadora.

Conclusões

Utilizou-se tecnologias de programação do próprio aplicativo telegram, com resultado final atingindo um grau regular de usabilidade, segundo o questionário respondido pelos usuários. A implementação desta temática didática, mostra a importância de se adequar conteúdos a dispositivos móveis, estendendo seu uso a informação e a educação presentes neste recurso, pois educar é um processo complexo, que exige mudanças significativas, investimentos no ensino-aprendizagem dos processos da relação pedagógica e o domínio das tecnologias.

Agradecimentos

Referências

ANTONIO, José Carlos. O uso pedagógico do telefone móvel (celular): professor digital, SOB 13/01/2011. Disponível em <http://professordigital.wordpress>. Acesso em 13 jun. 2018.

MORAN, José Manuel. Internet no Ensino Universitário: Pesquisa e Comunicação na sala de aula. Botucatu, 1998. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2018

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