CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE POLARIDADE E SOLUBILIDADE ATRAVÉS DO EXPERIMENTO "TEOR DE ETANOL NA GASOLINA"

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Gonçalves, G.K.A. (UNIFAP) ; Santos, K.L.B. (UNIFAP) ; Oliveira, H.M. (SEED)

Resumo

Este presente trabalho tem a finalidade de relatar um estudo de caso feito com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da Zona Leste de Macapá-AP, os principais temas dessa intervenção foram, “Polaridade das Moléculas e Solubilidade”, apresentado de forma teórica e experimental, através do “Teste de Teor de álcool na Gasolina”. Esse tipo de metodologia tem o objetivo de auxiliar os alunos de como se comportarem diante de algumas problemáticas, e tomada de decisões, por isso foi tratado de um tema que está presente em seus cotidianos. Os alunos foram submetidos a um pré-questionário e um pós- questionário, e identificou-se que esse tipo de metodologia é muito válido para aplicação do Ensino de Química no âmbito escolar.

Palavras chaves

Estudo de caso; Experimentação; Ensino de Química

Introdução

A Educação básica no Brasil sofre grandes dificuldades com relação ao entendimento do Ensino de Química, e muitos professores buscam novas metodologias para que sejam desenvolvidas em sala de aula, com o objetivo que os alunos possam compreender com mais facilidade os conteúdos de Química. A partir disso, foi aplicado o método de estudo de caso, feito com alunos do 3º ano do ensino médio, através de uma intervenção executada em uma escola da Zona Leste de Macapá – AP. Essa metodologia, faz com que os alunos se motivem cada vez mais pelo ensino de Química, estimulando o seu modo de pensar sobre a Ciência, viabilizando que o estudo de Química está inserido no dia-a-dia dos alunos. O experimento do “Teste de teor de álcool da gasolina”, foi escolhido pois, a gasolina é um dos combustíveis mais consumidos no Brasil, e um dos mais adulterados. De acordo com a ANP (Agência Nacional de Petróleo), 2017, a gasolina deve conter até 27% de álcool, valores acima, comprometem sua qualidade, correndo o risco de minimizar o desempenho do motor do veículo. Uma das principais fontes de motivação intrínseca, que deve ser estimulada no sentido de criar nos alunos um clima de verdadeiro desafio intelectual, um ambiente de aprendizagem. de que as nossas aulas de Ciências são hoje tão carentes. (CACHAPUZ, 2011). A metodologia de estudo de caso consiste em propor aos alunos para que se habituem em descobrir respostas para as suas perguntas, despertando o interesse em aprender fora do ambiente escolar. A prática desenvolvida, foi pensada em estimular os alunos, para que associem a Química, que é aprendida em sala de aula, para que apliquem o conhecimento em seu cotidiano.

Material e métodos

O estudo de caso foi feito com alunos do 3º ano do ensino médio, e foram submetidos a um pré questionário alguns dias antes da execução da aula, contendo as seguintes perguntas: “Dos componentes abaixo, qual é solúvel em água?”; “Qual o percentual de álcool presente na Gasolina, que é permitido por Lei?”; “A água é uma substância Apolar: Verdadeiro ou Falso?”. Foi executado uma aula sobre Solubilidade e Polaridade das moléculas, viabilizando sempre a inserção desse conteúdo no cotidiano dos alunos, já que a gasolina é um combustível derivado do petróleo, sendo o segundo mais consumido no Brasil. Após a aula teórica, foi feito uma experimentação com o seguinte experimento: “Teste de Teor de álcool na Gasolina”, e foi executado com os seguintes materiais: 1 Proveta de 100 mL, 50 mL de Água, 50 mL de gasolina. Métodos: Adicionou-se 50 mL de Água e 50 mL de gasolina em uma proveta de 100 mL, agitou-se cuidadosamente, e aguardou-se alguns minutos. Esse experimento tem a finalidade de identificar o percentual de álcool presente na gasolina, calculado através da “regra de três”, o volume de álcool que se interagiu com a água após a agitação. Dessa forma pode-se explicar de forma experimental as interações polares e apolares das moléculas de água, álcool e da gasolina. Após a explicação do conteúdo e da execução do experimento, os alunos foram submetidos novamente a um pós questionário, com as seguintes perguntas: “O álcool é uma substância polar, portanto é solúvel em água: Esta afirmação é Verdadeira ou Falsa?; “ANP(Agência Nacional de Petróleo) estabelece um teor máximo de álcool que pode conter na gasolina: Qual é esse percentual?”; “Soluto polar se dissolve em solvente polar. Esta afirmação é verdadeira ou falsa?”.

Resultado e discussão

Os resultados do estudo de caso foram significativos. O pré questionário foi feito dias antes da aula, e com resultado 68,88% de erros e 31,11% de acertos, e o questionário após a aula foi executado como forma de avaliação desses estudantes, com 96,66% de acertos, pode se comprovar que essa metodologia tem bastante eficácia quando aplicada no ambiente escolar. Sendo assim os alunos tiveram bom entendimento do conteúdo explanado. Na aplicação desse método o aluno é incentivado a se familiarizar com personagens e circunstâncias mencionadas em um caso, de modo a compreender os fatos e suas consequências. (SÁ e QUEIROZ, 2007). O experimento do “teste de teor de álcool na gasolina”, foi executado com êxito, e verificou-se que a gasolina apresentava 24% de álcool em sua composição, portanto estava dentro dos limites estabelecidos por lei. Muito alunos não tinham conhecimento da existência de uma lei que limita o percentual de álcool que pode conter na gasolina. Dessa forma os alunos poderão aplicar em seu cotidiano, uma forma simples de como identificar se a gasolina está ou não adulterada. Durante o desenvolvimento da atividade, os alunos participaram ativamente de todo o processo, através de perguntas, respondendo os questionários, e tiveram maior contato com o conhecimento científico. Dessa forma pode se identificar que a aplicação e a discussão dos conteúdos de Química com esse tipo de metodologia, podem ser facilitados quando se utiliza ferramentas de experimentação com aplicação no cotidiano dos alunos. Ao final da experimentação, alguns alunos explanaram suas opiniões, onde um dos alunos ressaltou:“Pude aprender de uma forma mais simples o conteúdo, pois juntamente com o experimento da gasolina, podemos ver na prática a interação das moléculas” (Aluno - X).

Conclusões

Através dos resultados obtidos, o objetivo do estudo de caso foi alcançado com êxito, tendo em vista que o percentual de acertos foi bem significativo. A metodologia aplicada proporcionou uma maior interação entre professor e aluno, e o conteúdo de Química teve uma aplicação no cotidiano, para que os alunos possam levar esse conhecimento para fora de sala também. Sendo assim todas essas metodologias consistem em auxiliar na aprendizagem dos alunos, facilitando o professor a ensinar de uma forma em que os estudantes possam interagir entre si.

Agradecimentos

Referências

ANP (Agência Nacional de Petróleo): http//:www.anp.gov./petróleo-derivados/155combustiveis/1855-gasolina; 2017
CACHAPUZ, A GIL-PEREZ D.; CARVALHI de, A.M.P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. (organizadores). A necessária renovação do ensino de Ciências. 2ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011. p. 264.
SÁ, L. P.; FRANCISCO C.A.; QUEIROZ, S.L.; Estudos de Caso em Química; Química Nova na Escola. Vol. 30, nº 3, p.731-739, 2007.

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