APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO INVESTIGATIVO E LÚDICO PARA APRESENTAR A COMPOSIÇÃO DOS MATERIAIS E A INFLUÊNCIA NA DECOMPOSIÇÃO, PARA ALUNOS DO 5º ANO DO FUNDAMENTAL

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Gonçalves, A.F. (UFPA) ; Moraes, A.B.V. (UFPA) ; Ferreira, G.L.A. (UFPA) ; Bezerra, S.H.O. (UFPA)

Resumo

Na atualidade nota-se que houve uma mudança nas metodologias de ensino. Colocar em pratica essas metodologias vem se tornando algo cada vez mais acessível e pensando nisso, aplicamos um mesclado de duas metodologias, a lúdica e a metodologia de ensino investigativo em uma área de ensino não-formal no clube de ciências da UFPA para ensinar composição química.

Palavras chaves

ENSINO POR INVESTIGAÇÃO; LÚDICO; COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Introdução

Há tempos que as técnicas de ensino vêm surgindo para auxiliar na aprendizagem do aluno. A educação está sendo vista por outros olhos, visão essa que mostra que como o professor administra sua aula influencia muito no rendimento do aluno e que a metodologia aplicada pode gerar uma facilitação na aprendizagem. As metodologias que utilizamos visam essa facilitação. A atividade lúdica vem trazer a aula um momento de felicidade, independente da etapa da vida, trazendo leveza fazendo com que isso possibilite registrar o conhecimento de uma forma mais significativa. Isso mostra que por sua vez, a função educativa do lúdico facilita a aprendizagem do indivíduo: seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo (ROLLOF, E. M.). E o ensino por investigação que também é aplicado, é hoje em dia encarado como um agente facilitador da promoção do ensino de ciência, do desenvolvimento de competências e habilidades e das relações CTSA (FREIRE, 2009). De acordo com os autores Schwartz e Crawford (2006) a metodologia de ensino por investigação proporciona os alunos a argumentação, partilha de resultados e dá a oportunidade de os alunos partilharem suas ideias entre todos e isso gera mais discursão, gerando mais conhecimento partilhado.

Material e métodos

A avaliação ocorreu no clube de ciências da UFPa em um ambiente de ensino não formal de aulas e a aplicação se deu em 3 passos. O primeiro passo consistiu em uma questão que pedia para os alunos escreverem o conceito deles sobre a poluição e os fatores que contribuíam para acontecer. Terminado essa atividade, foi recolhido todas as respostas para serem analisadas. O segundo passo da avaliação foi a aula com aplicações metodológicas investigativas, que, a partir de perguntas chaves tornou-se possível os alunos construírem um conceito através de uma conversa. O conceito formado por esses alunos abriu a possibilidade de tratar da composição dos materiais descartados incorretamente, trouxe a oportunidade de abordar a influência da composição deles e a importância de saber manusear o descarte dos mesmos. E partindo desse conceito criado em sala de aula, foi aplicado ao final um lúdico que abordava o tempo de decomposição de materiais, visto que gostaríamos de analisar se eles entenderam a influência que cada composição química possui na decomposição de cada material quando descartados incorretamente.

Resultado e discussão

Após o final da aula, o primeiro teste ao qual pedimos aos alunos para expor o que eles entendiam por poluição foi analisado e a fins de compreender se podemos afirmar que houve evolução no que diz respeito a influência das matérias na poluição, percebeu-se que ao início da aula, apenas 37% dos alunos em suas respostas sabiam que descarte errado de materiais de diferentes composições influenciava diretamente na poluição e após o final da aula 100% dos alunos compreenderam que há influência desses materiais. Analisou-se também que os alunos que responderam afirmando que descarte informal de materiais também causa poluição, apenas 35% deles sabia que não eram somente polímeros como plástico que causavam. Pode-se analisar que há uma predominância da ideia de que apenas o plástico causa isso, visto que foi analisado isso com os resultados. No decorrer da aula ao haver várias discussões e formar um conteúdo com conceitos aceitáveis, podemos mostrar a todos que não somente os materiais poliméricos(plásticos) causam poluição, mas que há outras composições que também afetam o meio ambiente devido ao seu tempo de decomposição e ao aplicar o lúdico que pedia para o aluno estipular a dado material seu tempo de decomposição e para eles falarem o motivo da sua escolha de quantidade de tempo de decomposição necessária, 100% dos alunos passaram a ter êxito nas suas respostas e ao comparar o pensamento final dos alunos com a resposta inicial, houve 100% de aproveitamento ao analisar a ideia inicial sobre influencia na poluição e pensamento final sobre a composição. Visto que a partir da instigação de discussão entre eles, eles conseguiram concretizar um conceito de composição, de poluição e sobre um dos motivos que causa a poluição.

Conclusões

Ao analisar que 37% apenas sabiam que não somente plásticos influenciavam na poluição devido ao seu descarte errado e após as discussões em sala, pode-se notar que todos absorveram a ideia de que além de plásticos, há outros agentes causadores e que suas composições químicas influenciam diretamente no tempo de decomposição se descartados errados. Pode-se afirmar que, a finalidade de mostrar que diversas composições de materiais causam poluição e que devido a diferença há uma variação no tempo de decomposição foi alcançada utilizando as metodologias para ensinar e avaliar o conteúdo.

Agradecimentos

Agradeço ao Clube de Ciências da UFPa

Referências

ROLLOF, E. M. A importância do lúdico em sala de aula. Rio Grande do Sul, s.d.
Freire, A. M. (2009). Reformas curriculares em ciências e o ensino por investigação. Actas do XIII Encontro Nacional De Educação Em Ciências, Castelo Branco.
SCHWARTZ, R. S.; LEDERMAN, N. G.; CRAWFORD, B. A. Developing views of nature of science in an authentic context: An explicit approach to bridging the gap between nature of science and scientific inquiry. Science Education, Hoboken, v. 88

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ