Ligações Químicas no Ensino Médio: o Wordle – Create como ferramenta de análise entre o livro didático e textos de divulgação científica

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Cantanhede, L.B. (IFMA CAMPUS CODÓ) ; Oliveira, M.B.C. (IFMA CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, S.C.S. (UFMA CAMPUS CODÓ)

Resumo

Este trabalho buscou analisar textos da Revista Ciência Hoje, relacionando- os com o conteúdo de Ligações Químicas do Livro didático de Química, por meio da afinidade de palavras diretamente relacionadas a este conteúdo utilizando a ferramenta Wordle – Create. Os textos utilizados para este estudo foram selecionados por Cantanhede (2012) e Sousa (2016). No texto Como o enxofre pode se ligar mais de duas vezes ao oxigênio sendo ambos bivalentes? (Edição 276, nov.2010) as palavras em comum foram: átomo, elétrons e valência. Esses termos, são fundamentais para o entendimento do conteúdo ligações químicas. Assim, a presença desses termos em materiais de divulgação científica, pode configurar um indicativo quanto a sua utilização como leitura complementar ao assunto Ligações Químicas.

Palavras chaves

TDC; Livro didático; Wordle-create

Introdução

A Divulgação Científica (DC) é um meio de propagação dos conhecimentos sem o intuído de formar especialistas, mas seu objetivo em destaque é que a DC possibilita a exposição dos resultados de pesquisas e os processos de construção de conhecimentos para um público não especializado em assuntos científicos (BORGES, 2012). Para Porto (2009) a DC é uma forma de tornar popular o conhecimento sobre ciência, levando fatos científicos para o público em geral. Entre os diversos meios de DC, os Textos de Divulgação Cientifica (TDC) representam uma forma de introduzir em sala de aula o conhecimento acadêmico, proporcionando a popularização do conhecimento e gerando diálogo e alfabetização científica no ambiente escolar (PERY, 2005). Levando em consideração as novas ideias de ensino que tem o intuito de forma cidadãos críticos e atuante em sociedade, os TDC podem ser um recurso didático inovador, atuando como complemento aos materiais tradicionais (ROCHA, 2010). Para Martins, Nascimento e Abreu (2004), os textos podem ser motivador, para complementar explicações, ainda serem utilizados como provocador de debates e fonte de curiosidades, proporcionando a aproximação entre o cotidiano dos estudantes e a ampliação de seu conhecimento. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, sugere que os recursos didáticos devem variar dos “livros didáticos aos vídeos e filmes, uso do computador, jornais, revistas, livros de divulgação e ficção científica e diferentes formas de literatura” (BRASIL, 2002. p. 109). Portanto, para corroborar com a utilização dos TDC e assim contribuir para a divulgação de conhecimentos científicos, este trabalho tem o objetivo de analisar correlações entre o livro didático de Química e os TDC, através da afinidade de palavras, para o conteúdo químico Ligações Químicas.

Material e métodos

Para a realização desta pesquisa foram utilizados TDC da Revista Ciência Hoje, já selecionados por Cantanhede (2012) e Sousa (2016), direcionados para os conteúdos de Ligações Químicas; Livro Didático de Química do PNLD2018/2020 direcionado para o 1º ano do Ensino Médio, elaborado por Martha Reis e a ferramenta on-line Wordle-Create, que evidencia as palavras que mais repetem no texto. Inicialmente, foi feita a leitura criteriosa dos TDC, buscando palavras diretamente relacionadas ao conteúdo químico Ligações Químicas. Em seguida, houve a leitura do conteúdo presente no livro didático, com o intuído de verificar nos escritos do livro as palavras ligadas diretamente a Química. Após a análise das palavras relacionadas à Química presentes tanto no TDC, quando no Livro Didático, utilizou-se a ferramenta Wordle – Create. Essa ferramenta, gera “nuvens de palavras” a partir de um determinado texto e, as nuvens geradas, destacam as palavras que ocorrem com maior frequência no texto. A partir dessa verificação é possível identificar quais TDC apresentam maior afinidade com o conteúdo de Ligações Químicas presente no livro didático, além de identificar os termos que frequentemente são utilizados quando o conteúdo Ligações Químicas é abordado.

Resultado e discussão

Quanto ao ensino de Química, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacional para o Ensino Médio (PCN+) é importante a utilização diversificada de recursos didáticos, que possibilite a inserção de distintos conhecimentos que fomente discussões e debates sobre o mundo contemporâneo (BRASIL, 2002). Nessa perspectiva, a análise dos textos da revista Ciência Hoje, selecionados a partir do trabalho de Cantanhede (2012) e Sousa (2016), totalizaram uma amostragem de 145 TDC direcionados para os conteúdos de Química e possíveis de serem utilizados no contexto de Ensino Médio. Segundo a análise desenvolvida no trabalho dessas autoras, 12 dos textos estudados destacaram aspectos textuais que permitiram a classificação desses TDC como um recurso didático viável a ser utilizado nas aulas de Química para potencializar discussões e aprimorar conhecimentos específicos sobre o conteúdo Ligações Químicas. Dos 12 textos selecionados, 2 não apresentaram palavra similares com as do livro didático. Entretanto, 10 dos textos investigados apresentaram palavras em comum com o conteúdo do livro. A Figura 1 apresenta a nuvem de palavras que obtiveram destaque no livro didático para o conteúdo de ligações químicas (a) e a nuvem de palavras para um dos textos analisados, considerando o nível de afinidade para o conteúdo apresentado no livro didático (b). No texto em questão, intitulado Como o enxofre pode se ligar mais de duas vezes ao oxigênio sendo ambos bivalentes? (Edição 276, novembro/2010) as palavras em comum mais encontradas foram: átomo, unidade básica da matéria, elétrons, partículas que constituem o átomo e valência, que está relacionado a capacidade que os átomos têm de fazer ligações químicas. Todos esses termos, são fundamentais para o entendimento do conteúdo ligações químicas.

Figura 1

Nuvem de palavras gerada pelo Wordle – Create para o conteúdo do livro didático (a) e Nuvem de palavras gerada pelo Wordle – Create para o TDC (b)

Conclusões

Considerando a análise realizada, os TDC têm se apresentado como uma alternativa que viabiliza a aproximação entre os conhecimentos e informações científicas e um público não especialista em assuntos relacionados a natureza da ciência. Sendo assim, consideramos relevante o desenvolvimento de estratégias que torne possível essa aproximação. Assim, a introdução de TDC em sala de aula, pode contribuir para a divulgação da ciência, além de favorecer o aprendizado dos conteúdos formais da química. Pois, os TDC podem atuar como uma ferramenta didática no processo de contextualização dos conteúdos.

Agradecimentos

A Deus por tudo, a FAPEMA pela bolsa concedida, ao IFMA/Campus Codó, a UFMA/Campus Codó e ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão – GPEQUIMA.

Referências

BORGES, Marcelo Rocha. O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 47-68, maio. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2002.
CANTANHEDE, S. C. S. Textos da Revista Ciência Hoje como Recurso Didático:
Análise e Possibilidades de Uso no Ensino Médio de Química. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química). Universidade Federal de São Carlos.
MARTINS, I; NASCIMENTO, T.G; ABREU, T. B. Clonagem na sala de aula: um exemplo do uso didático de um texto de divulgação científica. Investigações em Ensino de Ciências, v.9, n.1, p. 95-111, 2004.
PERY, L.C. Uso de textos de divulgação científica no conteúdo “Corpo Humano”. – UFRJ-SEE-RJ/ PROIFEN, 2005.
PORTO, C. de M. A internet e a cultura científica no Brasil. Difusão e cultura científica: alguns recortes. Salvador: Edufba, 2009.
ROCHA, M.B. Textos de divulgação científica na sala de aula: a visão do professor de ciências. Revista Augustus. Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, p.24-34, 2010.
SOUSA, B. L. S; Textos da Revista Ciência Hoje – seção o leitor pergunta: uma ferramenta didática para o ensino da Química. 2016. 116 f. Monografia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Codó - Ma.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ