Prática do feijão: integrando saberes químicos.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Oliveira, L.A.T. (IFAM) ; Santos, M.S.L. (IFAM) ; Cardoso, M.S. (IFAM) ; Silva, B.M.H. (IFAM)

Resumo

O presente trabalho se beneficiou de uma pratica simples, mas de grande impacto para o ensino/aprendizagem, pois integra interdisciplinaridade e contextualização, além de fomentar uma das atividades do Técnico em Agropecuária. Trata-se da germinação e desenvolvimento do feijão. Com a experiência realizada na turma do 1º ano do IFAM, campus Maués, nos distanciamos do ensino tradicional. É sabido que este modelo não desperta o interesse do aluno, pois neste processo de ensino, o mesmo não percebe o significado ou a importância do que ele estuda. Nosso objetivo foi desenvolver o ensino de química que evidencie a sua aplicabilidade, relacionando teoria e prática, tornando os conteúdos úteis às rotinas do Técnico em Agropecuária. Atividade exitosa, pois trouxe grande benesses aos discentes.

Palavras chaves

Cotidiano; Ensino; Interdisciplinaridade

Introdução

A disciplina química é uma matéria integradora, sendo fácil a sua relação com outras disciplinas e com o cotidiano do discente, mas o que muitas vezes se observa é um ciclo engessado entre livro, exercício e avaliação fora de sua realidade. Essa metodologia não desperta o interesse do aluno, pois neste processo de ensino, o mesmo não percebe o significado ou a importância do que ele estuda. O modelo de ensino tradicional não é admitido nos cursos técnicos, pois necessitam de conexão entre os conteúdos da base nacional com as disciplinas técnicas. É justamente essa inter-relação que vai fortalecer a sua prática profissional, caso contrário, o futuro técnico fica com a impressão que o conhecimento é compartimentado, distantes uns dos outros o que não colabora para a sua aprendizagem e nem o prepara para o mercado de trabalho (OLIVEIRA, 2016). Uma atividade simples e de grande alcance, que integra interdisciplinaridade e contextualização é a experiência da germinação e desenvolvimento do feijão (Phaseolus vulgaris L.). Nesta praxe há riquezas de temáticas que podem ser apoderadas, em nosso trabalho, demos um maior destaque nos alimentos das plantas. A planta é um ser vivo e como todo ser vivo necessita de alimento para viver, após a germinação do feijão, existe a necessidade de alimentá-lo. O hidrogênio e oxigênio provêm principalmente da água, o carbono vem do CO2 do ar atmosférico, os demais nutrientes do solo (MALAVOLTA, 2002). Os nutrientes são, na verdade, elementos químicos que de acordo com a quantidade aplicada por hectares podem ser classificados como macronutrientes e micronutrientes. Desse modo o objetivo do trabalho foi apresentar um ensino de química que evidencie a sua aplicabilidade, relacionando teoria e prática, tornando os conteúdos úteis às rotina

Material e métodos

As atividades práticas aconteceram no Instituto Federal do Amazonas, campus Maués, na turma do Curso Técnico em Agropecuária do 1º ano, nas aulas de química. Materiais utilizados na experiência: balança de precisão, régua, caneta, papel e o quite da germinação (02 feijões, 02 copinhos de café de 50 mL e 02 bolas de algodão). O projeto foi dividido em três etapas: 1º Etapa: Explicação do projeto. Neste a turma foi dividida em quatro grupos formados por oito componentes, cada equipe recebeu dois feijões com o seguinte questionamento. O que o grão de feijão precisa para germinar? Após as respostas verificou-se a massa dos grãos de feijões e explanou-se o procedimento técnico para a germinação e a entrega do quite. 2º Etapa: Cálculo da massa e da altura do feijoeiro após uma semana. Verificou-se em cada grupo, o quanto de massa um dos grãos ganhou e a altura, pela diferença das massas iniciais e finais. Com isso, foram feito os seguintes questionamentos: De onde o grão de feijão ganhou massa? Com o plantio no solo, o que o feijoeiro precisa para o seu melhor desenvolvimento? Quais são os macros e micronutrientes? O que o grupo aprendeu com a experiência. O segundo feijoeiro de cada grupo foi plantado ao final da aula. 3º Etapa: Alimento das plantas e relatório. Fechado o projeto explanamos a importância da química para o desenvolvimento da agricultura modera.

Resultado e discussão

No primeiro questionamento, buscamos os saberes primários. Os alunos trazem de seu cotidiano as necessidades que o grão precisa para germinar e se desenvolver, como regar diariamente. Na prática, os alunos perceberam o ganho de massa dos grãos. Uma das sementes tinha massa de 0,445g e após uma semana estavam com 2,158g (Figura 1), com relação à altura do feijoeiro um deles chegou a 25cm (Figura 2). Uma explicação na diferença de altura se deu em decorrência do atraso no início da experiência de alguns grupos e na incidência de luz. Água e luz na quantidade certa, possibilitaram o processo de germinação, mesmo no algodão. Com uma semana, a massa do grão do feijão ganhou gramas, mas de onde? Esse questionamento possibilitou, a inclusão da disciplina Biologia, explanando o processo da fotossíntese. Sendo a resposta da maioria dos grupos, indicativo que aos saberes básicos, os saberes técnicos estão sendo incorporados. Com o plantio definitivo no solo, o vegetal requer mais que água e luz, necessita de um solo rico em nutrientes. A terceira pergunta introduz conteúdos como atomística, tabela periódica, ligações químicas e funções inorgânicas, para um melhor entendimento sobre os macros e micronutrientes. Essa conexão fez os discentes perceberem a importância dos saberes químicos na produção de vegetais. Os grupos responderam que as plantas necessitam de adubos, com a prática fizemos eles enxergarem que esses fertilizantes são substâncias químicas e associando aos saberes da disciplina Produção Vegetal, integramos as matérias. Todos os grupos aprovaram a experiência, pois conseguiram ver a aplicabilidade dos saberes químicos na sua área de trabalho, dizendo ser importante metodologias de ensino que relacionam teoria à prática.

Figura 1. Medindo as massas antes e depois

Fonte: Oliveira, L.A.T. 2017

Figura 2. Crescimento do feijoeiro

Fonte: Oliveira, L.A.T. 2017

Conclusões

A água é importante é ela que dá o gatilho para a germinação, com o plantio definitivo, regar continua tendo o seu valor, mas o vegetal requer um solo adubado para o seu melhor desenvolvimento. Aprenderam que as plantas necessitam de elementos químicos os chamados essenciais, que estão agrupados em dois grupos os macro e os micronutrientes, que não estão na forma isolada, mas formando substâncias, na maioria inorgânicas. Conseguimos o esperado, nos distanciamos de uma metodologia engessada, mostrando a aplicabilidade dos saberes químicos as rotinas do Técnico em Agropecuária.

Agradecimentos

A Direção Geral, ao DEPE, DAP, CGE pelo apoio e aos discentes da turma Agropecuária do 1ºano.

Referências

MALAVOLTA, E; GOMES,F.P; ALCARDE,J.C. Adubos &Adubações – São Paulo: Editora Nobel, 2002.
OLIVEIRA, L.A.T. A contextualização do ensino de química no curso técnico em agropecuária utilizando a adubação do guaranazeiro (Paulínia cupana var. sorbilis) como tema integrador. 2016.88f. Dissertação de Mestrado –Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ