ENSINO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS UTILIZANDO AS PLATAFORMAS GOOGLE CLASSROOM, GOOGLE FORMS E PLICKERS COMO MEDIADORAS DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Almeida, P.S.G. (IFES) ; Sena, D.R. (IFES) ; Santos, R.P. (IFES) ; Ferreira, E.C. (IFES) ; Moura, P. (UFES) ; Almeida, C.B.C. (IFES) ; Amado, M.V. (IFES)

Resumo

Essa pesquisa visou analisar se o uso das plataformas Google Classroom, Google Forms e Plickers podem auxiliar o processo de ensino aprendizagem no estudo das propriedades físicas dos compostos orgânicos. Foi feito um cronograma de atividades em um formato hibrido e analisou-se com as plataformas podem otimizar o trabalho do professor, diminuindo o tempo de correções de atividades e acelerando possibilidade de mudanças nas estratégias de ensino garantindo a aprendizagem do aluno. Observou-se também que o uso das plataformas aumentou o interesse do aluno pelo estudo e permitiu torná-los mais aptos para trabalhar com tecnologias de forma a alcançar sua independência para adquirir o conhecimento, aprendendo a aprender, sendo assim proativo em suas atividades acadêmicas.

Palavras chaves

Google Classroom; Google Forms; Plickers

Introdução

O uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC’s), pode acelerar e aumentar o potencial humano para desenvolvimento de várias atividades, seja nos setores comercial e industrial, como no educacional. No âmbito educativo, a escola deve contribuir para a formação de um cidadão adequado a utilizar essa tecnologia como ferramenta capaz de facilitar o processo de ensino aprendizagem ao promover um clima de interesse e desenvolvimento dos alunos durante as atividades (SILVA, 2011). Para Valente (1998), a abordagem de qualquer conteúdo pode ter o computador como um agente mediador entre o professor e o aluno, em qualquer área de estudo, apresentando benefícios na transformação da informação em conhecimento e na resolução de problemas. Segundo Almeida e Almeida (2006), o uso das TIC’s traz muitas vantagens, nos processos de ensino e aprendizagem. No âmbito do aluno, proporciona uma participação mais efetiva em discussões e debates, já que a exposição física é menor e menos inibidora. Assim, o educando, não apenas irá ver e ouvir, o que normalmente acontece num método tradicional, irá também falar, fazer e debater com o outro o que completa o processo de aprendizagem. Outra importante contribuição citada, é a promoção do trabalho coletivo e de uma aprendizagem mais ativa, que vai ao encontro com as necessidades dos cidadãos do século XXI. De acordo com Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) é dever do educador proporcionar atividades educativas que possam despertar o interesse e a motivação dos educandos (Brasil, 1997), que pode ser de diversas maneiras como aulas práticas, aulas de campo, debates e discussões para promover um ambiente que mostre opiniões diversificadas, e o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC’s), como jogos, mídias, blogs, site, dentre outros. Almeida e Fonseca Júnior (2000), citam os benefícios para os docentes: acelera as etapas de coletas de dados, já que a maioria deles tornasse instantâneo sem muitos papéis ou tempo de correções de atividades, para verificar se realmente houve aprendizagem, o que facilita e acelera a mudança de planejamento ao longo do processo. Além do tempo de ensino e aprendizagem não se fixar somente à sala de aula. Apesar de tantos benefícios, Martins (2016), lembra que o uso das tecnologias não garantirá o sucesso da aprendizagem e o maior desafio da educação é garantir que esse mar de informações disponíveis nos meios de comunicação transformem-se em conhecimento, e todo o corpo docente tem um papel principal como mediador desse processo. O presente trabalho teve como objetivo observar e avaliar o potencial educativo do uso das Plataformas Google Classroom, Google Forms e Plickers, utilizadas como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem das propriedades físicas dos compostos orgânicos. A necessidade da compreensão das propriedades físicas dos compostos orgânicos justifica-se devido a grande importância que estes compostos têm para a sociedade, visto que tais compostos são os principais constituintes dos combustíveis, dos cosméticos, das vitaminas, dos medicamentos, dos produtos de limpeza, dos plásticos entre outros. Para o entendimento dessas propriedades, é necessário um estudo mais aprofundado das interações que ocorrem entre as moléculas e os íons que em geral trabalha com conceitos muito abstratos. É importante ressaltar que o estudo de interações intermoleculares traz à luz como as propriedades atômicas e moleculares interferem nas propriedades e estrutura da matéria o que justificam várias propriedades físico-químicas, como densidade, solubilidade, estado físico da matéria na temperatura ambiente, temperatura de fusão e ebulição. É necessária a sua contextualização, pois as forças atrativas entre as moléculas estão diretamente ligadas à manutenção da vida e a organização da matéria bruta (Atkins, P.; Jones, L, 2000). A utilização da plataforma do Google Classroom teve como objetivo permitir uma maior interação entre o professor e o aluno, para criar e receber tarefas como vídeos, exercícios e estudos dirigidos além de proporcionar um ambiente para tirar dúvidas, promover debates e discussões sobre o tema em tempo real. Uso do Google Forms permite criar questionários, pesquisas de campo e estudos dirigidos com correção e entrega de resultados de forma instantânea, isso diminui o tempo de correção e entrega de resultados aos discentes o que possibilita uma rápida análise sobre o processo de aprendizagem. A utilização da plataforma Plickers, que pode ser utilizada na forma off- line, teve como objetivo realizar avaliação do processo educativo pois, de acordo com Camargo e Daros (2018), ela permite acompanhar, em tempo real, o desenvolvimento do aluno a partir do feedback para o professor. A intenção é que esse feedback proporcione tomadas de decisões para nivelar ou progredir o processo.

Material e métodos

A pesquisa foi uma proposta de atividade de cunho interdisciplinar das disciplinas de Abordagens Tecnológicas da Educação e Química II, do Programa de Mestrado em Química em Rede Nacional (PROFQUI), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) do Campus Vila Velha. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa. Foi realizada com 26 alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Médio da EEEFM Lyra Ribeiro Santos, que apresentam 2 aulas/semanais de Química de 55 minutos. Foi feito um plano de aula em um formato híbrido com 7 etapas. Na primeira etapa de atividades cujo tempo foi de uma aula, foram realizados três experimentos: o primeiro foi a Corrida de Barcos (Mateus, 2010), a segundo Rompendo a Tensão Superficial da Água (blog 100% Química) , e o terceiro A Torre de Líquidos (Manual do Mundo). Ao final foi aplicado um questionário a fim de verificar como os alunos iriam recorrer aos conhecimentos prévios para explicar os fenômenos verificados no experimento, foi solicitado para que não consultassem nenhuma fonte bibliográfica. O uso do Google Classroom iniciou-se na segunda etapa de atividades, foram postados links com outros experimentos relacionadas às propriedades físicas e interações intermoleculares. Esta proposta teve a finalidade de promover um debate sobre as relações existentes entre os vídeos dos experimentos postados na plataforma com o experimento realizado por eles. Na terceira etapa foi utilizada a plataforma, para postagem de vídeo-aulas retiradas da internet, os alunos deveriam assistir aos vídeos, fazer um resumo, anotar as dúvidas e anexá-las na plataforma. Na quarta etapa, realizou-se aula expositiva com abordagem do tema a fim de verificar quais conhecimentos foram adquiridos com os vídeos assistidos na etapa anterior. Na quinta etapa foi feita uma lista de exercícios com seis questões de vestibular e Enem, utilizando o Google Forms e sua postagem no Google Classroom. Na sexta etapa procedeu-se com a correção das questões no quadro, a fim de discutir as dúvidas sobre o conteúdo. E na sétima etapa foi feito um questionário final, também com questões de vestibular e Enem, com o aplicativo Plickers, as quais foram projetadas no quadro, foi dado 5 min. para responderem a cada questão. A coleta de dados foi feita com celular que "scanneia" a resposta de cada aluno pelos cartões individualizados.

Resultado e discussão

A primeira etapa foi feita com entusiasmo e somente dois dos seis grupos formados, recorreram satisfatoriamente ao conhecimento prévio sobre o assunto visto no primeiro ano, ao tentar explicar o fenômeno, um grupo respondeu que: “Acredito que isso aconteça devido a algum tipo de atração sofrida, como uma barreira e o detergente rompe ela fazendo o talco afundar”. O outro grupo explicou: O talco fica em cima porque a água possui uma força de atração grande não permitindo que afunde. O detergente quebra”. Todos os demais grupos justificaram os fenômenos observados devido a diferença de densidade, como: “Porque o detergente modifica a fórmula da água fazendo com que o talco fique mais denso”. Esses dados foram importantes, pois comprovou que a maioria dos alunos não tinham ideia de como as interações intermoleculares, neste caso ligações hidrogênio, influenciavam na solubilidade e na tensão superficial da água. Na segunda etapa, onde inicia-se o uso das plataformas, os alunos deveriam opinar, debater e discutir sobre os vídeos com outros experimentos, um número bem reduzido participou, somente 3 de 26 alunos (11,5%) e na terceira etapa onde os alunos deveriam assistir a vídeo aula e construir um resumo e postar no Google Classroom, 10 de 26 alunos (38,5 %) participaram, pois tiveram dificuldades em trabalhar com a plataforma. O número reduzido de participações foi justificado pela falta de habilidade em utilizar a plataforma e pela falha em enviar ou anexar os resumos. Já na etapa 5, onde deveriam responder a um questionário, 18 de 26 alunos (69, 2%), participaram, os três alunos que não responderam afirmaram que tiveram dificuldades em enviar as atividades, alegaram falha ao enviar os anexos na plataforma. Nos questionários entregues foram observados 50% de acertos. O processo de construir o estudo dirigido no Google Forms e postá-la no Google Classrom permitiu a correção instantânea do mesmo. Essa ferramenta gera uma planilha detalhando o horário de acesso, o e-mail do estudante que respondeu ao questionário, o número de acertos e a resposta de cada questão. Vale ressaltar que o professor deve pedir para o participante colocar o seu respectivo e-mail para identificação das respostas, no momento de responder ao questionário, caso contrário ficaria inviável a sua identificação. O Google Form também gerou gráficos que informam o número de alunos que marcaram cada alternativa de uma determinada questão, o que agiliza todo o processo de avaliação do ensino e aprendizagem. O uso do Plickers para coletar as respostas dos alunos ocorre de forma instantânea o que permite uma análise imediata do professor se os objetivos de aprendizagem foram alcançados. Esse recurso permite uma correção da aprendizagem logo após a coleta de dados. Os dados são gerados quando o professor "scanneia" com o celular a resposta dos alunos dada pela posição dos cartões e gera um gráfico com o número de participantes que marcaram uma determinada alternativa e a porcentagem de acertos. Na etapa final, a partir do uso do Plickers, ficou demonstrado um aumento percentual no rendimento dos alunos. Segundo o gráfico 1, obteve-se com rendimento total de 58%. Ao analisar o rendimento dos alunos comparado a anos anteriores sem a utilização de TIC’s. O conteúdo foi trabalhado com os mesmos alunos na série anterior e a mesma professora. Isso sugere que a utilização de TIC's facilitou e aumentou a aquisição de conhecimento dos alunos sobre o tema estudado. A utilização do Plickers para responder ao questionário gerou um entusiasmo entre os alunos, quando a resposta correta era apresentada uns usavam a expressão “yes”, outros faziam gestos com as mãos de vencedor e quando era uma questão onde a maioria acertava, haviam aplausos generalizado. Ao final, uma aluna comentou: “Professora, você podia sugerir isso para a professora de física, é um jeito diferente e mais atrativo de fazer atividade”. Na tabela 1, estão apresentadas as porcentagens de participação dos estudantes nas plataformas utilizadas. Como pode ser observado a participação aumentou ao longo do processo, pois no início os alunos apresentaram dificuldades em trabalhar com a plataforma Google Classroom, alegaram que o processo de anexar as atividades não era concluído ou que ao enviá-las apareciam na plataforma. Algumas dessas dificuldades foram sanadas com a evolução das etapas, isso fica indicado pelo aumento da participação dos alunos. Já no questionário final, utilizando a plataforma Plickers, todos os alunos presentes em aula participaram.

Gráfico 1

Percentual de acerto por questão, usando o Plickers.

Tabela 1

Participação dos Alunos, em porcentagem, nas Plataformas e suas respectivas atividades.

Conclusões

O uso das novas tecnologias digitais tornou o aluno participativo e interessado pelo conteúdo, isso pôde ser comprovado e pelo entusiasmo demonstrados pelos alunos e pelo aumento da participação ao longo do processo. A baixa participação inicial dos estudantes, pode ser justificada pelas dificuldades iniciais dos alunos em lidar com as novas tecnologias e a baixa qualidade do sinal da internet. Entretanto os problemas foram superados ao longo do processo. Aulas utilizando o Google Classroom e o Google Forms, resultaram em um maior rendimento dos estudantes, 58% quando comparados a uma avaliação tradicional, onde a maioria desses alunos alcançavam menos de 30% de rendimento. Utilizar da plataforma Plickers, facilita e agiliza a avaliação do processo de ensino e aprendizagem.

Agradecimentos

A Deus, a minha família e a CAPES.

Referências

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ALMEIDA, F. J.; FONSECA JÚNIOR, F. M. Projetos e Ambientes Inovadores, Brasília: MEC-Proinfo, 2000.
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente, Porto Alegre: Bookman, 2001.
CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula Inovadora, estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Penso Editora, Ltda, 2018.
MATEUS, A. L. Química na cabeça: Experiências espetaculares para você fazer em casa ou na escola. Editora: UFMG 2002.
MARTINS, C .M, LOPES W. A, ANDRADE J. B. de. Solubilidade das substâncias orgânicas. Química Nova, Vol. 36, No. 8, 1248-1255, 2013.4 MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de química: Formação, competências/habilidades e posturas, 2007.
MARTINS, C. N. A educação do século XXI e as competências da sociedade do conhecimento e da aprendizagem. Encontro de pesquisadores em educação a distância. Simpósio Internacional de Educação à Distância, Ufscar, 2016.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução (1º e 2º ciclos). Brasília: MEC/SEF, Brasil, 1997.
ROCHA, W. R; Interações Intermoleculares, Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, n° 4, maio, 2001.
SILVA, S. M. G.; SILVA, Maria Aparecida da. Tecnologias de Informação e Comunicação como recurso educativo na formação profissional. In: IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2011, Curitiba. IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2011.
VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na educação. In: VALENTE, José Armando. (Org.) Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP/NIED, p. 1-27, 1998.
https://classroom.google.com. Acessado em 18/05/2018.
http://marlonmaxdossantos.blogspot.com/2012/10/experimento-para-feira-de-ciencias-2012.html. Acessado em 25/04/2018
https://www.plickers.com/library. Acessado em 01/05/2018.

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