Tema gerador de conhecimento: O álcool no dia a dia - riscos e benefícios na atualidade

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, I.S.M. (IFMA) ; Ribeiro, F.I.M.S.B. (IFMA) ; Santos, L.F. (IFMA) ; Bezerra, F.J.L. (IFMA) ; Pereira, A.R.S. (IFMA) ; Neta, M.O.S. (IFMA) ; Silva, M.A.A. (IFMA) ; Silva, F.F. (IFMA) ; Silva, M.M. (IFMA) ; Oliveira, M.M. (IFMA)

Resumo

Usar tema gerador é uma possibilidade de ensino-aprendizagem que pode relacionar ciência,tecnologia e sociedade,visando uma aprendizagem significativa mais próxima da realidade do aluno.Este trabalho teve como objetivo utilizar o álcool como tema gerador de conhecimento para o ensino da química nas turmas do 3º ano do Ensino Médio da escola Adonias Lucas de Lacerda no município de Sucupira do Norte-MA.Para o desenvolvimento do mesmo foram realizadas visitas a engenhos produtores de aguardente,palestras com representante da saúde e sociedade civil do município.Os resultados se mostraram satisfatório uma vez que foi realizada uma sensibilização com alunos,pais,professores e a comunidade sobre a composição,os efeitos e consequências benéficas e maléficas causadas por essa substância

Palavras chaves

álcool; tema gerador; ensino de química

Introdução

A proposta de Freire parte do Estudo da Realidade (fala do educando) e a Organização dos Dados (fala do educador). Nesse processo surgem os Temas Geradores, extraídos da problematização da prática de vida dos educandos e os conteúdos de ensino são resultados de uma metodologia dialógica. Nesse sentido, Santos e Schnetzler (2003, p. 105) destacam que os temas químicos sociais desempenham papel fundamental no ensino de química para formar o cidadão, pois exigem dos alunos posicionamento crítico quanto a sua solução. Aquino e colaboradores (2011) explorou o tema xampu para abordar as funções orgânicas. O presente trabalho foi desenvolvido com a função orgânica álcool, destacando-se o etanol, componente principal das bebidas alcoólicas e nos dias atuais, é comum ver jovens experimentarem algum tipo de drogas, dentre elas, as bebidas alcoólicas, portanto faz-se necessário informa-los sobre a diferença entre o hábito de experimentar e a necessidade de continuar. O projeto surgiu da necessidade de conhecer como acontece o processo de produção do álcool, de reconhecer o impacto provocado pelo uso excessivo do mesmo e sua ação no organismo. Este trabalho objetivou, favorecer um bom rendimento escolar, bem- estar moral e social dos alunos, bem como conscientiza-los sobre os malefícios que o vicio do álcool pode causar, por meio da disciplina de Química Orgânica, com alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola do município de Sucupira do Norte - MA.

Material e métodos

O trabalho foi iniciado a partir do estudo da função orgânica oxigenada álcool e da necessidade de estimular o interesse dos alunos para os conhecimentos relacionados a origem e usos do etanol a partir da cana de açúcar. Foram realizadas pesquisas de campo nos engenhos de produção do álcool, com entrevistas feitas aos proprietários, para analise de todos os processos desde o plantio até a comercialização do etanol. Foram realizadas também palestras com profissionais representantes da saúde, Conselho Tutelar, assistência social, etc. sobre o consumo de álcool e de outras drogas na comunidade, e suas consequências na vida dos jovens e de seus familiares.

Resultado e discussão

O primeiro momento foi realizado em sala de aula, no qual abordou-se a importância da química em nosso dia a dia, procurando despertar o interesse e gosto dos alunos pelos estudos em suas diferentes formas de apresentação, de se falar abertamente sobre o consumo de álcool, de trocar e adquirir informações sobre o assunto, de conhecer os processos de extração do mesmo a partir da cana de açúcar. Foi apresentado também, o teor de álcool existente nas bebidas alcoólicas mais consumidas pela comunidade, dando ênfase sobre a gravidade do consumo de álcool, bem como as doenças relacionadas ao mesmo. No segundo momento ocorreu a aula de campo com visita aos engenhos de produção da aguardente, no qual os alunos puderam vivenciar, por meio de relatos dos produtores, como acontecem os processos de fermentação e quais componentes estão presentes nesse processo, até o produto final (Figura 1(a)). Para despertar o interesse dos alunos sobre a necessidade de conhecer as consequências destrutivas do consumo do álcool, foi realizada uma palestra para toda a comunidade escolar (Figura 1(b)), onde estiveram presentes: Enfermeiros, Assistente Social e Conselheiros Tutelares do município, no qual foi discutido assuntos tais como: efeitos que o álcool pode causar no organismo, principalmente no sistema nervoso central; drogas lícitas e ilícitas; problemas familiares causados pelo alcoolismo. E por fim foi realizado um seminário para conclusão e divulgação dos resultados do trabalho, dando ênfase aos temas: O álcool no organismo e sua relação com a saúde; consumo de álcool por crianças e adolescentes; acidentes e violência; comercialização e sua relação com a dependência (Figuras 1(c)).

c

apresentação dos trabalhos.

a,b

visita a um alambique, (b) realização da palestra com a comunidadade

Conclusões

O projeto foi de grande importância para enriquecer o conhecimento dos alunos sobre o tema e para sensibilizá-los, assim como toda a comunidade envolvida no projeto, no qual destacaram-se os malefícios causados pelo uso excessivo do álcool. A análise dos resultados sugere que quando os conteúdos de química são abordados utilizando-se um tema gerador, a motivação, o interesse e principalmente o aprendizado dos educandos é significativamente maior. Com essa metodologia, proporcionou-se uma visão diferenciada da disciplina de Química e do seu importante papel na construção do conhecimento científicos do estudante. Da mesma forma, essa experiência comprovou que é possível ligar os conteúdos técnicos – científicos da Química com a vivência dos alunos.

Agradecimentos

Aos professores e diretores do CEDALL pela colaboração e participação em todas as etapas do trabalho. Aos alunos pela dedicação e comprometimento.

Referências

SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em química. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

AQUINO, G. B. de et al (2011). Estudo de Funções Orgânicas com Xampus como Tema Gerador. Disponível em: http://sec.sbq.org.br/cdrom/34ra/resumos/t2000-1.pdf. Acesso em: 09 ago. 2018.

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