ÁCIDOS E BASES NA SALA DE AULA EM BELÉM – PA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, C.M. (UFPA) ; Monteiro da Silva, E.E. (UFPA) ; do Rosário Costa, E. (UFPA) ; de Aviz Oliveira, L. (UFPA) ; Gomes Dias, B.K. (UFPA) ; Gonçalves Rodrigues, M. (UFPA) ; Rodrigues Silva, M. (UFPA) ; Serrão da Silva, H. (UFPA) ; de Oliveira Ferreira, E. (UFPA) ; Santos Trindade, N. (UFPA)

Resumo

No ensino tradicional, o conhecimento químico tem sido tratado de forma dissociada da realidade, com objetivos, conteúdos e estratégias de ensino, muitas vezes, distantes das necessidades requeridas para a formação da cidadania. Neste sentido, Ácidos e bases estão constantemente presentes em nosso dia-a-dia, entre muitas aplicações. Neste trabalho é proposta a abordagem da importância de ácidos e bases e suas principais características e a realização de experimentos com o extrato do repolho roxo e produtos utilizados no dia a dia.

Palavras chaves

ácido-base; pH; extrato

Introdução

Já há algum tempo, o ensino de química em nossas escolas sofre com a falta de interesse e dificuldades dos alunos, comprovados pelo baixo rendimento em parte devido ao modo de apresentação e quantidade excessiva de conteúdos ministrados em um curto espaço de tempo; à extrema dependência do livro didático; à falta de laboratórios e do uso de novas tecnologias, entre outros fatores. Dessa forma, não se tem conseguido despertar o interesse do aluno pela química, ao contrário, é muito mais comum ouvir relatos de que detestam e não conseguem ver a aplicação do que aprenderam no seu dia a dia ( SANTOS, & SCHNETZLER, 2000). Nessa perspectiva (Fonseca, 2005) diz que; a busca do conhecimento a partir de contextos do mundo ou da sociedade globalizada, e levar o aluno a compreender a relevância e aplicar o conhecimento aos fatos, tendências, fenômenos, e processos que o cercam. É preciso que a Química seja percebida como algo útil e significativo e isso ocorrerá na medida dos conhecimentos científicos com o mundo atual relacionando a aprendizagem com o cotidiano do aluno e seus conhecimentos já adquirido em sua vida. A abordagem proposta neste trabalho para o ensino dos conceitos de ácidos e bases se divide em duas etapas principais. No primeiro momento, mostrar a importância dos ácidos e das bases para a nossa vida e conhecer suas principais características. No segundo momento, é proposta a realização de um experimento interativo em sala de aula, utilizando o extrato do repolho roxo e produtos de limpeza doméstica para que o aluno possa compreender de forma significativa conceitos importantes como produto iônico da água, indicadores, pH e sua escala.

Material e métodos

Inicialmente realizamos um debate com os alunos questionando se determinados produtos e alimentos encontrados em casa tem característica ácida ou básica, exemplo: leite de magnésia, vinagre, limão, detergente e etc.; Em seguida, foi exposto os conceitos básicos de acidez e basicidade e a escala de pH: medida de ácidos e bases; ao termino, direcionamos os alunos para um experimento que foi monitorado ativamente com comentários sobre os acontecimentos no processo; Utilizamos os seguintes produtos como reagente: Sabão em pó; Limão; Água sanitária; Detergente; Açúcar; Leite; Bicarbonato de sódio; Vinagre comercial; Água da torneira. E o extrato do repolho roxo como indicador ácido base, em copos descartáveis enumerados foi adicionado uma substancia por vez, e em seguida o indicador, com as mudanças de coloração, os alunos foram identificados se cada substância era ácida ou básica. Fechamos a aula com breve revisão dos assuntos abordados; e aplicamos uma sondagem com o objetivo de medir o quanto o aluno absorveu o assunto através das nossas intervenções em sala.

Resultado e discussão

Para analisarmos a absorção de conhecimento entre os alunos sobre soluções ácidas e básicas em substâncias do nosso cotidiano, utilizamos um questionário com diversas perguntas, e obtivemos os seguintes resultados: A primeira questão teve 19 acertos (100%), na segunda questão obtivemos 18 acertos (94,7%), na terceira alternativa, 15 alunos acertaram (78,9%) e na quarta questão 17 alunos compreenderam e acertam a questão (89,5%). Os números de acertos foram bastante e quase nada de erros.

ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA INTERVENÇÃO



Conclusões

O debate realizado sobre o questionamento de ácido-base com os alunos do 1º (primeiro) ano do ensino médio da (Escola Estadual de Ensino Fundamental e médio Ruth Rosita) foi importante e decisiva para um melhor aprendizado; Os resultados e as discussões ofereceram condições para que esses alunos compreendessem a relações estabelecidas entre os conceitos teóricos e os experimentos; tendo em vista que os experimentos receberam uma atenção especial por parte dos alunos, por ser produtos utilizados no cotidiano.

Agradecimentos

Agradecemos a Universidade Federal do Pará e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e médio Ruth Rosita

Referências

Fonseca , Maria da Conceição F.R. Educação Química de Jovens e Adultos: especificidades e contribuições. 2°Ed. Belo Horizontes: Autêntica, 2005.a, p.32.

W. L. P. Santos, & R. P. Schnetzler, Educação em Química. Compromisso com a cidadania, 2a ed. (Ijuí: Editora Unijuí, 2000).

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ