O ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM LABORATÓRIO

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Lima, I.M.S. (UEMA) ; Andrade, A.P.S. (UEMA) ; Silva, A.C. (UEMA) ; Santos, J.C. (UEMA) ; Cunha, J.P.C. (UEMA) ; Cruz, J.G. (UEMA) ; Castilho, Q.G.S. (UEMA)

Resumo

Este trabalho teve por finalidade, desenvolver atividades experimentais em laboratório, estimulando o saber construtivo de alguns alunos da escola estadual Centro de Ensino Inácio Passarinho. Com o acompanhamento de material apostilado, onde foram estudados os conteúdos e as condições para a realização das atividades experimentais com duração máxima de duas horas. Na realização deste trabalho pôde-se verificar que as atividades experimentais de laboratório são de relevância para o aprendizado dos alunos e melhora a compreensão do conteúdo teórico quando este está associado com a prática.

Palavras chaves

Química; Experimentos; Laboratório

Introdução

A tarefa de ensinar a disciplina de Química nos dias atuais apresenta uma série de desafios, dentre os quais podemos citar a ausência de laboratórios na maioria das escolas de públicas do ensino médio, a formação deficiente dos professores e a não aceitação, por parte dos alunos, do ensino convencional, o que gera a indisciplina escolar. Sabe-se que atualmente não é fácil mudar esse quadro, principalmente sabendo que a Química é uma ciência vital para a melhoria da qualidade de vida do ser humano (HOFFMANN, 2001). As aulas práticas em laboratório são uma maneira eficiente de ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos de química, facilitando a aprendizagem. Os experimentos facilitam a compreensão da natureza da ciência e dos seus conceitos, auxiliam no desenvolvimento de atitudes científicas e no diagnóstico de concepções não científicas. Além disso, contribuem para despertar o interesse pela ciência (BOMBONATO, 2011). A não utilização de métodos para auxiliar no ensino-aprendizagem do aluno acaba por contribuir para déficits sobre o conteúdo explanado e questões científicas. Uma pesquisa feita no ano de 2017 em 10 escolas públicas estaduais do ensino médio do município de Caxias – MA, revelou que em nenhuma havia laboratório de química para aulas práticas. Um dado que preocupa a comunidade acadêmica de Química. O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma apostila com os roteiros de experimentos de fácil realização; despertar nos alunos a importância das atividades experimentais; e avaliar se as atividades experimentais favorece o interesse dos alunos.

Material e métodos

Neste trabalho atendeu-se 48 alunos da Escola Pública Centro de Ensino Inácio Passarinho do município de Caxias, do 3º ano do turno vespertino. A escolha desta escola deu-se pela proximidade do Centro de Estudos Superiores de Caxias – CESC, o que facilitou a ida dos alunos até o Laboratório de Química do CESC. O processo de desenvolvimento deste trabalho foi dividido em quatro etapas. Etapa 1: Foi solicitada à direção e o professor de Química do Centro de Ensino Inácio Passarinho, a permissão através de um oficio para a aplicação de atividades experimentais com os alunos do turno vespertino do 3º ano. Também foi realizada uma reunião na escola com os alunos escolhidos pelo professor de Química, na qual foi apresentado o cronograma de execução das atividades e os experimentos que seriam realizados, compatíveis com os assuntos de Química já vistos de forma expositiva pelos alunos. Além disso, foi entregue o documento de autorização para os pais dos alunos envolvidos assinarem e concederem a participação de seus filhos neste trabalho. Etapa 2: Foi realizado a confecção do material contendo o roteiro das práticas para serem entregues aos alunos, que foi uma apostila onde estava descrito os 10 experimentos contendo assuntos sobre segurança no laboratório, química geral, físico-química, química analítica e química orgânica e com um tempo máximo de 2 horas de execução para cada experimento. Etapa 3: Foi realizado da coleta de dados, através de questionários feitos para os alunos. O qual tratava sobre as aulas experimentais e os conteúdos de Química, sendo composto por 10 questões, que dentre as questões objetivas continham três escolhas de resposta: sim, pouco e não.

Resultado e discussão

Nas apostilas confeccionadas, foram consultados livros didáticos, paradidáticos e outras fontes, a mesma contém 10 experimentos de baixo custo e fácil execução. A tabela 01 apresenta algumas das informações referentes aos experimentos abordados na apostila. Foi realizado um questionário contendo 10 questões sendo que as mais relevantes para os resultados e conclusão foram: Você adquiriu novos conhecimentos, após a realização dos experimentos? Quais? Procurava-se saber se os alunos aprenderam algo novo após os experimentos realizados. Conforme mostrado de todos os questionários respondidos 90% assinalaram que sim, 10% assinalaram a alternativa “pouco” e nenhum marcou que não, ou seja, nenhum aluno saiu sem ter adquirido novos conhecimentos. Os alunos que assinalaram que sim, justificando das seguintes formas mostradas. As atividades experimentais auxiliaram na sua aprendizagem? Se não por quê? Como mostra o resultado foi muito satisfatório, pois 100% dos alunos assinalaram a opção sim. Isso mostra que o ensino de ciência por meio de atividades experimentais auxilia no ensino-aprendizagem dos alunos e tem um papel de extrema importância, pois caminha junto com a teoria.

Tabela 01:

Atividades práticas realizadas.

Gráfico 01:

Avaliação das respostas as questões.

Conclusões

Através dos resultados obtidos, pode-se confirmar que as atividades experimentais são importantes na construção do conhecimento de Química, pois não se pode dissociar a teoria da prática, uma complementa a outra e propicia o processo de ensino-aprendizagem. No desenvolver dos experimentos foram alcançados os objetivos esperados quanto à associação pelos alunos dos conteúdos trabalhados com o dia a dia deles, e pode-se concluir assim que as atividades desenvolvidas contribuíram de forma significativa na vida dos alunos, tanto na escolar quanto no cotidiano dos mesmos.

Agradecimentos

Ao Profº Sebastião Leão Barros, ao C. E. Inácio Passarinho, aos alunos, à orientadora Profª Drª Quesia Guedes da Silva Castilho e ao Tecgº Esp. Valterbasio Alves.

Referências

BOMBONATO, Luciana Gladis Garcia. A importância do uso do laboratório nas aulas de ciências. 2011. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, 2011.
HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

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