Aulas experimentais em laboratório e os desafios para o ensino de reações químicas no ensino médio

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Rodrigues Pereira, R.J. (UFPA) ; Monteiro da Silva, E.E. (UFPA) ; Gomes Dias, B.K. (UFPA) ; Bastos Atíde, A.M. (UFPA) ; Cabral Modesto, S. (UFPA) ; Magalhães Marinho dos Santos, M. (UFPA) ; Silva, C.M. (UFPA) ; Gonçalves Rodrigues, M. (UFPA) ; Serrão da Silva, H. (UFPA) ; Santos Trindade, N. (UFPA)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo de demonstrar as reações químicas para alunos do primeiro ano do Ensino Médio dentro de laboratório de ensino. Parte dos alunos de uma turma da escola Ruth Rosita localizada em Belém do Pará, tiveram certa dificuldade de entendimento quanto ao conteúdo teórico do assunto e relataram que era, no máximo, a segunda vez que tinham aula experimental de química em laboratório, assim despertando curiosidade dos alunos pelas transformações ocorridas nos tubos de ensaios durante os experimentos. Ainda assim, houveram dúvidas e questionamentos quanto ás alterações. Foram analisadas as respostas em questionários e identificados os erros assim como os níveis de desenvolvimento da habilidade de interpretar uma reação química, os quais foram relacionados a

Palavras chaves

REAÇÕES QUÍMICAS; ENSINO; DIFICULDADES

Introdução

A química apresenta uma grande dificuldade, que é a de lidar com conceitos muito abstratos e exigir dos estudantes, muito precocemente, o domínio de uma nova linguagem, normalmente difícil para um novato na área (Ben- Zvi et al.,1987), o que contribui para essa dificuldade é o ensino de Química ser: asséptico, abstrato e dogmático. Conhecer a reação química como um sistema complexo é considerado um dos objetivos da educação química no Ensino Médio. As Reações Químicas são o resultado de ações entre substâncias que geralmente, por quebra e/ou formação nas ligações entre partículas, sendo átomos, moléculas ou íons da matéria formam outras novas substâncias com propriedades diferentes da anterior. Algumas evidências da ocorrência de uma reação química são mudança de cor, evolução de calor ou luz, formação de uma substância volátil, formação de um gás, entre outro, porém os átomos dos elementos se mantêm inalterados. As substâncias iniciais de uma reação química, as que reagem, são chamadas de reagentes. Já as substâncias finais de uma reação, as que se formam, são chamadas de produto. E muitas vezes a disciplina de química é vista com um assunto que não desperta o interesse dos estudantes, como afirma (Chassot, 1996), Nos dias atuais, muitos professores e pesquisadores em ensino de química, tem se preocupado com o tema, vários estudos, disponíveis na literatura, mostram que os alunos têm, sobre os diversos fenômenos classificados como reações químicas, concepções diferentes daquelas aceitas pela comunidade cientifica (Mortimer 1995).

Material e métodos

Graças ao Laboratório de Ciências da Escola Ruth Rosita e muitos dos materiais que disponíveis, foi possível realizar todos os experimentos sem nenhum problema. Houve também dois questionários, um voltado para o assunto abordado nos experimentos e outro sobre o que os alunos acharam da aula no laboratório, o que de mais interessante foi captado por eles e expectativas da aula, com o intuito de registrar o grau de dificuldade e as deficiências do ensino de química. Foram aplicadas três experiências simples que deram o resultado esperado a fim de serem equacionadas, balanceadas e classificadas as equações químicas.

Resultado e discussão

Após aplicarmos a sondagem com perguntas diretas sobre o assunto de reações químicas, conseguimos quantificar o quanto a classe conseguiu absorver de aprendizagem do assunto. A sondagem possuía três reações e pedia para classificar cada reação. Mais da metade dos alunos (54%) acertaram todas as questões, 42 % acertaram conseguiram classificar duas reações, pois 4% conseguiu acertar apenas uma questão com isso podemos perceber o quanto a prática junto com um teste pode acrescentar bastante para o aprendizado de uma turma.

ACERTOS NAS SONDAGENS



Conclusões

Diante do analise dos questionários respondidos pelos alunos e pelo desempenho avaliado e laboratório, percebe-se que atualmente, os alunos memorizam o que precisam apenas para passar em testes mas de fato não entendem a ciência da química e não a compreendem em situações no cotidiano. Para tentar reverter essa situação do ensino de química, é preciso que a Química seja percebida como algo importante e útil, contextualizar os conhecimentos discutidos em sala de aula. Durante a aplicação dos questionários, muitos alunos mostram a curiosidade com as Reações Químicas na prática com as experiência

Agradecimentos

Agradecemos á Universidade Federal do Pará.

Referências

CHASSOT, Attico. Alternativas para tornar a história da ciência presente na educação básica. Em STRECK, Danilo. In: Educação básica e o básico na educação. - Porto Alegre: Sulina/Unisinos, 1996.
MORTIMER, E. F. ; MIRANDA L.C. Transformações: Concepções de estudantes sobre Reações Químicas .Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc02/aluno.pdf
R. BEN-ZVI, B. EYLON, J. Silberstein Students’ visualization of a chemical reaction. Education in Chemistry, 24 (4) (1987), pp. 117-12

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