O uso do jogo de placas como uma ferramenta lúdica no ensino de sistemas, substâncias e misturas.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, M.L.F.M. (SEDUC - MA) ; Dias, G.F. (SEDUC - MA) ; Rios, D.J.A. (IFPI)

Resumo

Este trabalho teve como propósito utilizar um jogo de placas como uma ferramenta lúdica para aumentar e melhorar o entendimento dos alunos em relação aos assuntos trabalhados em sala de aula, tais como sistemas, substâncias e misturas. Perguntas e respostas foram projetadas e os grupos teriam que responder com placas de verdadeiro ou falso, se a resposta estava correta ou não, caso contrário, o grupo teria que relatar onde estaria o erro e reformular a resposta. Ao final do trabalho pode-se constatar uma melhor participação e rendimento dos alunos com o aumento das médias. Levando a concluir que uso de jogos lúdicos pode ser aplicado como uma ferramenta eficiente e dinâmica no ensino-aprendizagem de Química.

Palavras chaves

Jogos lúdicos; Ferramenta eficiente; Ensino de Química.

Introdução

Estudos mostram que o ensino de Química é em geral tradicional, ainda centralizado na memorização de nomes, fórmulas, símbolos, regras e equações químicas, totalmente desvinculadas da realidade em que os alunos estão inseridos. Nessa situação, a química torna-se uma disciplina de difícil compreensão fazendo com que os estudantes questionem a razão pelo qual estão estudando, pois o conteúdo apresentado é totalmente descontextualizado (OLIVEIRA, 2004). Entre as disciplinas do Ensino Médio, a Química é citada pelos alunos como uma das que apresenta maior dificuldade de compreensão, por ser ministrada sob uma perspectiva abstrata, complexa e muitas vezes decorativa. Para que esta visão seja modificada, foram desenvolvidas novas metodologias de ensino ao longo do tempo e uma delas são os jogos lúdicos, os quais são considerados por muitos pesquisadores uma ferramenta de rendimento eficiente e dinâmico para o ensino-aprendizagem. De acordo com Matias, Nascimento e Sales (2017) o jogo lúdico torna-se muito eficaz no ensino de química trazendo para o aluno um novo modo de ver determinado conteúdo, no qual facilita a aprendizagem, transformando a aula tradicional em uma aula prazerosa e divertida, na qual desperta nos alunos a vontade de aprender. Se, por um lado, o jogo ajuda este a construir novas formas de pensamento, desenvolvendo e enriquecendo sua personalidade, por outro, para o professor, o jogo o leva à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem (CUNHA, 2012). O objetivo deste trabalho foi utilizar o jogo de placas como uma ferramenta lúdica com a proposta de aumentar e melhorar o entendimento dos alunos em relação aos assuntos trabalhados em sala de aula, tais como sistemas, substâncias e misturas, tornando mais atraente e divertido o aprendizado.

Material e métodos

O trabalho foi realizado nas turmas do 1º ano do ensino médio da escola Centro de Ensino Vera Lúcia dos Santos Carvalho, localizada na cidade Fortaleza dos Nogueiras - MA. Sendo este organizado em duas etapas. Primeiramente, o conteúdo sobre sistemas, substâncias e misturas foi explanado no formato de aula expositiva dialogada utilizando projeções de imagens e exemplos interligados ao dia a dia dos alunos. Na última etapa, ocorreu aplicação do jogo de placas com intuito de complementar o aprendizado dos alunos. Para a realização do trabalho a turma foi dividida em 4 grupos formados por 7 alunos, em seguida a professora regente entregou a cada grupo duas placas de verdadeiro ou falso, confeccionada em folha A4. Posteriormente as regras do jogo foram esclarecidas, entre elas: após as perguntas e as respostas serem projetadas, os grupos teriam 30 segundos para discussão e análise da veracidade das informações, ao término do tempo e comando da professora todos os grupos levantariam a placa com a resposta escolhida, sendo que as respostas não poderiam ser alteradas. O diferencial do jogo foi quando a resposta era falsa, pois o grupo teve que explicar o porquê da resposta está errada. Se a justificativa estivesse incorreta, a oportunidade de resposta era passada para os grupos seguintes, dessa maneira todos participavam, testando seus conhecimentos e tornando o jogo divertido e dinâmico. Por fim, foi aplicada uma avaliação para verificar quantitativamente os resultados obtidos comparando-os com períodos anteriores.

Resultado e discussão

Com a realização do trabalho notou-se um maior envolvimento e participação dos alunos, a cada pergunta os grupos ficavam atentos e interessados para dar a resposta correta quando a resposta da questão apresentada estava errada (LIMA et al., 2011). Também se pode observar a interação entre os participantes do grupo, sendo que a cada questão, os integrantes levantavam uma discussão sobre as perguntas apresentadas. Na figura 1, é possível observar o envolvimento dos integrantes, à medida que eles avaliavam as opiniões do grupo e chegavam ao consenso da resposta final. No desenvolvimento do jogo a professora regente notou bons resultados e a satisfação dos alunos, pois alguns relataram que gostaram do jogo e que atividades como essa deveria ocorrer mais vezes já que a turma interagiu mais e eles puderam testar o grau de conhecimento a respeito do conteúdo trabalhado. Ao término da aplicação do jogo de placas houve uma avaliação quantitativa com o intuito de verificar a evolução das notas antes e após o jogo. Conforme o gráfico apresentado (figura 2), durante o 1º período, nove alunos estavam abaixo da média e dezenove alunos com o desempenho igual ou superior a seis. Essas informações indicam que 31% dos alunos estavam com notas baixas. Após a execução do jogo, constatou-se que o índice de notas baixas diminuiu para 13,8%, indicando que a utilização de jogos lúdicos são eficientes como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem de Química ao mesmo tempo, estimulante e motivador fazendo com que os alunos busquem trabalhar as relações sociais e individuais tais como: trabalhar em equipe, compartilhar conhecimentos, tomar decisões e respeitar regras (SÁ et al., 2016).

Figura 1

Momentos da aplicação do jogo de placas.

Figura 2

Gráfico comparativo de notas antes e depois da aplicação do jogo de placas.

Conclusões

O uso do jogo de placas transformou a aula tradicional em uma aula dinâmica e divertida onde os alunos puderam participar, interagir, raciocinar e relacionar a teoria com a prática. Ao final do trabalho os objetivos foram alcançados como podemos observar nos relatos dos alunos e no gráfico onde compara as notas antes e depois da aplicação do jogo ficando evidente a diminuição das notas baixas e o aumento das notas sendo este maior do que seis. Diante dos resultados obtidos fica demonstrado o quanto é importante e eficaz o uso de jogos lúdicos no ensino-aprendizagem de Química.

Agradecimentos

Referências

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Revista Química Nova na Escola, v. 34, nº 2, p. 92 - 98, 2012.

LIMA, E. C.; MARIANO, D. G.; PAVAN, F. M.; LIMA, A. A.; ARÇARI, D. P. Uso de jogos lúdicos como auxilio para o ensino de Química. Revista Eletrônica Educação em Foco, 2011.

MATIAS, F. S.; NASCIMENTO, F. T.; SALES, L. L. M. Jogos lúdicos como ferramenta no ensino de Química: Teoria versus prática. Revista de Pesquisa interdisciplinar, nº 2, p. 452 - 464, 2017.

OLIVEIRA, V. B. Jogos de regras e resoluções de problemas. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

SÁ, R. F.; SÁ, C. S. M.; MENEZES, M. G.; NETO, J. E. S.; CÂMARA, M. S. C. Jogo “Químico em ação”: Preparação de um material didático para ensino de Química. UAST, 2006.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ