LEI DE LAVOISIER: A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Machado, D.M. (UEPA) ; Costa, W.C.L. (UEPA) ; Araújo, T.V.M. (UFPA) ; Fonseca, S.G.G. (UEPA) ; Barros, D.J.P. (UEPA) ; Palheta Junior, A.R. (UEPA) ; Barros, D.M.B. (UEPA)

Resumo

O objetivo deste trabalho é utilizar a abordagem histórica em conjunto com tendência educacional experimentação no estudo da Lei de conservação das massas de Lavoisier, como proposta de melhoria do ensino de Química. A prática metodológica foi realizada com 15 alunos de um Cursinho Pré-Vestibular, situado no município de Cachoeira do Arari– PA. Para 100% dos participantes a temática aplicada em sala de aula, a partir do uso da abordagem histórica em conjunto com tendência educacional experimentação foi satisfatória. Portanto, a forma com que os conteúdos são trabalhados é fundamental para promover a obtenção de conhecimentos eficientes por parte do aluno.

Palavras chaves

história da ciência; experimentação; ensino de química

Introdução

A abordagem histórica em sala de aula torna- se importante para que algumas visões científicas sejam expandidas de forma que a ciência seja demonstrada dentro de contextos sociais, políticos e econômicos (POPPOLINO, 2013). A abordagem histórica é uma forma de se ensinar Ciência de extrema importância, pois ela é fundamental para ressaltar o papel da Ciência como parte da cultura humana acumulada ao longo dos séculos (TRINDADE, 2011). A abordagem da História da Química é essencial para a compreensão do avanço das teorias científicas; é fundamental que seja trabalhado durante as aulas os contextos históricos (CEBULSKI; MATSUMOTO, 2009). O grande propósito de acrescer a História da Química nas aulas da disciplina é salientar como os conteúdos que estão sendo estudados surgiram, a maneira como se desenvolveram, e de que forma esses conhecimentos interferem em nossa vida na atualidade, desse modo, o conhecimento químico torna-se um dos meios de interpretar o mundo e intervir na realidade (BRASIL, 2011). A História da Ciência pode cooperar para que se tenha uma melhora na aprendizagem durante as aulas, pois a mesma promove a inserção de conceitos científicos incorporados à realidade humana. Além do mais, valoriza a ciência como uma construção humana, não apenas mostrando os aspectos positivos, mas também que a ciência não é considerada uma verdade absoluta (REIS; SILVA; BUZA, 2012). Portanto, o objetivo geral deste trabalho é utilizar a abordagem histórica em conjunto com a tendência educacional experimentação no estudo da Lei de Conservação das massas de Lavoisier — Combustão de alguns materiais —, como proposta de melhoria do ensino de Química aos alunos de um Cursinho Pré- Vestibular de um município da Ilha de Marajó– PA.

Material e métodos

A prática metodológica foi realizada com 15 alunos, na faixa etária de 18 a 45 anos, pertencentes a um Cursinho Pré-Vestibular, situado no município de Cachoeira do Arari– PA, todos já haviam realizado o Exame Nacional do Ensino Médio pelo menos uma vez, e além disso, todos irão concorrer a vagas em instituições de Ensino Superior públicas. A intervenção foi organizada em 3 etapas: 1ª etapa — Aula expositiva-dialogada sobre a temática “Lei de Conservação das massas de Lavoisier — Combustão de alguns materiais —”, apresentando as principais teorias de Lavoisier desenvolvidas no século XVIII, descrevendo o momento histórico dessa época e mostrando a importância no desenvolvimento científico desse século. 2ª etapa — Com o intuito de aliar o conhecimento teórico com a prática, os alunos foram organizados em 2 (dois) grupos para acompanhamento e execução de 1 (uma) prática experimental, com questões para discussão. Para a prática — Observação da combustão de alguns materiais — baseado no trabalho “APRENDIZAGEM ESTEQUIOMÉTRICA: UMA ABORDAGEM EDUCATIVA ALIADA A CONTEXTUALIZAÇÃO AMAZÔNICA (MACHADO et. al, 2016)”, foram utilizados os seguintes materiais: vidro de relógio; folha de papel A4; palha de aço; fósforo e balança analítica. Vale ressaltar, que o local para a efetivação da prática foi totalmente adequado previamente (sistema fechado). 3ª etapa — Para o fechamento da atividade, um questionário final foi aplicado, com enfoque voltado para opinião do aluno, com o propósito de verificar se os mesmos conseguiram acumular informações repassadas através da metodologia utilizada neste estudo. Vale ressaltar, que o questionário foi constituído das questões apresentadas nos resultados e discussões, e além disso, todas se caracterizavam como abertas.

Resultado e discussão

Fez- se a seguinte pergunta: Como você avalia o assunto trabalhado em sala de aula, a partir da abordagem histórica em conjunto com tendência educacional experimentação? Para 100% dos participantes a temática aplicada em sala de aula, a partir do uso da abordagem histórica em conjunto com tendência educacional experimentação foi satisfatória, devido o interesse evidente demonstrado pelos estudantes e através de seus questionamentos durante a intervenção metodológica. Esse percentual de aceitação dos alunos deve-se a forma metodológica como foi trabalhado o conteúdo, tornando mais eficaz a aprendizagem, em consonância com o que diz Giordan; Vecchi (1996). Na segunda pergunta do questionário, “Você considera a História da Química algo importante a ser estudado?” Para 100% dos alunos a História da Química é importante para ser estudada. Esse percentual de aceitação deve-se a apresentação da História da Química para eles na aula expositivo-dialogada, pois foi uma abordagem que nenhum aluno havia tido em sua vivência educacional. Silva (2013) está em concordância em seus estudos no que se refere a apresentação e utilização da HC para os alunos terem um conhecimento maior sobre o surgimento da Química. Na terceira pergunta do questionário, “Você gostaria que a História da Química fosse abordada em sala de aulas durante as aulas de Química?” Todos os 15 alunos responderam sim, aqui observa-se que a maioria dos alunos gostaria que a História da Química fosse abordada em sala de aula. Oliveira et al. 2016, está em concordância em seus estudos no que se refere ao resultado expressivo obtido neste questionamento.

Conclusões

Conclui-se que a forma com que os conteúdos são trabalhados é fundamental para promover a obtenção de conhecimentos eficientes por parte do aluno. A partir da intervenção histórico-experimental, notou- se que os alunos em sua unanimidade tiveram suas visões ressaltadas para à natureza da ciência. Observou-se também que, os alunos pesquisados em sua totalidade gostariam que a História da Química fosse abordada durante as aulas e ainda que esta contribuiria expressivamente com a aprendizagem da referida disciplina, tornando as aulas mais produtivas, acessíveis e criativas.

Agradecimentos

Referências

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CEBULSKI, E. S.; MATSUMOTO, F. M. A história da Química como Facilitadora da Aprendizagem do Ensino de Química. Portal Educacional do Estado do Paraná. Curitiba – PR. 2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2035-8.pdf> Acesso em: 26 de set de 2017.

GIORDAN, A.; VECCHI, G. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. Porto Alegre: Artes médicas, 1996. 226 p.


MACHADO, D. M.; BARBOSA JÚNIOR, A. S.; REIS, J. D. E.; COSTA, W. C. L.; BARROS, D. J. P.; GONÇALVES, L. C.; PALHETA JUNIOR, A. R.; COSTA, N. L. S. Aprendizagem estequiométrica: uma abordagem educativa aliada a contextualização amazônica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 56. Belém/PA, 2016. Anais... Belém- PA, 2016.

OLIVEIRA, L. A.; GARRETA, L. S.; COSTA, M. C.; NASCIMENTO, A. G. A história da química como instrumento motivador no processo de ensino aprendizagem da disciplina de química nas turmas de 1° ano do ensino médio: percepção dos educandos. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3. Natal/RN, 2016. Anais... Natal- RN, 2016.

POPPOLINO, G. G. Utilizando a abordagem histórica com experimentação para trabalhar conceitos de química no ensino médio. 2013, 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Federal de Educação Tecnológica, Rio de Janeiro, 2013.

REIS, A. S.; SILVA, M. D.B.; BUZA, R. G. C. O uso da história da ciência como estratégia metodológica para a aprendizagem do ensino de química e biologia na visão dos professores do ensino médio. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, São Paulo, SP, v. 5, p. 1-12, 2012.

SILVA, T. S.; MORAIS, R. O.; CARDOSO, J. L. S.; MEDEIROS, L.N. A importância da história da Química para alunos do nível Médio de Ensino. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 53. Rio de Janeiro/RJ, 2013. Anais... Rio de Janeiro- RJ, 2013.

TRINDADE, D. F. História da Ciência: uma possibilidade interdisciplinar para o ensino de ciências no Ensino Médio e nos cursos de formação de professores de ciências. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, RJ, v. 4, n. 2, p. 257-272, 2011.

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