ANÁLISE DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO DAS FOLHAS DE ERVA CIDREIRA (Lippia alba) FRENTE A BACTÉRIAS DE ISOLADAS DE ALIMENTO

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Saboia, C.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Teles, A.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Santos, B.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Everton, G.O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Santos, G.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Mouchrek, A.N. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO)

Resumo

A atividade antimicrobiana das bactérias frente ao extrato extraído das folhas da erva cidreira (Lippia alba), verificou-se por meio da análise química pelo método de Folin-Ciocalteu, onde determinação do teor de compostos fenólicos da erva cidreira na pesquisa foi de 575,62 mg EAT.g-1,a atividade antibacteriana foi avaliada pela técnica de microdiluição. A preparação do extrato etanólico da erva cidreira foi obtido em evaporador rotativo, verificou-se que o extrato apresenta o rendimento na erva cidreira 9,823%. O extrato apresentou atividade antimicrobiana frente às bactérias testadas. Diante dos resultados deste estudo, a erva cidreira pode ser apresentado como agente antimicrobiano, tornando-se uma alternativa promissora, sobretudo para a população mais carente.

Palavras chaves

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA; EXTRATOS; PLANTAS MEDICINAIS

Introdução

O uso de plantas medicinais é conhecido desde a antiguidade. Plantas como erva cidreira (Lippia alba) são usados na medicina popular, para tratar vários tipos de doenças e normalmente se realiza extratos para o tratamento (ANJOS, 2013). Atualmente, algumas bactérias possuem uma resistência maior a determinados compostos, então se teve uma maior necessidade de elaborar pesquisas voltadas para produtos naturais, as plantas tem sido um grande aliado por ter propriedades medicinais, então à necessidade também de saber o rendimento dessas plantas, já que a indústria farmacêutica quer um produto natural que tenha um bom rendimento aliado a um baixo custo de produção, deve-se sempre analisar sua produção, desde a obtenção da matéria-prima até o produto final. Todas as plantas possuem compostos fenólicos em sua composição, onde trazem vários benefícios ao ser humano (FELIPE, 2015). Tendo em vista a atividade microbiana do extrato da erva cidreira esta pesquisa visa contribuir com os dados que foram analisados que são responsáveis pela atividade do extrato frente às bactérias testadas.Esta pesquisa teve como finalidade avaliar a atividade antimicrobiana do extrato alcoólico das folhas da erva cidreira (Lippia alba) para verificar a sensibilidade das cepas isoladas de alimentos de comida de rua.

Material e métodos

As folhas da erva cidreira foram colhidas encaminhadas ao Laboratório de Microbiologia do Programa de Controle de Alimentos e Água – UFMA e secas à temperatura ambiente e moída em moinho de facas. Os extratos alcoólicos foram obtidos por método extrativo em um período de quinze dias, utilizando etanol PA, o extrato foi evaporado em evaporador rotativo à temperatura de 35ºC. O rendimento do extrato foi calculado pela massa da planta x massa do extrato bruto (g), onde o resultado é em porcentagem. Foram utilizadas cepas de bactérias (isoladas de comida de rua) cedidas pelo laboratório PCQA-UFMA, onde a atividade antimicrobiana foi realizada segundo a metodologia da diluição em caldo proposta pela National Committee for Clinical Laboratory Standart (NCCLS, 2003). A determinação espectrofotométrica dos compostos fenólicos foi realizada de acordo com metodologia descrita por Waterhouse (2012), utilizando-se o reagente de Folin-Ciocalteu. A curva de calibração foi obtida fazendo-se uso de seis diluições de ácido tânico (10-120 µg/L). As amostras em análise foram submetidas ao mesmo procedimento. As mensurações das absorbâncias em função da concentração foram feitas em espectrofotômetro UVVIS Quimis a 760 nm, em triplicata.

Resultado e discussão

Plantas como erva cidreira (Lippia alba) são usados na medicina popular, os extratos onde são utilizados no tratamento das mais variadas enfermidades (ANJOS, 2013). A acentuada resistência de bactérias gera uma grande necessidade de se desenvolver pesquisas com plantas medicinais, onde são fontes de substâncias bioativas vem sendo um indicativo pra diversas descobertas de eficientes terapêuticos (Alencar et al. 2015).O substrato da erva cidreira teve um rendimento de 9,823%, a indústria sempre procura um maior rendimento e mais baixo custo como foi verificado nesta pesquisa. Os compostos fenólicos são estruturas químicas de origem vegetal, que podem exercer efeitos preventivos ou curativos em distúrbios fisiológicos do ser humano (FELIPE, 2015). A quantidade de composto fenólico totais no extrato alcoólico da erva cidreira 575,62 mg EAG/g ,o resultados obtido na pesquisa indica uma concentração relevante do composto fenólico a extração dos fenóis se comparado com outros autores. O extrato testado da erva cidreira, na concentração de 60.000µg/mL teve atividade pelo método de macrodiluição em onze cepas de bactérias do gênero Staphylococcus isoladas de alimentos, o extrato possui potencial antimicrobiano. O extrato etanólico de erva cidreira teve eficiência para a inibição das bactérias do gênero Staphylococcus na concentração 60.000µg/mL, enquanto Azevedo et al. (2011) que utilizou o extrato etanólico de Erva Cidreira em diferentes concentrações 250.000 µg/mL a 1.000.000 µg/mL nenhum foi eficiente na inibição de S.aureus. Produtos de origem naturais como o extrato realizado, é uma alternativa bastante viável, na indústria farmacêutica, por causa de seus princípios ativo sendo também uma forma mais econômica para o tratamento de diversas doenças.

Conclusões

O extrato da erva cidreira estudado apresentou uma atividade antimicrobiana significativa frente às cepas das bactérias cedidas pelo laboratório PCQA na concentração de 60.000 μg.mL1, a determinação do teor de compostos fenólicos da erva cidreira teve como resultado 575,62 mg EAT.g-1 , onde extrato apresentou o rendimento da erva cidreira de 9,823%,. Este trabalho serve como base para o desenvolvimento de outros trabalhos que tenham como estudo a utilização da erva cidreira para o combate a tais microorganismos que possam causar danos a saúde pública.

Agradecimentos

A Deus, A Universidade Federal do Maranhão e ao PIBIC/FAPEMA pela bolsa concedida e ao Laboratório de Microbiologia do Programa de Controle de Alimentos e Água (PCQA)

Referências

ANJOS, L,S,T. Estabelecimento e catogênese in vitro de Lippia Alba (Mill) N.E.Brown (Verbenaceae). Monografia apresentada ao Instituto de Biologia da Universidade Federal Bahia como exigencia para obtencao do grau de Bacharel em Ciencias Biologicas, Salvador, 2013.

ALENCAR,L,C,B; CHAVES,T,P; SANTOS,J,S; NÓBREGA,F,P; ARAÚJO,R,M; SANTOS,V,L; FELISMINO,D,C; MEDEIROS,A,C,D. Efeito modulador do extrato de plantas medicinais do gênero Spondias sobre a resistência de cepas de Staphylococcus aureus à Eritromicina. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada. Vol.36,nº1.2015.

AZEVEDO,R.R.S; ALMEIDA,V.G.A; SILVA,E.M.F; SILVA,A.L; GOMES,N.R.S; MATIAS,T.M.S; SOUZA,L.I.O; SANTOS,A.F. Potencial antioxidante e antibacteriano do extrato etanólico de plantas usadas como chás. Revista Semente, 6(6), p.240-249.,2011.


FELIPE, M,R. (2015). Viver bem Você sabe o que são compostos fenólicos. Disponível em:< http://wp.clicrbs.com.br/viverbem/2015/03/23/voce-sabe-o-que-sao-compostos-fenolicos/>. Acesso em: 06.Agost.2017.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ