ANÁLISE FITOQUÍMICA DE METABOLITOS BIOATIVOS PRESENTES NAS FOLHAS DA Genipa americana

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Guarim, A. (IFMA) ; Lima, L. (IFMA) ; Batista, A. (IFMA) ; Santos, C. (IFMA) ; Vieira, C. (IFMA) ; Gomes, W. (IFMA)

Resumo

Genipa americana, conhecida popularmente como “jenipapo”, é uma espécie encontrada entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado. Neste trabalho realizou- se uma análise fitoquímica preliminar das folhas de G. americana. O material vegetal foi obtido a partir de um espécime localizado no IFMA (Campus Imperatriz). O extrato alcoólico das folhas foi submetido a uma triagem fitoquímica baseada no método de Matos (1997). No extrato das folhas, obteve- se altos teores de substâncias bioativas, sobretudo, flavononois e flavanois. Tal análise, atrelada a testes qualitativos permitirá um maior conhecimento sobre a espécie e a natureza dos metabolitos secundários presentes nas folhas do jenipapo, assim como de suas possíveis propriedades funcionais.

Palavras chaves

prospecção fitoquímica; metabolitos secundários; jenipapo

Introdução

A fitoquímica é importante principalmente para os estudos químicos com espécies, sobretudo de interesse popular, tendo como objetivo conhecer os compostos químicos das espécies vegetais, identificando grupos de metabolitos secundários relevantes e úteis enquanto marcadores químicos (SIMÕES et al.,2004).Ademais, o uso de plantas medicinais tem importância para a comunidade devido a sua alta disponibilidade, baixa toxicidade, risco mínimo de efeitos colaterais e principalmente aos baixos custos quando comparados aos medicamentos alopáticos (RODRIGUES E CARVALHO, 2001). Nesse contexto, o jenipapeiro (Genipa americana), pertencente à família Rubiaceae, considerada uma espécie de importância econômica, tanto pela sua essência florestal, quanto pela produção de alimentos (FIGUEIREDO et al.,1986) se destaca por apresentar características relevantes quanto a prospecção fitoquímica. Entretanto, poucos são os trabalhos sobre a composição química de metabolitos secundários dessa espécie, principalmente no que se referem às folhas. Assim, o principal objetivo desse trabalho é realizar uma prospecção fitoquímica do extrato etanólico das folhas do jenipapo.

Material e métodos

As folhas do Jenipapo (Genipa americana) foram coletadas no IFMA (Campus Imperatriz) na qual foram utilizadas para análise fitoquímica. Para a obtenção do extrato, as folhas de G. americana foram coletadas e submetidas ao método de trituração. Para este processo foi utilizado a relação de 198 g de droga vegetal para 750 mL de álcool. O extrato permaneceu estático por 48 horas. Ademais, 50 mL foram manuseados para realização da prospecção fitoquímica utilizando os métodos descritos por Matos (1997) na qual comprova de forma objetiva, a presença de alguns componentes orgânicos. Na metodologia adotada, usou-se soluções de cloreto de sódio, hidróxido de sódio e cloreto de ferro III sendo estas soluções com concentrações de 1 molar.

Resultado e discussão

A análise fitoquímica de G. americana foi analisada de acordo com os métodos descritos por Matos (1997). Os testes para detecção dos constituintes dos metabolitos secundários foram realizados por meio de teste de pH. A presença de coloração verde-escura por meio da adição de FeCl3 foi positivo para taninos condensados, esse grupo de metabolitos secundários é empregado nos processos de coloração de vinhos . E na medicina é utilizado nos tratamentos de feridas, queimaduras e inflamações (Carvalho, 2011). Nos testes realizados com lâmpada a álcool obteve-se presença de precipitado e coloração amarela, indicando flavanonas e catequinas com coloração pardo- amarelo. Ainda sim, obteve-se a coloração vermelha laranja indicando flavonois, a coloração amarela indicando flavonois, xantonas, e flavonas sendo estes acidificados seguida da adição de alguns centigramas de magnésio granulado. A presença de, triterpenoides pentaciclos livres foram confirmados por meio do teste de Lieberman-Burchard. Os resultados das análises demonstram a presenças de substâncias bioativas, nas folhas do Jenipapo.

Conclusões

Depreende-se, portanto, que a prospecção fitoquímica do extrato etanólico da espécie Genipa americana, mostrou-se eficaz por apresentar compostos secundários, úteis na etnofarmacologia, visto que, as metodologias utilizadas nos ensaios mostraram ser adequadas e com resultados relevantes para metabolitos secundários das folhas da planta estudada. Esses resultados poderão subsidiar inúmeras pesquisas, contribuindo assim para a comunidade científica devido à grande utilidade dos compostos bioativos que serão manuseados para fins diversos.

Agradecimentos

Ao IFMA que possibilitou a realização da pesquisa, e ao CNPq pela bolsa contemplada.

Referências

ALVES, J. S. F. Estudo Químico E Biológico De Genipa Americana L. (Jenipapo). NATAL-RN. 123 p Dissertação - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, 2014. < https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream> acesso em 07 de maio 2018.
BARBOSA, D. A. Avaliação Fitoquímica E Farmacológica De Genipa Americana L. (Rubiaceae). Rio de Janeiro. 138 p Dissertação - 2008.
CARVALHO, R. R. P. A Hora E A Vez Dos Taninos Condensados.Revista fi. Food Ingredients Brasil Nº 19 - 2011. < http://revista-fi.com.br/upload_arquivos> acesso em 1de agosto de 2018.
FRANÇA, F.V. Estudo Fitoquímico e Atividade Antioxidante de Extrato Etanólico de Genipa Americana. Revista Mundi Saúde e Biológicas. Curitiba, PR, v. 2, 2 julho/dezembro 2017.
MATOS, F.J. A. Introdução á Fitoquímica Experimental. 2ª ed. – Fortaleza: Edições UFC, 1997.
SIMÕES, C.M.O., Schekel, E.P., Gosman, G., Mello, J.C.P., Mentz, L.A., Farmacognosia: da planta ao medicamento. Porto Alegre/ Florianópolis, 6a edição, Ed. da UFRGS/ Ed. da UFSC, 2007.< www.plamevasf.univasf.edu.br/anais.php> acesso em 4 de agosto 2018.


Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ