ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DAS SEMENTES DO ABACATE (Persea americana Mill)

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Azevedo, C. (UFPA) ; Almeida, O. (UFPA) ; Chaves, A. (UFPA)

Resumo

O objetivo desse estudo foi quantificar o teor de compostos fenólicos e atividade antioxidante do extrato etanóico da semente do abacate (Persea americana Mill). O extrato bruto etanóico (EtOH-PA), obtido por extração sólido-líquido (Soxhlet) foi fracionado em coluna cromatográfica utilizando- se os solventes hexano, diclorometano, acetato de etila e metanol. Para determinar o teor de compostos fenólicos totais e a capacidade antioxidante foram utilizados os métodos de Folin-Ciocalteu, DPPH e ABTS. Os teores de fenóis totais foram de 7,67 e 6,54% (DM-PA e Hex-PA), para a atividade antioxidante foram de 397,55 e 524,12 μg.g 1 (MeOH), métodos DPPH e ABTS. Com base nos resultados pode-se concluir que as sementes de abacate possuem compostos com propriedades para combater os radicais livres.

Palavras chaves

Dermocosmética; Biomassa; Antioxidante

Introdução

Os radicais livres podem ser gerados no citoplasma, nas mitocôndrias ou na membrana e o seu alvo celular (proteínas, lipídeos, carboidratos e DNA) está relacionado com o seu sítio de formação (Anderson, 1996; Yu & Anderson, 1997). Entre as principais formas reativas de oxigênio o O2- apresenta uma baixa capacidade de oxidação, o OH- mostra uma pequena capacidade de difusão e é o mais reativo na indução de lesões nas moléculas celulares. O H2 O2 não é considerado um radical livre verdadeiro, mas é capaz de atravessar a membrana nuclear e induzir danos na molécula de DNA por meio de reações enzimáticas (Anderson, 1996). O abacate (Persea americana Mill.) possui notável qualidade nutricional, contém grande quantidade de vitaminas, minerais, proteínas e fibras, além do elevado teor de lipídios que confere destaque ao fruto como auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, contém níveis elevados de compostos fitoquímicos bioativos, incluindo a vitamina E, carotenoides, esteróis, compostos fenólicos, entre outros (LEE et al., 2004). Esses agentes são muito importantes para o corpo, pois fortalecem o sistema imunológico, permitindo combater os radicais livres com mais eficácia. Dessa forma, consumir alimentos ricos em antioxidante ajuda a prevenir os mais diversos tipos de doenças, como é o caso do câncer. O abacate pode ser considerado um exemplo de alimento funcional, pois é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, sais minerais e antioxidantes, além de ser uma fruta barata e possibilitar uma nutrição saudável. (Wu et al., 2004; TANGO et al., 2004).

Material e métodos

As sementes de abacate (Persea americana Mill.) (PA) 5 kg in natura, foram pré-tratadas com água corrente (retirada dos resíduos da polpa e outras impurezas) e secas à temperatura ambiente (T ≈ 28,5 °C), durante 72 h. Após o pré-tratamento o material foi seco em estufa com circulação de ar (MARCONI-035) a 50 ± 2 ºC, até peso constante e moído (3,75 kg) em moinho de facas (WILLEY, Modelo WLS-3004). A análise imediata (umidade, voláteis, cinzas e carbono fixo) foi realizada de acordo com as normas ASTM D 1102 e ASTM E 870 a E 872. A extração sólido- líquido foi realizada em um extrator Soxhlet (1000 mL), contendo sementes de abacate moídas (400 g). Foram realizadas duas extrações com etanol (1000 mL) (P.A, CRQ, Brasil) por 12 h, para cada extração foi utilizada a relação soluto-solvente de 1:4 (m/m). Após a remoção do solvente em evaporador rotativo (HEIDOLPH, Laborota 4000) na temperatura de 50 ºC, o extrato bruto etanoico (EtOH-PA) foi armazenado em freezer doméstico (Cooler H-300 Eletrolux) a -10 ºC. O rendimento do extrato bruto foi calculado pela razão entre a massa de extrato seco em relação à massa da amostra seca. O fracionamento do EtOH-PA (30 g) foi realizado em cromatografia de coluna (CC), contendo sílica gel 60 (0,06-0,20 mm Merck), utilizando-se gradiente de solventes em ordem crescente de polaridade: n-hexano (Hex-PA), diclorometano (DM-PA), acetato de etila (AE-PA) e metanol (MeOH-PA). A determinação dos compostos fenólicos totais e da atividade antioxidante dos extratos brutos (EtOH-PA) e de suas frações (Hex-PA, DM-PA, AE-PA e MeOH-PA) foram de acordo com os métodos de Folin-Ciocalteau (SINGLETON et al., 1999), DPPH• (2,2-difenil-1-picril-hidrazina) e ABTS•+ [2,2’-azinobis-(3- ethylbenzothiazoline-6-sulfonic acid)] (RUFINO et al., 2007a,b).

Resultado e discussão

O teor de umidade e o rendimento em base úmida da semente do abacate in natura foi de 12,98 e 87,02%, respectivamente. A taxa decrescente de secagem, correspondendo ao primeiro período, isto sugere que o material apresenta em sua estrutura externa uma maior concentração de água. Os resultados da análise imediata do material vegetal in natura, sem pré- tratamento (Tabela 1), apresentou um balanço de massas de 99,93%, dados citados na literatura também mostram fato semelhante para o bagaço de cana- de-açúcar (91%) e palha de trigo (95%) (PANDEY et al., 2000; SUN & CHENG, 2002). Valores entre 98 a 102% para o balanço de massa são considerados aceitáveis, uma vez que esta margem de erro leva em consideração o número de etapas de análises, ou mesmo o número de análises, que combinados com o erro individual, acarretam lapsos ou sobreposições de resultados (MARABEZI, 2009). O rendimento do EtOH-PA (Tabela 2) obtido por extração sólido-líquido foi de 7,51%, para as frações obtidas por CC o maior rendimento foi para a fração MeOH-PA (46,20%). Em comparação com o teor de compostos fenólicos o EtOH-PA foi o que apresentou o maior teor (12,77%), por outro lado a fração AE-PA apresentou o menor teor (0,19%). A maior parte dos compostos fenólicos não é encontrada no estado livre na natureza, mas sob a forma de ésteres ou heterosídeos sendo solúveis em água e em solventes orgânicos polares (CARVALHO, 2007). Nos dois métodos que foram medidos o sequestro de radicais livres, a fração MeOH-PA foi a que apresentou a maior capacidade 397,55 e 524,12 μg.g-1 (DPPH e ABTS), respectivamente. A partir dos resultados (Tabela 2), consta-se que a atividade antioxidante pelo método ABTS foi superior ao DPPH em poder de combater os radicais livres para o ETOH-PA e suas respectivas frações.

Tabela1

Resultados da análise imediata do caroço do abacate in natura

Tabela 2

Resultados obtidos das frações por cromatografia de coluna

Conclusões

A partir dos resultados obtidos, teor de compostos fenólicos total foi superior no extrato bruto etanóico da semente do abacate (12,77%). O método ABTS para captura de radicais livres foi superior no extrato etanoico da semente do abacate e em todas as frações, sendo o melhor resultado obtido para a fração metanoica 524,12 μg.g-1. Novos estudos necessitam ser conduzidos em busca do isolamento, da purificação e identificação dos compostos ativos da planta, bem como, para confirmar sua ação antioxidante, in vitro, usando outros radicais livres.

Agradecimentos

Agradeço a UFPa pelo recurso, a CAPES pelo auxílio, ao LPCN e ao Laboratório de Química Ensino juntamente com o Laboratório de Instrumental Inorgânica.

Referências

RUFINO, M. S. M., ALVES, R. E., BRITO, E. S., MORAIS, S. M., SAMPAIO, C. G., PÉREZ-JIMÉNE, J., & SAURACALIXTO, F. D. (2007b) Metodologia Científica: Determinação da atividade antioxidante total em frutas pela captura do radical livre DPPH. Embrapa Agroindustrial Tropical: Comunicado Técnico 127. Fortaleza - CE. 4p.

RUFINO, M. S. M., ALVES, R. E., BRITO, E. S., MORAIS, S. M., SAMPAIO, C. G., PÉREZ-JIMÉNEZ, J., & SAURA-CALIXTO, F. D. (2007a). Metodologia Científica: determinação da atividade antioxidante total em frutas pela captura do radical livre ABTS•+. Embrapa Agroindustrial Tropical: Comunicado Técnico 128. Fortaleza - CE. 4p.


SINGLETON, V. L.; ORTHOFER, R.; LAMUELA, R. M. Analysis of total phenols and other oxidation substrates and antioxidants by means of Folin-Ciocalteau reagent. Methods of
Enzymology, v.299, 1999. p.152–178.

SUN Y., CHENG J. Hydrolysis of lignocellulosic materials for ethanol production: a review. Bioresurce Technology. v. 83, p.1-11, 2002.
PANDEY, A.; SOCCOL, C.R.; NIGAM, P.; SOCCOL, V.T. Biotechnological potential of agro-industrial residues: sugarcane bagasse. Biosource Technology, v.74, p.69-80, 2000.
MARABEZI, Karen. Estudo sistemático das reações envolvidas na determinação dos teores de lignina e holocelulose em amostras de bagaço e palha de cana-deaçúcar. Universidade Federal de São Carlos p.52, São Carlos. 2009.
http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/radicais-livres-o-que-sao-e-como-os-antioxidantes-combatem-seu-excesso-no-corpo_a8489/1. Acesso em 01/08/2018

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ