ESTUDO QUÍMICO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MOLUSCICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Citrus limon L. FRENTE AO CARAMUJO TRANSMISSOR DA ESQUISTOSSOMOSE (Biomphalaria glabrata)

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Martins, R.M. (UFMA) ; Sousa, I.B. (UFMA) ; Mouchrek, C.N. (UFMA) ; Silva, M.R.C. (UFMA) ; Oliveira, R.W.S. (UFMA) ; Mouchrek Filho, V.E. (UFMA) ; Jorge, N.A. (UFMA)

Resumo

Nesta pesquisa, o óleo essencial foi extraído da casca de Citrus limon Linneo, determinando-se as propriedades físico-químicas, quantificando-se os componentes pela técnica de cromatografia gasosa acoplado à espectrometria de massas, sendo o constituinte majoritário o l - limoneno, com teor de 48,99%. Os resultados mostraram um rendimento de 0,46%. Calculou-se a concentração letal do óleo pelo método Reed-Muench e Pizzi. Quanto a atividade moluscicida o óleo extraído teve uma CL50 de 13,18 mg.L-1, enquanto o teste realizado para o padrão de l-limoneno obteve uma CL50 de 20,60 mg.L-1. Com estes resultados o óleo em estudo é ativo frente ao caramujo Biomphalaria glabrata.

Palavras chaves

óleos essenciais; toxicidade; moluscicida

Introdução

A doença esquistossomose mansônica pode ser classificada como infectoparasita, tendo como causador o trematódeo Schistosoma mansoni. Inicialmente, trata-se de uma doença assintomática, porém a mesma pode evoluir causando danos graves à saúde, por isso é encarada como um problema de saúde pública, ocorrendo principalmente na zona tropical (Ministério da Saúde, 2014). A maneira mais eficaz para o controle da esquistossomose é interrompendo o ciclo evolutivo, principalmente com a redução das populações dos moluscos hospedeiros intermediários. Os métodos de controle são classificados em três tipos: biológico, físico e químico. O biológico baseia-se com a introdução de organismos com ação predadora, competidora, parasitária em relação aos moluscos hospedeiros. O físico consiste na implantação e manutenção de fatores capazes de impedir o desenvolvimento das populações desses animais. O método químico compreende na aplicação de produtos tóxicos nos criadouros (WHO, 2004). A sociedade tem demandado produtos orgânicos de baixo custo, fácil aplicação e isentos de toxicidade. Portanto, as plantas estão sendo mais exploradas para o uso de seus extratos brutos e/ou óleos essenciais por ser bastante eficaz e apresentar menor agressão ambiental (MORAIS, 2009). O óleo volátil da casca do fruto e das folhas de Citrus limon L. é rico em limoneno, bpineno, g-terpineno, terpinoleno, neral e geranial (GHELARDINI et al., 1999; BISSET, 2001), assim, há uma preferência grande ao uso dos óleos essenciais. Com base no exposto, foi estudada e avaliada a atividade moluscicida do óleo essencial extraído das cascas do limão, frente ao caramujo transmissor da esquistossomose, com o objetivo de buscar um produto natural que possa ser usado como alternativa no controle da doença.

Material e métodos

Os frutos do limão foram obtidos em um supermercado da rede varejista do município de São Luís – MA. Levados ao Laboratório Pesquisa e Aplicação de Óleos Essenciais (PCQA/UFMA). Realizou-se a extração do óleo essencial da casca do limão por meio da destilação por arraste de vapor de água em um sistema de extrator de Clevenger, e conectado a ele um banho ultratermostático. Em seguida, o óleo é secado por meio da percolação com sulfato de sódio e armazenado em coletor de vidro. As propriedades físico- químicas determinadas do óleo essencial foram: densidade, solubilidade em etanol (90%), índice de refração, cor e aparência. O cálculo do rendimento da extração foi expresso em percentagem, conforme a fórmula descrita na FARMACOPEIA BRASILEIRA V, 2010. Os moluscos da espécie biomphalaria glabrata foram coletados no mês de fevereiro do ano de 2017 no bairro Sá Viana / São Luís - MA, em áreas alagadas. A técnica de coleta utilizada foi uma varredura com uma concha e os caramujos capturados foram recolhidos em recipientes de vidro com tampa com 05 caramujos em cada recipiente, com 25 mL de água desclorada. Aqueles que estivessem parasitados (positivos) seriam etiquetados e separados, e os que não apresentassem sinais de infecção seriam selecionados para o teste de atividade moluscicida. A análise estatística dos dados foi realizada de acordo com o método de Reed-muench, e elaborou-se uma tabela contendo os dados de mortalidade para cada concentração testada. Construiu-se um gráfico que contém uma curva para o acúmulo de animais mortos em cada concentração e outra curva para o acúmulo de sobreviventes. O ponto de intercessão entre as curvas é a Concentração Letal (CL) 50%, onde o número de animais sobreviventes é igual ao número de animais mortos (COLEGATE; MOLYNEUX, 2007).

Resultado e discussão

Os parâmetros físico-químicos dos óleos essenciais são importantes não apenas para determinação da qualidade, como também para o controle da sua pureza. Os resultados são apresentados conforme a tabela 1. As pequenas diferenças nos valores encontrados podem ser atribuídas a fatores tais como época de coleta, condições do local e tempo de armazenamento. A extração do óleo essencial foi realizada num tempo de 3 horas, para uma massa de 30 g de amostra até um volume de 300 mL de água destilada, a temperatura de 100 °C, chegando assim a seu rendimento máximo e valor próximo ao da literatura. No espectrofotômetro de massas, podemos observar os constituintes no óleo essencial do Citrus limon Linneo, sendo o constituinte majoritário o limoneno com 48,996%. Para a avaliação da concentração letal do óleo essencial Citrus limon Linneo, e para o padrão de l-limoneno são expostos na tabela 2 e tabela 3. Na tabela 2, observa-se que houve uma mortalidade de 100% em vinte e quatro horas de exposição nas concentrações de 50 e 75 mg.L-1; na concentração de 25 mg.L-1 em 24 horas a mortalidade foi de 80% e em 10 mg.L-1 a mortalidade foi de 30%. Para cada concentração como mostrado na tabela 3, em um determinado tempo em (h) o teste foi realizado e os dados sobre o número de caramujos vivos e mortos foram encontrados através da média das 5 concentrações testadas. A taxa de percentagem da mortalidade dos caramujos frente ao óleo do Citrus limon Linneo, o que se observa é que a mortalidade é diretamente proporcional ao logaritmo da concentração.

Tabela 1 - Parâmetros físico-químicos do óleo essencial do limão estud






Conclusões

De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que apresentaram resultados satisfatórios, com rendimento de 0,46% do óleo essencial extraídos, assim como parâmetros físico-químicos que obtiveram valores semelhantes ao obtidos pela literatura. A caracterização por CG-EM permitiu identificar os componentes majoritários e minoritários do óleo, destacando o limoneno com 48,996%. A atividade moluscicida do óleo essencial extraído alcançou um ótimo resultado frente ao caramujo, com a CL-50 de 13,18 mg.L-1.

Agradecimentos

Referências

BISSET N. M. Wichtl M. Herbal drugs and phytopharmaceuticals. 2.ed. Medpharm: Boca Raton, CRC / Stuttgart. 2001.

Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Controle da esquistossomose: diretrizes técnicas. Brasil. Ministerio da Saude. Fundacao Nacional da Saude, 1995.

COLEGATE, S. M.; MOLYNEUX, R. J. Bioactive Natural Products: Detection, Isolation, an Structural Determination. 2 ed. CRC Press, 2007.

FARMACOPEIA BRASILEIRA V. v. 1. 5. ed. Brasília: Fiocruz, 2010.

GHELARDINI, C.; GALEOTTI, N.; SALVATORE, G.; MAZZANTI, G. Local anesthetic activity of the essential oil of Lavandulaangustifolia. Planta Med, v. 65, p. 700-703, 1999.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Esquistossomose. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/esquistossomose/11240-descricao-da-doenca> . Acesso em: 20/05/ 2017.

MORAIS, L. A. S. ÓLEOS ESSENCIAIS NO CONTROLE FITOSSANITÁRIO. In: Bettiol, W.; Morandi, M. B. (Org.). Biocontrole de Doenças de Plantas: Uso e Perspectivas. 1 ed. v. 1, p. 139-152. Jaguariúna. 2009.

WHO. World Health Organization. Dengue bulletin: Situation of dengue/dengue haemorrhagic fever in SEA countries, 2004.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ