FENÓLICOS TOTAIS E FLAVONOIDES TOTAIS DE EXTRATOS OBTIDOS DOS CAULES DE [i]CROTON LINEARIFOLIUS[i] (EUPHORBIACEAE)

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Santos, C.T. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Passos, M.M.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Costa, M.A.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Ramos, R.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Fernandes, E.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Pinheiro, L.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Silva, B.C.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Gualberto, S.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA)

Resumo

O estudo envolveu a obtenção do extrato etanólico que foi preparado por percolação com solução hidroetanólica a 70%. O fracionamento foi realizado para obtenção das frações Hexânica, Diclorometânica e Acetato de Etila. A análise preliminar da composição química do extrato etanólico foi feita por testes in vitro.A partir dos extratos secos das amostras foram determinados seu conteúdo de fenóis totais pelo método Folin-Ciocalteu, flavonoides pelo método do Cloreto de Alumínio. Os resultados obtidos pela prospecção indicam a presença de taninos condensados, flavonas, alcaloides, flavonóis, xantonas, flavanonois, flavononas e saponinas, sendo comprovado através da quantificação dos compostos fenólicos e flavonoides.

Palavras chaves

Croton; Fenólicos totais; Flavonoides totais

Introdução

Nos últimos anos, o consumo de plantas como alternativa no tratamento de algumas doenças tem crescido gradualmente e de forma considerável. Os compostos bioativos produzidos pelas plantas, denominados metabólitos secundários, apresentam um grande potencial para aplicação nas indústrias de alimentos, farmacêutica, cosmética e de agroquímicos, podendo vir a ser utilizados como antioxidantes, estabilizantes, fitoterápicos e inseticidas botânicos alternativos, a serem empregados em substituição ou associados aos compostos sintéticos.Plantas do gênero Croton produzem uma diversidade de constituintes químicos bioativos, muitos deles com propriedades medicinais e inseticidas já comprovadas. Estudos com espécies desse gênero vêm crescendo entre a comunidade cientifica brasileira, tanto no que se refere à investigação das suas propriedades químicas quanto farmacológicas e, dentre elas, destaca-se a atividade antioxidante. Normalmente, os compostos fenólicos estão presentes na maioria das espécies vegetais que inibem a formação de radicais livres, sendo uma das principais classes de substâncias antioxidantes de ocorrência natural, e que, geralmente, são representados pelos flavonoides, taninos, cumarinas, ligninas e outros (MORAIS et al.,2009). Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os teores de fenólicos e flavonoides totais presente no extrato etanólico e frações obtidas dos caules da espécie Croton linearifolius, visando ampliar os conhecimentos sobre as propriedades químicas e farmacológicas da espécie estudada. Sendo esta espécie nativa da região do semiárido baiano, para a qual não são encontradas muitas referências na literatura cientifica, essas informações subsidiarão a descoberta e obtenção de novos bioprodutos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Material e métodos

Os caules do C. linearifolius foram secos em estufa de circulação de ar e triturados em um moinho de facas. Posteriormente, o material vegetal foi extraído por percolação com etanol a 70%. O extrato etanólico foi fracionado por partição liquido-liquido, a partir da diluição de 17 g do (EE), utilizando hexano, diclorometano e acetato de etila, respectivamente. A análise preliminar do extrato etanólico, foi realizada seguindo o método descrito por MATOS (1988), com o intuito de identificar grupos metabolitos secundários presentes no extrato. A determinação do teor de Fenólicos Totais foi realizada utilizando o método de Folin-Ciocalteau, descrito por Sousa et al., (2007), com modificações. Utilizou-se a concentração de 2000 μg/mL para o EE, FH, FD e para FAE a concentração de 500 μg/mL. Em balões volumétricos de 10 mL, alíquotas de 500 μL de cada amostra foram agitadas com 500 μL do reagente de Folin-Ciocalteau e 6 mL de água deionizada por 1 minuto. Após esse tempo 2 mL de solução de carbonato de sódio a 15% foram adicionados e as soluções agitadas por 30 segundos. Por fim as soluções foram completadas para 10,0 mL com água deionizada. Após 2 horas as leituras foram realizadas a 750 nm. O teor de fenólicos totais foi determinado por interpolação das absorbâncias das amostras em uma equação de regressão linear obtida a partir da curva de calibração construída com ácido gálico.A determinação dos flavonoides totais foi realizada por ensaio colorimétrico usando cloreto de alumínio como agente cromofórico, de acordo com a metodologia descrita por Santos et al. (1998), com modificações. Foi utilizada a concentração de 1000 μg/mL para o EE, FH, FD e para a fração acetato de etila foi utilizada a concentração de 250 μg/mL. Em balões volumétricos de 5 mL, alíquotas de 1 mL de cada amostra foram agitadas com 500 μL de solução metanólica de AlCl3 a 10% e o volume completado com solução metanólica de ácido acético a 5%. Após 30 minutos as leituras foram realizadas a 425 nm. E para o teor de flavonoides construiu- se a curva de calibração da quercetina, sendo as absorbâncias das amostras interpoladas na equação de regressão linear.

Resultado e discussão

A prospecção fitoquímica in vitro do extrato bruto (EB) do caule de C. linearifolius indicou a presença de taninos condensados, flavonas, alcaloides, flavonóis, xantonas, flavanonóis, flavononas e saponinas. O teor de fenólicos totais bem como de flavonoides totais são mostrados na Tabela 1. O teor de fenólicos totais das amostras foi expresso como miligramas de equivalentes de ácido gálico por grama de extrato (mg EAG/g), enquanto o teor de flavonoides totais foi expresso como miligrama de equivalentes de quercetina por grama de extrato (mg Q/g).Com relação à quantificação dos compostos fenólicos e flavonoides, a fração acetato de etila apresentou uma concentrações mais acentuada, em comparação com as demais amostras. Também se observou que o menor teor foi encontrado para a fração hexânica e hidroacoólica. Estes resultados demonstram a correlação positiva existente entre a concentração de fenólicos e flavonoides totais das amostras analisadas. E foi possível comprovar os resultados encontrados na prospecção fitoquímica, onde evidenciou-se a presença de ácidos fixos, flavonas, flavonóis, xantonas, flavononóis, flavononas e triterpenóides. Em estudos realizados com 18 extratos de plantas medicinais, SILVA et al. (2016), avaliaram o extrato etanólico obtido das folhas de Croton argyrophylloides, popularmente conhecido como marmeleiro prateado, e encontraram valores de fenólicos e flavonoides totais de 86,4 ± 7,7 mg EAG g-¹ de extrato e 37,4 ± 1,1 mg ER g-¹ de extrato, respectivamente. Tais resultados são inferiores aos encontrados neste estudo, quando comparados com os valores encontrados para a fração acetato de etila.




Conclusões

Os teores de fenólicos e flavonoides totais avaliados no extratos e nas frações, constatou-se que os componentes de natureza fenólica concentram-se majoritariamente na fração acetato de etila, o que demostra a necessidade de dar continuidade dos estudos, para realização do isolamento dos seus constituintes, no sentido de elucidar a estrutura e a composição dos mesmos.

Agradecimentos

Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnológico (CNPq) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Referências

MATOS, F. J. A. Introdução a Fitoquímica Experimental. 2 ed. Fortaleza: Edições EUFC, 1988. 141p
MORAIS, S. M. de et al. Atividade antioxidante de óleos essenciais de espécies de Croton do nordeste do Brasil. Química Nova, v. 29, n.5, p. 907-910. 2006.
SANTOS, M.D. dos; BLATT, C.T.T. Teor de flavonóides e fenóis totais em folhas de Pyrostegia venusta Miers. de mata e de cerrado. Revista Brasileira de Botânica, São Paulo, v. 21, n. 2, ago. 1998.
SILVA, A. A. S; MORAIS, S. M.; MARTINS, C. G.; VIEIRA-ARAÚJO, F. M. Antileishmanial and antioxidant potential of the ethanol extract of Croton argyrophylloides Muell. Arg. Revista Eletrônica de Farmácia, v.13, n.3, p.165-171, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.5216/ref.v13i3.35358>. doi: 10.5216/ref.v13i3.35358
SOUSA, C.M.M., SILVA, H.R., VIEIRA-JR., G.M., AYRES, M.C.C., COSTA, C.L.S., ARAÚJO, D.S., CAVALCANTE, L.C.D., BARROS, E.D.S., ARAÚJO, P.B.M., BRANDÃO, M.S., CHAVES, M.H. Fenóis totais e atividade antioxidante de cinco plantas medicinais. Química Nova v. 30, Supl. 2, p. 351-355, 2007.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ