O USO DA SEMENTE DO CHICHÁ (Sterculia striata) NA PRODUÇÃO DE COMPLEMENTOS E SUPLEMENTOS ALIMENTARES NATURAIS

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Matos Filho, A.N. (UECE) ; Souza, N.F. (UECE)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desenvolver suplementos e complementos alimentares a partir da semente do Chichá (Sterculia striata), planta típica das comunidades atendidas pela EEM Julia Alenquer Fontenele, visando fornecer uma alternativa natural, sustentável e de palatabilidade agradável para enriquecimento da alimentação. As sementes de Chichá foram colhidas na época da safra, entre outubro/dezembro de 2017, nas comunidades de Pratiús I e II, região sul do município de Pindoretama-CE, de modo artesanal. As sementes selecionadas foram armazenadas em um recipiente hermeticamente fechado, mantido em temperatura ambiente no laboratório de ciências da EEM Julia Alenquer Fontenele.

Palavras chaves

Chichá; Semente; Complemento e Suplemento

Introdução

As altas taxas de desmatamento desordenado da cobertura vegetal têm proporcionado mudanças climáticas drásticas e prejudiciais aos biomas e seus ecossistemas, onde com isso acarreta problemas juntamente aos seus recursos hídricos. A diversidade florística tem diminuído de forma acelerada com o aumento da lista de espécies em extinção. Diversas espécies de animais sofrem pelo mesmo motivo com o afugentamento ocorrido através de queimadas e o desaparecimento de espécies da flora atrativas da fauna. Rios, córregos e aquíferos estão diminuindo, ou mesmo em processo de esgotamento por causa do aumento da temperatura, retirada da vegetação das matas ciliares e o lançamento de efluentes tóxicos, que comprometem a qualidade da água para abastecimento e o aumento da mortalidade das espécies aquáticas. O Cerrado compreende um dos biomas de maior biodiversidade do Brasil. Este bioma localiza-se basicamente no Planalto Central do Brasil, ocupando uma área de 2.064.676 km2 (SILVA et al., 2001 apud VERA et al., 2007). Sabe-se que plantas do Cerrado possuem grande importância biotecnológica tanto na medicina quanto na alimentação (CARAMORI, LIMA e FERNANDES., 2004). As plantas da família Sterculiacea possuem fruto seco capsular e, às vezes, sementes oleaginosas. A espécie Sterculia chichá ocorre na região amazônica e nos estados do Piauí, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo, na floresta semidecídua e sua transição para o cerrado (cerradões). O chichá é uma espécie arbórea de importância econômica. O fruto de S. striata é do tipo cápsula lenhosa, deiscente e quando aberto é largamente utilizado como cinzeiro e em arranjos secos (LORENZI, 2002).

Material e métodos

Este trabalho compreende uma pesquisa inicialmente literária - investigativa aplicada e desenvolvida, com delineamento de revisão literária e estudo de caso do tipo exploratório. O projeto envolve a pesquisa e coleta de dados de natureza primária analisados por meio de abordagens quanti e qualitativas através de procedimentos experimentais de teste de produtos, além de levantamento em campo e enquadramento das práticas do projeto no tipo “Estudo de caso”. A quantificação do grau de conhecimento dos moradores da comunidade em relação ao Chichá foi realizada em uma etapa: um estudo de sondagem com 30 famílias da comunidade de Pratíús I, em Pindoretama-CE, em uma análise com 40 participantes entrevistados das 30 famílias sondadas. Para o estudo de sondagem selecionou-se uma amostra de 40 pessoas (5%) num universo de 800 moradores da comunidade de Pratíús I, comunidade essa analisada com maior número de espécies da árvore de Chichá. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário para famílias/moradores, de ambos os sexos em um perfil etário que vai de 15 a 70 anos. Com essa sondagem também foi identificado que existe um total de 200 pessoas distribuídas nas 30 famílias pesquisadas, com média de 4 componentes na composição familiar. A amostragem coletada na comunidade periférica se deu com pelo menos 1 membro central da família acompanhada de pelo menos mais 1 ou 2 integrantes da composição familiar, foi mantido um registro com as séries e as residências pesquisadas, para um acompanhamento dos testes e resultados do projeto.

Resultado e discussão

Os gráficos 1 e 2 indicam que a grande maioria dos pesquisados apontou conhecer a planta/semente do Chichá - 83,50% (33 pessoas num total de 40 pessoas entrevistadas) (gráfico 1) e que 70% (28 pessoas num total de 40 entrevistadas) já comeram a semente do Chichá torrada (gráfico 2). Um resultado interessante se considerar-se o fato que os entrevistados moram na própria comunidade pesquisada, local com grande concentração de árvores de Chichá. O gráfico 3 indica que a grande maioria dos pesquisados apontou conhecer a planta/semente do Chichá, totalizando 60% (67 alunos num total de 90 alunos entrevistados moradores da comunidade). Além disso, 80% dos pesquisados (72 alunos num total de 90 alunos entrevistados moradores da comunidade) afirmam não saber que existem moradores de outras comunidades que podem ou fazem consumo da semente do Chichá. Quanto ao conhecimento do uso da semente para a produção de um suplemento alimentar: 90% (81 alunos num total de 90 alunos entrevistados moradores da comunidade) não sabiam que poderia ser criado esse novo produto e 95% (86 alunos num total de 90 alunos entrevistados moradores da comunidade) acham interessante uma pesquisa que venha a produzir um suplemento e complemento alimentar para ser lançado ao mercado para o consumo. Apesar dos moradores conhecerem a planta/semente, eles não têm conhecimento do poder dos benefícios contidos na semente do Chichá. Alguns moradores ainda ressaltaram que nunca haviam sido feitos estudos na região sobre a planta, já de outras espécies como o caju, já havia sido feito algumas pesquisas na região. Os mesmos elogiaram a iniciativa, pois a árvore é muito comum na região e não havia nada de caráter cientifico sobre a mesma.













Conclusões

Os dados apresentados são resultados preliminares de um projeto de pesquisa intitulado: “O uso da semente do Chichá (Sterculia striata) na produção de complementos e suplementos alimentares naturais” que busca caracterizar bioquimicamente a semente de Chichá crua e torrada analisando outros fatores nutricionais e toxicológicos, além dos apresentados, para posteriormente a liberação de um produto para consumo humano.

Agradecimentos

Coordenação do Curso de Licenciatura EaD em Química da UECE; Polo de Beberibe- CE; EEM Julia Alenquer Fontenele; População das comunidades de Pratíús I e II, em Pindoretama-CE.

Referências

CARAMORI, S. S.; LIMA, C. S.; FERNANDES, K. F. Biochemical characterization of selected plant species from Brazilian savannas. Braz. Arch. of Biology and Technology, v. 47, n. 2, p. 253-259, 2004.

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 4. ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2002. 352p.

VERA, R.; SOUZA, E. R. B.; FERNANDES, E. P.; NAVES, R. V.; JUNIOR, M. S. S.; CALIARI, M.; XIMENES, P. A. Caracterização física e química de frutos do pequizeiro (Caryocar brasiliense Camb.) oriundos de duas regiões no estado de Goiás, Brasil. Pesq. Agropec. Trop., v. 37, n. 2, p. 93-99, 2007.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ