AVALIAÇÃO DE FILME PROTETIVO TEMPORÁRIO CONTRA CORROSÃO EM METAIS COM BASE EM BIODIESEL

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Química Tecnológica

Autores

Heldt, L. (ULBRA) ; Santos, S.J. (ULBRA) ; Fontoura, L.A.M. (ULBRA)

Resumo

O aço, uma das principais matérias primas da indústria metal mecânica, sofre corrosão e necessita proteção permanente ou temporária. Óleos comerciais derivados do petróleo têm sido utilizados na forma de filmes sobre a superfície metálica. Por razões econômicas e ambientais, é importante a busca de alternativas derivadas de fontes renováveis para os filmes protetivos. Neste trabalho, filmes de biodieseis de óleo de soja, gordura de palmiste e sebo bovino, e suas blendas com óleo mineral, foram produzidos sobre a superfície de corpos de prova de aço e tiveram seus comportamentos avaliados em ensaios de câmara úmida. Na forma de blendas com óleo mineral, os dois primeiros mostraram-se eficazes em períodos de 48 h. O biodiesel de sebo perdeu parcialmente sua ação protetiva após 24 h.

Palavras chaves

filmes protetivos; corrosão; biodiesel

Introdução

O aço é uma das principais matérias primas da indústria metal mecânica. Como sofre corrosão, isto é, a deterioração do um material por ação química ou eletroquímica do meio ambiente, precisa ser protegido. Existem diversas formas de se preservar o aço da corrosão, podendo a proteção ser permanente ou temporária. Como proteção permanente, pode-se citar os processos de pintura e galvanização. Muitas vezes, busca-se a proteção contra a corrosão por um período curto, como entre o início e o final do processo de manufatura de itens metálicos, ou, ainda, durante a estocagem destes itens. Nestes casos, existem óleos protetivos, que ao serem pulverizados sobre a superfície metálica, formam uma película de proteção. A película, entretanto, deve permitir sua remoção posterior, a fim do substrato receber a proteção definitiva (KHAIRE, NILAVAN e JAIN, 2016). Hoje, existem diversos tipos de óleos para proteção temporária de peças metálicas, sendo a maioria composta de solventes derivados do petróleo e inibidores. Por razões econômicas e ambientais, é importante a busca de alternativas derivadas de fontes renováveis para os filmes protetivos. A proposta deste trabalho é avaliar biodiesel etílico derivado de óleo de soja, sebo bovino e gordura de palmiste como filmes protetivos. Os biodieseis foram obtidos por transesterificação alcalina.

Material e métodos

Os corpos de prova foram preparados a partir de uma chapa laminada a frio de aço SAE 1006 (Usiminas) medindo 100 x 200 x 0,8 mm em máquina de corte laser (Trumpf, modelo Trumatic L 4030). Filmes protetivos foram aplicados aos corpos de prova por imersão (30 s). Biodieseis etílicos de sebo bovino, gordura de palmiste e óleo de soja, e suas blendas com o óleo mineral Zoxol OS 7270 em proporções de 75, 50 e 25 % foram empregados. O óleo mineral puro foi usado como referência. Os corpos de prova protegidos foram submetidos a ensaios em câmara úmida (Equilam, modelo Kequm – 300e) segundo a norma NBR 10255. Os ensaios foram realizados em triplicata. As avaliações dos corpos de prova foram realizadas após 24, 48 e 72 h segundo a escala de corrosão da norma ASTM D610 – 08. Nesta escala, o grau é visualmente aplicado conforme a área deteriorada por corrosão do corpo de prova. O grau 10 é atribuído quando a superfície atacada é igual ou menor a 0,01 %. O grau zero, quando maior que 50 %.

Resultado e discussão

Os filmes produzidos por blendas de biodiesel de soja com teores de até 50 % mostram ação semelhante ao protetivo comercial em tempos de 24 e 48 h. No caso do biodiesel de palmiste, resultado semelhante foi observado em teores mais reduzidos do biodiesel, 25 %. Por fim, o biodiesel de sebo mostrou-se eficiente apenas em 24 h (Tabela 1).




Conclusões

como filmes protetivos contra a corrosão na superfície de corpos de prova de aço por ensaios em câmara úmida. Na forma de blendas com óleo protetivo mineral, os dois primeiros mostraram-se eficazes em períodos de 48 h de ensaio. O biodiesel de sebo, por outro lado, perdeu parcialmente sua capacidade protetiva após 24 h.

Agradecimentos

CEPPED

Referências

KHAIRE, Maruti Vitthal. NILAVAN, Muthu. JAIN, Ayush. Comparative study of rust prevention performance of different rust preventive oils based on type of carriers. IOSR Journal of Mechanical and Civil Engineering, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 82-90, 2016.

Patrocinadores

CapesUFMA PSIU Lui Água Mineral FAPEMA CFQ CRQ 11 ASTRO 34 CAMISETA FEITA DE PET

Apoio

IFMA

Realização

ABQ