ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DESCRITIVO DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA DE FORMA CONTEXTUALIZADA

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Iniciação Científica

Autores

Martins, A.F. (UFAM) ; Bentes, V.L.I. (UFAM)

Resumo

O uso de atividades experimentais para o ensino de ciências é uma forma de despertar nos alunos maior interesse pela química. Entretanto, muitas escolas públicas não possuem laboratórios de ensino. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de experimentos alternativos utilizando materiais de baixo custo, fácil acesso e regionais para serem trabalhados em Escolas Públicas do município de Coari-AM. Foram desenvolvidos 3 práticas: (i) separando misturas através da extração de goma da mandioca; (ii) Repolho roxo e açaí como indicadores naturais de ácido- base e (iii) Frutas ácidas e condutividade elétrica. Os resultados demonstram que a utilização de aulas práticas e realizáveis em sala de aula contribui de forma significativa no processo de ensino-aprendizado de química.

Palavras chaves

Ensino de química; Experimentação; Cotidiano

Introdução

Muitos alunos têm seu primeiro contato com a química no ensino fundamental, e é comum por parte dos alunos a rejeição por essa disciplina. A forma como os conteúdos são abordados pelos professores no ambiente escolar, em muitas das vezes pelo método tradicional, acaba dificultando a compreensão desses conteúdos por parte dos estudantes. De acordo com Santos (2004), é papel do professor realizara a aproximação dos alunos do conhecimento cientifico, utilizando-se do conhecimento prévio que os mesmos possuem. A química é uma disciplina que necessita ser abordada não somente do modo tradicional de ensino, mas com metodologias que tornem mais prazeroso ao aluno o estudo da química. A realização de experimentos químicos escolares possibilita aos alunos obtenção de melhores resultados de aprendizagem dos conteúdos, principalmente por despertar a curiosidade pela química, estimulando o desejo pela aprendizagem científica, favorecendo aos alunos desenvolverem suas habilidades de observação, análise, reflexão e crítica. Dessa forma, contribuindo para a construção de uma aprendizagem significativa e duradoura em sua consciência para aplicação na vida prática, por meio de aulas motivantes e participativas (GABRIEL; RODRÍGUES; FUENTE, 2016). Com base no problema apresentado, esse trabalho buscar elaborar material didático descritivo de aulas práticas simples e de baixo custo, utilizando materiais alternativos e saberes tradicionais regionais de maneira contextualizada, que auxilie professores de química do ensino básico voltados para o Ensino Médio (E.M) no ensino-aprendizagem de conteúdos de química através da experimentação somado a abordagem teórica, permitindo ao aluno do E.M a possibilidade de associar os conteúdos escolares com fenômenos que ocorrem em seu dia-a-dia.

Material e métodos

Realizou-se uma pesquisa ação que consiste em um tipo de pesquisa social que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes estão envolvidos de modo cooperativo e participativo (THIOLLENT apud GIL,1985, p.55). Para análises de dados dos questionários do aluno foi realizado uma abordagem qualiquantitativa. O desenvolvimento do trabalho ocorreu em duas escolas, uma da rede pública estadual Maria Almeida do Nascimento, e outra de rede pública federal o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), com as turmas de 1º ano do ensino médio. O trabalho foi realizado em seis (06) etapas: 1-Revisão Bibliográfica; 2-Seleção de experimentos para elaboração do material didático descritivo; 3-Aplicação do questionário inicial aos alunos; 4- Elaboração e desenvolvimento do experimento proposto, 5-Demonstração das atividades experimentais elaboradas e 6-Aplicação do questionário final aos alunos.

Resultado e discussão

Constatou-se que 100% dos alunos que responderam ao questionário afirmaram ter gostado da atividade realizada em sala de aula e aproximadamente 70% dos alunos avaliaram a atividade como ótima e 27% como bom. Esse resultado demostra a importância da realização de aulas experimentais como um recurso complementar a aulas teóricas. Todos os alunos se interessam pela disciplina de Química quando ela é associada a atividades experimentais, logo a ausência de aulas práticas pode ser um fator que contribui para o desinteresse do aluno por essa ciência (MACHADO; GOMES; SANTOS, 2018). Quando questionados se aulas teóricas seguidas de aulas práticas facilitam a aprendizagem dos conteúdos de químicas, 100% dos alunos responderam que sim e as justificativas foram analisadas de acordo com as respostas semelhantes resultando no gráfico de quatro conjunto de respostas, demostrado no gráfico 01. Esse resultado corrobora com outros trabalhos desenvolvidos visando a experimentação e sua importância no processo de ensino-aprendizado como o de Silva, Amorim e Freitas (2016) que afirmam que a realização de experimentos em sala de aula aumenta a atenção dos alunos em relação ao ensino tradicional, favorecendo uma maior assimilação dos conteúdos abordado pelo professor. Os alunos também foram solicitados para darem suas opiniões sobre a aula prática desenvolvida, e por meio da análise de semelhança de respostas formou-se quatro conjuntos de opiniões predominantes que são demonstradas no gráfico 02.Segundo Guimarães e colaboradores, (2018) a experimentação utilizada como recurso de ensino na disciplina de Ciências, torna-se um processo interativo, que necessita ser planejada e pensada para o ensino.

Gráfico 01: Distribuição das justificativas em porcentagem das respost

Quando questionados se aulas teóricas seguidas de aulas práticas facilitam a aprendizagem dos conteúdos de químicas, 100% dos alunos responderam sim.

Gráfico 02: Distribuição das porcentagens das opiniões dos alunos sobr

Os alunos também foram solicitados para darem suas opiniões sobre a aula prática desenvolvida em sala de aula com é mostrado no gráfico 02.

Conclusões

A experimentação é de suma importância para o ensino de ciências, pois proporciona ao professor realizar as demonstrações daquilo que é estudado na teoria. A utilização de materiais alternativos é uma forma de suprir as necessidades e dificuldades que são frequentes nas escolas que não dispõe do laboratório de ensino e até mesmo para as escolas que possuem, porém não apresentam condições favoráveis para a prática de ensino.

Agradecimentos

À Universidade Federal do Amazonas (UFAM) pela Bolsa de Iniciação Cientifica e por incentivarem a pesquisa em Ensino de Química.

Referências

GABRIEL, E.D; RODRÍGUEZ, J.J.M; FUENTE, M.T. Processo de ensino-aprendizado da química nas escolas médias do Moxico sustentado no experimento químico escolar. Quím. nova esc. São Paulo. Vol. 38, n° 3, p. 251-260, agosto 2016.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GUIMARÃES, L; CASTRO, D; LIMA, V; ANJOS, M. Ensino de Ciências e experimentação: reconhecendo obstáculos e possibilidades das atividades investigativas em uma formação continuada. Thema Rio de Janeiro. Vol. 15, nº 3, p. 1164 a 1174, 2018.
MACHADO, L.F.R; GOMES, M.F; SANTOS, G.A. A importância da experimentação em química nas aulas de ciências naturais no ensino fundamental: um estudo com os alunos de 8° e 9° ano de uma escola de Orizona-GO. Multi-Science Journal, vol. 1, nº 13, pp. 9-14, 2018.
SANTOS, C. M. D. Filosofia e ensino de ciências: uma convergência necessária. Ciência Hoje. vol. 35. nº 210, novembro, 2004.
SILVA, J. N; AMORIM, J.S; MONTEITO, L. P; FREITAS, H. G. Experimentos de baixo custo aplicados ao ensino de química: contribuição ao processo ensino-aprendizagem. Scientia Plena, v. 13, n. 1, 2017.


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