Mídias digitais como canal propagador de objetos de aprendizagem confeccionados por alunos do ensino médio profissionalizante.

ISBN 978-85-85905-25-5

Área

Química Tecnológica

Autores

Souza, L. (CEEP PROFESSORA LOURIDNHA GUERRA) ; Araujo, D. (CEEP PROFESSORA LOURIDNHA GUERRA) ; Eduardo, K. (CEEP PROFESSORA LOURIDNHA GUERRA) ; Fonsceca, G. (CEEP PROFESSORA LOURIDNHA GUERRA) ; Pereira, P. (CEEP PROFESSORA LOURIDNHA GUERRA)

Resumo

O presente projeto tem como objetivo apresentar novas formas de se usar as mídias sociais para fins educativos, fazendo com que o estudante possa aperfeiçoar mais ainda sua forma de estudar; buscando a ressignificação de recursos didáticos e pedagógicos para elaboração de conteúdo, por meio da utilização de “Objetos de Aprendizagem” (OAs), estimulando o estudante a descobrir novas formas de aprendizado. O projeto esta sendo desenvolvido com os alunos da Terceira Série do Ensino Médio do Centro de Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra, Parnamirim/RN, na eletiva interdisciplinar “Wiki Eletrônica”, unindo as disciplinas química e desenvolvimento de sistemas.

Palavras chaves

Novas tecnologias ; Tic's; Ensino-aprendizagem.

Introdução

As reflexões em torno do assunto mídias e educação vêm sendo aprofundadas há várias décadas dado a constatação de sua influência na formação do sujeito contemporâneo e da necessidade em explorar o assunto,diante do frenético desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação.Atualmente o uso da internet e das mídias sociais está mais presente na vida das pessoas, influenciando com coisas boas e ruins em termos de comportamento,críticas e também na disseminação do de conhecimento.O presente projeto tem como objetivo apresentar novas formas de se usar as mídias sociais para fins educativos, fazendo com que o estudante possa aperfeiçoar mais ainda sua forma de estudar; buscando a ressignificação de recursos didáticos e pedagógicos para elaboração de conteúdo,por meio da utilização de “Objetos de Aprendizagem” (OAs), estimulando o estudante a descobrir novas formas de aprendizado,de trocar informações com os colegas e com o próprio professor discutindo de uma forma mais lúdica as disciplinas.Esse trabalho está sendo aplicado com os alunos da Terceira Série do Ensino Médio do Centro de Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra,que está localizado no Bairro de Nova Parnamirim na Cidade de Parnamirim/RN,numa forma de oficina aqui chamada nas escolas de tempo integral como Disciplinas Eletivas,que pelo modelo ensino funciona como uma oficina onde os alunos têm um encontro semanal de cinquenta minutos e realizam produções,onde ao final de seis meses na culminância apresentaram as produções realizadas no decorrer do tempo,podemos trabalhar com um grupo menor de alunos,totalizando 28 alunos.Devido a grande aceitaçãopor parte dos alunos o que era trabalho virou projeto de extensão.

Material e métodos

A tecnologia educacional possibilita a aplicação de técnicas para a solução de problemas educativos. Procurando esta, mediar o processo de ensino-aprendizagem, adequando-se as necessidades e realidade do educando.Utilizando-se das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), cuja associação muito tem aprimorado esse processo.As aulas foram divididas em quatro etapas: 1) Uma roda de discussões sobre a importância das mídias sociais na educação.2) Procuramos desenvolver três portais para levarmos adiante a pesquisa ; que foi: o site do nossa sala( www.nossasala.com.br/site/),o instagran @anossasala e @estudaiboe 3) Criamos um cronograma de atividades desde a construção do site até a apresentação do trabalho pronto.4) Procuramos interagir a teoria com a prática levando os alunos para aulas de campo com seus devidos registros.5) Construções de mapas mentais que são digitalizados e colocados nas redes.6)Aos alunos com dúvidas procuramos esclarecer com plantões aos sábados e nos horários livres no decorrer da semana. Foi realizado a aplicação de um questionário, criado através do Software Aplicativo Google Docs, uma tecnologia da web,contendo 05 questões de múltipla escolha, o link contendo o inquérito foi propagado via grupo de alunos no whatzapp;chegando a um total de 25 participações.A pesquisa buscou identificar o perfil dos alunos da terceira serie do ensino médio,no tocante as formas de estudo/aprendizado integrando o uso de tecnologias,de objetos educacionais como elementos de facilitadores.Gadotti (p.15, 2003) “As novas tecnologias criaram novos espaços do conhecimento. Agora, além da escola, também a empresa, o espaço domiciliar e o espaço social tornaram-se educativos.”

Resultado e discussão

Através da incorporação e ao uso das tecnologias educacionais e seus benefícios no processo de ensino-aprendizagem, identificamos os diferentes perfis de aprendizagem do alunado do possibilitando um novo fazer pedagógico. “Se queremos que os alunos sejam proativos, precisamos adotar metodologias em que os alunos se envolvam em atividades cada vez mais complexas, em que tenham que tomar decisões e avaliar os resultados, com apoio de materiais relevantes. Se queremos que sejam criativos, eles precisam experimentar inúmeras possibilidades de mostrar sua iniciativa.” (Moran, 2015) O processo de ensino aprendizagem, a pratica educativa, a escola, a educação como um todo sofreram/sofrem uma grande transformação cultural, onde devemos repensar a relação aluno-professor, favorecendo cada vez mais a autonomia do educando, o tornando protagonista em sua formação.

Pesquisa 1

Como você estudo fora da escola?

Pesquisa 2

Você usa ou já usou objetos educacionais (como vídeos, textos e mapa mentais) postados na internet, como fonte de pesquisa para seus estudos?

Conclusões

Muito mais do que despertar a curiosidade e ampliar a interação entre professores e alunos, as mídias sociais, quando utilizadas de maneira correta,oferecem um melhor aproveitamento do tempo e permitem aos alunos uma vivência prática daquilo que é trabalhado em sala de aula.O maior desafio é termos coragem de adentrar ao mundo conhecido por nossos alunos.Descortinar o conhecimento é necessário e requer investimento de nosso tempo,assim como a transposição de obstáculos;melhorando o desempenho nas disciplinas.

Agradecimentos

CEEP PROFESSORA LOURDINHA GUERRA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE A TODOS OS ALUNOS DO PROJETO QUE ESTÃO ENVOLVIDOS

Referências

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34, São Paulo, 1999.

LORENZO, E. M. A Utilização das Redes Sociais na Educação. 3ª ed., Rio de Janeiro, Clube de Autores, 2013.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar - e - aprender com sentido. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2003.

MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. 2013. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2019.

PELIZZARI, A. et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 37-42, jul. 2002.

Skinner, B. F. Tecnologia do ensino. São Paulo, Editora Herder & USP. 1972.

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