Cidade do Evento

Belém

Santa Maria de Belém do Grão Pará, ou simplesmente Belém, capital do Estado do Pará, está localizada ao nordeste do estado a 120 km do mar e 160 km da linha do equador. A cidade completou 400 anos em 12 de janeiro de 2016, tendo sido a primeira capital da região Norte do Brasil.

Banhada pelo rio Guamá e pela Baia de Guajará, é quase uma península. A cidade de Belém é conhecida como Cidade das Mangueiras, Metrópole da Amazônia, Capital das Especiarias e a Cidade Morena, característica herdada da miscigenação do povo português com os índios Tupinambás, nativos habitantes da região à época da fundação.

Reserva aos seus visitantes diversas possibilidades de cultura e lazer. A beleza da cidade reside no cruzamento entre o moderno e o antigo, o urbano e o clássico, o passado e o presente. Os pontos turísticos são verdadeiros mosaicos históricos que retratam a sociedade amazônica por através dos séculos. O litoral, ponto de partida para a construção da capital, revela ao seu redor diversas construções da Belém provinciana que se mantém em atividade até hoje, restauradas e convertidas em áreas culturais.

Desenhada por rios, igarapés e canais, tem dois terços de seu território formado por ilhas: são 39 identificadas e habitadas. Por isso, a capital paraense consegue - como poucas metrópoles brasileiras - unir a comodidade da civilização aos mistérios da floresta. Ilhas, como a das Onças, dos Papagaios, Combú, Arapiranga e Tatuoca (que abrigou uma das sete estações geodésicas da América Latina), são perfeitas para a prática do Ecoturismo. Belezas que podem ser encontradas bem próximas dessa cidade.

Indo de barco ou de carro, partindo do centro de Belém é possível conhecer as ondas de água doce da Ilha de Mosqueiro, que não existem iguais em lugar nenhum do mundo; a arte marajoara e tapajônica na Vila de Icoaraci; e algumas praias ainda selvagens e intocadas das ilhas de Ilha de Caratateua e Ilha de Cotijuba.

Fonte: http://www.belem.pa.gov.br/belemtur

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ-PA