Relatório Técnico


O 1º ENTEQUI - Encontro Nacional de Tecnologia Química foi uma aposta da Diretoria da ABQ na criação de um evento voltado ao público dos CEFET's e cursos de Tecnologia. Não existe, a nível nacional, nenhum fórum específico a este público no Brasil.

A realização do 1º ENTEQUI ocorreu em Fortaleza nas dependências do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará nos dias 9, 10 e 11 de julho de 2009.

Para a Palestra de Abertura foi convidado, e aceitou, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Prof. Eliezer Moreira Pacheco. Como não pode comparecer, indicou o Diretor Geral do CEFET-CE, Prof. Cláudio Ricardo Gomes de Lima, que falou sobre “O Ensino Profissional no Brasil: O presente e o futuro”.

O evento reuniu um publico pequeno, 78 participantes, mas muito participativo, oferecendo palestras, painéis e dois cursos, além da apresentação de Projetos da área.

Os cursos, bem freqüentados, foram: “Atualização da Nomenclatura de Compostos Orgânicos” e “Sistema de Gestão Ambiental e Produção mais Limpas” ministrados pelos Profs. Luiz Both do CEFET-MT e Robério Fernandes de Oliveira do CEFET-Química do Rio de Janeiro.

Os participantes puderam ouvir sobre a Química e a Sociedade com a Profa. Adelaide Maria Vieira Viveiros da UFBA, sobre Empreendedorismo com o Químico Newton Mario Battastini, Diretor da Tecpon, empresa do Rio Grande do Sul, ou ainda sobre os cursos de Tecnologia com representante do CENTEC. Tiveram ainda oportunidade de visitar os Laboratórios do CEFET-CE.

Os autores dos Projetos aprovados fizeram as apresentações orais em defesa de seus trabalhos. A Comissão de Avaliação foi composta por: Ellen Guimarães Duarte Dias (coordenadora) do Rio de Janeiro; Djalma Jorge de Santana Nunes, da Bahia; Florinda do Nascimento Cersósimo, do Rio de Janeiro; Lafaiete Almeida Cardoso, da Bahia.

O evento contou com o patrocínio das seguintes Instituições: Associação Brasileira das Indústrias Químicas - ABIQUIM, Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - CEFET-CE, Conselho Federal de Química - CFQ, Conselho Regional de Química do Ceará - CRQ-CE, Sindicato das Indústrias Químicas do RS - SINDIQUIM.

Como resultado de uma primeira versão, a Diretoria da ABQ analisa o resultado alcançado como sendo bom. Para o ano que vem, de 15 a 17 de julho em Salvador, onde ocorrerá o 2º ENTEQUI espera-se uma participação ainda maior tanto em inscritos como em Projetos.