Relatório Técnico


O 2º Encontro Nacional de Tecnologia Química - ENTEQUI ocorreu em Salvador nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica da Bahia – IFBA, nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2009.

Evento voltado a professores, pesquisadores e alunos dos Institutos Federais de Educação, dos cursos de Tecnologia e técnicos das indústrias e empresas, teve representativo aumento em seu segundo ano de realização tanto em número de participantes quanto em numero de trabalhos.

Para a Palestra de Abertura foi convidada a Reitora do IFBA, Profa. Dra. Aurina Oliveira Santana. Teve oportunidade de discorrer sobre a “Política da Rede Federal para a Educação, Ciência e Tecnologia”. Suas palavras foram alento para muitos dos presentes na expectativa que se tenha uma política forte e determinante voltada aos tecnologistas.

O evento reuniu neste ano 118 participantes, oferecendo palestras, painéis e três cursos, além da apresentação de trabalhos. Foram encaminhados ao evento 28 trabalhos e aprovados 23 que foram apresentados em formato de pôsteres. Destacamos o fato de que os autores dos trabalhos foram de diversas regiões do país.

Os cursos foram:
1- “Gestão de laboratórios segundo a NBR ISO/IEC 17025”, ministrado por Roberio Fernandes Alves de Oliveira do IFRJ, com 22 participantes.
2- “Soluções Ambientais e Sustentáveis em Tecnologias”, ministrado por Marcia de Andrade Macedo do SENAI/CETIND, com 33 participantes.
3- “Processos Corrosivos na Indústria do Petróleo”, ministrado por Hermano Cezar Medaber Jambo do CENPES-Petrobras, com 28 participantes.

Podemos destacar a participação como palestrantes, de representantes de empresas como Leonora da Silva e Marcio Rebouças, ambos da Braskem, João Gabriel Hargreaves Ribeiro da Eletronuclear e da Câmara de Avaliação Não Destrutiva (CAND), Celestino Boente Garcia da Bahiagás e Elisabeth Couto da CETREL. A interação escola-empresa e a visão do aproveitamento dos profissionais bem preparados pela iniciativa privada é um dos aspectos importantes para aqueles que abraçam as áreas de tecnologia.

O resultado desta segunda versão foi encarada pela Diretoria da ABQ como demonstrativa de que o evento deve continuar e abrir ainda mais oportunidades aos seus participantes. Para o 3º ENTEQUI que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 25 de agosto de 2010, será criada uma área específica para apresentação de trabalhos de TCC’s. Espera-se que esta oportunidade possa dar visibilidade a tantos trabalhos que hoje ficam guardados nas prateleiras das instituições de ensino chegando assim ao conhecimento do que militam na área e das empresas que, quem sabe, possam aproveitá-los de forma profissional.