TÍTULO: Melão: Extração e Caracterização do Óleo de Sementes Como Aproveitamento de Resíduos Domésticos

AUTORES: VIANA, V.C.G. (UECE/FAFIDAM) ; M, J. C. (UECE/FAFIDAM) ; MOREIRA, J.C. (UECE/FAFIDAM) ; GIRÃO, J.H.S. (UECE/FAFIDAM) ; LIMA, F.R.G. (FAFIDAM/UECE) ; SILVEIRA, R.S. (FAFIDAM/UECE) ; MOURA, S.M. A. (FAFIDAM/UECE)

RESUMO: O melão é fruto cultivado em regiões tropicais, despertando interesse econômico de produtores no NE brasileiro devido ao seu mercado. Suas sementes, provenientes do processo de extração da fruta, em grande parte é descartada, representando inúmeras toneladas, agregar valor a estes subprodutos é de interesse econômico, científico e tecnológico. A finalidade deste estudo é a extração e caracterização do óleo das sementes do melão como aproveitamento deste subproduto. Para a extração do óleo foram coletadas sementes de fruto de descarte doméstico, que foram submetidas à lavagem para retirada de resíduos de polpa e em seguida foram secas em estufa, trituradas e submetidas à extração contínua em um extrator de Soxhlet, com solvente hexano, segundo as normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz.

PALAVRAS CHAVES: semente de melão, extração

INTRODUÇÃO: O melão (Cucumis melo L) é fruto do meloeiro largamente cultivado em regiões tropicais. E vem despertando interesse econômico por parte dos produtores no Nordeste brasileiro devido ao seu grande mercado, sendo que 70% da produção nacional são para exportação e apenas 30% está destinada ao consumo interno.
O estado do Ceará está em segundo lugar na produção nacional deste fruto exótico, tendo como destaque os municípios de Acaraú, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana e Quixeré, situado aproximadamente a 15 km de Limoeiro do Norte.
No Brasil o melão é consumido na forma in natura ou utilizado como ingrediente na produção industrial de sucos, iogurtes e sorvetes.
Esses frutos contêm grande quantidade de sementes que, apesar de apresentarem potencial nutritivo, constitui em material de descarte em indústrias de alimentos e consumo doméstico
A finalidade deste estudo é a extração e caracterização do óleo das sementes do melão como aproveitamento deste subproduto.


MATERIAL E MÉTODOS: Para a extração do óleo foram coletadas sementes de fruto de descarte doméstico, que foram submetidas à lavagem para retirada de resíduos de polpa e em seguida foram secas em estufa a uma temperatura de 60°C durante 24 horas. As sementes secas foram trituradas e submetidas à extração contínua em um extrator de Soxhlet por 6 horas tendo com solvente o hexano, como descrito nas normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz. O solvente foi recuperado em um rota vapor.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: O óleo extraído das sementes apresentou cor amarelo-clara com odor semelhante ao do fruto maduro e apresentou um rendimento médio de 31,3%.



CONCLUSÕES: Os estudos mostram que as sementes de melão consistem em mais uma fonte não convencional para a obtenção de óleo para a produção de biodiesel, levando em consideração o teor de óleo fixo das sementes e o rendimento.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Ferrari,R.A, Colussi,F.,Ayub, R.A., Caracterização de subprodutos da industrialização do maracujá – aproveitamento das sementes. Rev.Bras.Frutic., Jaboticabal-SP, v.26,n1, p.101-102, Abril 2004.

Melo, M.L.S. Obtenção e caracterização do óleo de sementes de alguns cultivares de melão (Cucumis melo L) produzidos na região Nordeste.

ALMEIDA,M.E.W,LARA, H., NAZÁRIO, G., PREGNOLATTO, W. Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. Instituto Adolfo Lutz. 2a Ed. São Paulo, 1976.


JGI - Criação de Sites