TÍTULO: Educação e tecnologia em favor da inclusão

AUTORES: CHAVES,S.R. (UEPB) ; FILHO,G.P.O (UEPB) ; SANTOS,J.R.D. (UEPB) ; SANTOS,T.M. (UEPB)

RESUMO: O meio ambiente tem sido tema freqüente nos últimos anos em toda a sociedade, principalmente nas escolas, fazendo com que todos pensem um pouco mais sobre o futuro do nosso planeta. Mas após uma pesquisa feita por alunos de escola pública de Solânea-Pb, observou-se que apesar de muito discutida, a problemática do lixo vai além de reciclar materiais, pois a pesquisa mostra o quanto o processo de separação de recicláveis é desprezado pela sociedade local, além de mostrar que por mais informada que seja a população dessa cidade custa a se dispor a fazer parte de campanhas desse gênero.Essa pesquisa vem mostrar que com o uso da tecnologia na educação através de reaproveitamento de materiais podemos contribuir para a erradicação da exclusão dos trabalhadres dessa área pela sociedade.

PALAVRAS CHAVES: meio ambiente, tecnologia, educação

INTRODUÇÃO: Um dos grandes problemas que a sociedade enfrenta atualmente é o destino de todo lixo que o mundo moderno produz em particular a população brasileira que vive em sua maioria (75%) em zona urbana. O problema se agrava em cidades onde nem todas as áreas urbanas dispõem de serviços de coleta de lixo ou rede de esgoto, e quando o possuem, a mesma não dispõe de locais e métodos adequados para o tratamento dos resíduos coletados. Campanhas são feitas frequentemente na tentativa de reduzir o consumo para evitar o desperdício, reutilizar os materiais sempre que possível e reciclar o restante que não se encontre uma utilização específica. Mas mesmo assim, a sensação que a maioria das pessoas tem é de que o lixo produzido pode ser simplesmente descartado, como se fosse um problema resolvido no momento em que os funcionários da coleta o levam embora. Mas a realidade é bem diferente: antes mesmo da coleta municipal, pessoas saem em busca de seu sustento em materiais que para a maioria não tem nenhum valor: os recicláveis.
A catação do lixo se inclui entre as ocupações mais perigosas, trabalham sem contrato trabalhista e benefícios médicos ou previdenciários. É uma atividade marginal porque se desenvolve à margem da sociedade, mas desempenham papel fundamental no suprimento de matéria-prima para a indústria, alguns são especializados e chegam a utilizar a divisão do trabalho.Uma maneira simples de resolver o problema do lixo é a reciclagem,processo de reutilização de materiais para diminuir o uso de matéria-prima.Esse processo deve ser repassado à população principalmente através da escola,órgão responsável pelo repasse do conhecimento.E é através dela que esperamos conhecer os tipos de tecnologias na área para um melhor aproveitamento dos materiais.

MATERIAL E MÉTODOS: A fim de conscientizar a sociedade do quanto se joga fora todo dia, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Dr. Alfredo Pessoa de Lima” promoveu, em outubro de 2008, uma semana de campanha pela reciclagem. A semana teve início com uma palestra nos três turnos sobre o histórico do lixo, bem como o problema e o seu destino. Em seguida, foi feito o convite para que os alunos participassem de uma pesquisa juntamente com suas famílias sobre coleta seletiva. Aos que aderiram, foi entregue um convite para que assinassem se comprometendo a coletar os dados.
Oitenta famílias se comprometeram a fazer parte da pesquisa, e os alunos representantes destas participaram de mais uma palestra, desta vez com o intuito de informar e orientar sobre as atividades que seriam desenvolvidas durante a semana. Foi entregue um questionário para a coleta dos dados, e ficou acertado que teriam toda a assistência necessária durante o período de pesquisa.
Durante a semana, as famílias separaram seu lixo da seguinte forma: cinco sacos; um para plásticos, outro para vidro, outro para papel, outro para metal e um para o lixo orgânico que não seria usado na pesquisa.
Ao fim da semana, as famílias tiveram que pesar cada material separadamente e medir seus volumes para preencher a tabela contida no questionário. Além da tabela, havia no questionário perguntas referentes à quantidade de pessoas na família, o porquê da preferência do produto mais consumido e cálculos a partir da tabela sobre o consumo individual.Foi feita outra palestra,agora com os resultados,onde se questionou as diferentes maneiras que cada família poderia contribuir para a diminuição do lixo e o que poderia ser feito com os trabalhadores de recicláveis,já que é uma classe muito desfavorecida.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao final da pesquisa evidenciamos os seguintes fatos:as famílias comprovaram que produzem mais lixo que o necessário,principalmente por não preciclar(pensar na quantidade de lixo que irá produzir com a compra deste material);os trabalhadores da área de recicláveis são tratados como mendigos por ter que ir até os lixões para recolher os materiais que a própria população poderia separar antes da coleta municipal passar;as campanhas são feitas de modo incompleto:deveriam mostrar toda a tecnologia envolvida no processo de reciclagem para diminuir o uso indiscriminado de matéria-prima.Ainda com toda a informação a escola tem papel fundamental na conscientização de seus alunos a fim de levar às famílias informações sobre como deve ser o processo de reciclagem desde a coleta seletiva até os mais sofisticados métodos industriais.

CONCLUSÕES: Mesmo sendo uma forma difícil e muitas vezes perigosa de trabalho, os recolhedores de recicláveis, que são trabalhadores informais, são fundamentais para o meio ambiente; é através deles que a natureza poderá ser conservada, conservando assim, a vida na Terra.O seu método de trabalho não envolve tecnologias avançadas,muito menos adequadas,e seu trabalho não é glorificado pois dele se retira o sustento e não a salvação do Planeta exclusivamente,mas se esses trabalhadores tivessem consciência do pontapé inicial que estão dando para toda a tecnologia adiante,o trabalho seria mais recompensador.

AGRADECIMENTOS: À Deus e a todas as famílias que contribuíram para a conclusão desse projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MORTIMER, eduardo Fleury; MACHADO, andréa Horta – São Paulo: Scipione, (2005) Química(Ensino Médio);
http://pt.wikipedia.org/wiki/coletaseletiva;
NÓBREGA olímpio Salgado; SILVA eduardo Roberto da; SILVA Ruth Hashimoto da – São Paulo:Editora Ática (2007) Química (volume único)



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