Relatório Técnico


O 3º Encontro Nacional de Tecnologia Química - ENTEQUI ocorreu no Centro de Eventos do Hotel Golden Park, Rio de Janeiro, nos dias 23 a 25 de agosto de 2010.

O Encontro que é destinado ao público dos Institutos Federais de Educação, dos cursos de Tecnologia e técnicos das indústrias e empresas, obteve um pequeno aumento em relação a sua segunda etapa no número de participantes.

O número total foi de 163 participantes e 28 trabalhos recebidos, sendo 14 trabalhos aceitos para apresentação em forma de pôsteres. Destes, 8 foram escolhidos para apresentação oral, todos sendo apresentados.

A Palestra de Abertura foi ministrada pelo Prof. Dr. Haroldo Matos de Lemos, Presidente do PNUMA Brasil, e versou sobre “O meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”. O Dr. Haroldo falou para uma platéia de mais de 150 ouvintes que após foram convidados a uma pequena confraternização aproveitando um coquetel servido no terraço da piscina do Hotel.  

O evento ofereceu aos participantes 5 palestras, 2 painéis, 2 seções de comunicações orais e 1 curso, além da seção de pôsteres.  O curso ministrado pela Profa. Dra. Vanderléa de Souza do INMETRO (FOTO 1 E FOTO 2) contou com 122 participantes.

Podemos destacar a participação como palestrantes, de Aldo Cordeiro Dutra da Sociedade Brasileira de Metrologia (FOTO 3),  Maria Alice Caggiano de Lima do CEFET-RJ (FOTO 4), Alvaro Chrispino do CEFET-RJ (FOTO 5), Jorge Reis Fleming do CRQ-III (FOTO 6). Os participantes ouviram sobre Tecnologia Industrial Básica, Mercado de Trabalho, Conceitos de Tecnologia sob a ótica CTS e Regulamentação dos tecnólogos.

Nos painéis estiveram presentes Katia Aguiar do BioRio, Tadeu Pissinati do IFES e Silvia  do SEBRAE-RJ sob a moderação de Newton Battastini; Gilson Stepanenco da ABIQUIM e Roberio Oliveira do IFRJ sob a moderação de Ellen Dias (FOTO 7 E FOTO 8). Os dois painéis abordaram os temas “Tecnologia e Inovação” e “Tecnologia e Sustentabilidade”.

Entendeu-se o Encontro como tendo atingido os resultados esperados. Um dos pontos importantes foi a participação de representantes do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, além do Rio de Janeiro, tanto da capital quanto e outras cidades. Isto demonstra que o evento está conseguindo ser difundido pelas regiões do Brasil e cada vez mais crescendo seu aspecto nacional. Também em relação aos patrocínio, pela primeira vez o Entequi recebeu verbas de órgãos de fomento como CNPq.

A Diretoria da ABQ permanecerá a investir neste segmento tendo confirmado a realização da 4ª versão em agosto de 2011 ainda no Rio de Janeiro.