Relatório Técnico


O 4º Encontro Nacional de Tecnologia Química - ENTEQUI ocorreu no Centro de Eventos do Hotel Golden Park, Rio de Janeiro, nos dias 22 e 23 de agosto de 2011. Em sua mesa de abertura estiveram o Vice-Presidente da ABQ, Newton Mario Battastini, o Presidente do Conselho Regional de Química da 3ª Região, Jorge Reis Fleming e a Presidente da Regional Rio de Janeiro da ABQ, Florinda do Nascimento Cersosimo (FOTO 1).

O número total foi de 93 participantes e 32 trabalhos recebidos, sendo 21 trabalhos aceitos para apresentação em forma de pôsteres. Todos foram apresentados.

O evento iniciou sua programação com a palestra ministrada pelo Prof. Dr. João Francisco Cajaíba da Silva da UFRJ (FOTO 2) sob o tema “A Necessidade do Profissional de Tecnologia para o Desenvolvimento”.  Em seguida ocorreu a palestra ministrada pela Profa. Dra. Alessandra Magrini da COPPE (FOTO 3) sob o tema “Sustentabilidade e Desenvolvimento”.

Na parte da tarde o primeiro painel discutiu “Metrologia: Importância no Campo Tecnológico” com apresentações de Vanderléa Souza do INMETRO e de Eudes Pereira de Souza Junior do IFRJ-Maracanã.

O dia foi encerrado com a primeira aula do curso sobre “Gestão de Resíduos” ministrado pelo Prof. Roberio Fernandes de Oliveira (FOTO 4).

No segundo dia, as atividades começaram com a apresentação dos trabalhos aceitos na seção de pôsteres (FOTO 5 e FOTO 6).

Após tivemos as palestras “Atual Cenário da Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro” com o Prof. Dr. Armando Guedes Coelho da FIRJAN (FOTO 7) e “A Importância dos Catalisadores na Indústria de Petróleo” com o Prof. Dr. Joacy Vicente Ferreira do IFAL (FOTO 8).

Após o almoço o segundo painel discutiu “O Papel das Incubadoras no Empreendedorismo” com apresentações de Newton Battastini da Tecpon Indústria e Comércio, de Magda Lauri Gomes Leite do CEFET-RJ e de Humberto Brevilato da QualityLab.

O fechamento foi com a segunda aula do curso de Gestão de Resíduos.

O evento ofereceu aos participantes 4 palestras, 2 painéis, 1 curso, além da seção de pôsteres.

O Encontro permanece em sua rota de desenvolvimento, mostrando mais uma vez como ponto importante a participação de representantes de diversos estados brasileiros e o aumento no numero de trabalhos enviados e aceitos.

A Diretoria da ABQ permanecerá a investir neste segmento tendo confirmado a realização da 5ª versão em agosto de 2012 na cidade de Maceió.