Relatório Técnico


O 8º Encontro Nacional de Tecnologia Química - ENTEQUI ocorreu no Centro de Eventos do Hotel Comfort Suites Vitória, na cidade de Vitória, Espírito Santo, nos dias 9 a 11 de setembro de 2015, sob o Tema Central: Inovação na indústria: o que podemos esperar para o futuro?

Como parceiros na realização do evento, a ABQ contou com o Conselho Regional de Química da XXI Região e as Faculdades Integradas de Aracruz – FAACZ.

No dia 9 de setembro foi realizado o minicurso pré-evento com 4 horas aula sob o tema: Processo de produção de cervejas: o mundo das cervejas, ministrado pelo técnico cervejeiro Flavio Barone (Foto 1).

Na parte da noite ocorreu a abertura oficial do ENTEQUI. Na mesa, estiveram o Vice- Presidente da ABQ, Roberio Fernandes Alves de Oliveira; o Presidente do Conselho Regional de Química da XXI Região, Alexandre Vaz Castro; representando as Faculdades Integradas de Aracruz, Marcos Roberto Teixeira Halasz; representando a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo, Iomar Cunha; a Guarda Marinha Poliana representando o Comandante da Escola Naval do Espírito Santo; o Gerente da Fibria, Ronaldo Schuster; o Líder do Governo Vereador Joel Rangel; a palestrante da noite Mariana Acioli Dória, Gerente da ABIQUIM – Associação das Indústrias Químicas e o Presidente do 9º ENTEQUI, Estevão Freire. Também presente a Subsecretária de Desenvolvimento do Espírito Santo, Dra. Cristina Veloso. Após as falas da abertura, o Vereador Joel entregou uma placa alusiva a realização do evento. Em seguida foi ministrada a palestra de abertura versando sob o tema do evento que foi muito bem recebida pelos presentes que lotaram o auditórios (foto 2 e 3).

No dia 10 de setembro a programação iniciou-se com uma das Sessões de Pôsteres em que a metade dos trabalhos aprovados foram expostos. Momento de congraçamento entre autores e participantes. Fechando a parte da manhã seguiu-se a Sessão de Comunicações Orais com a apresentação de 5 trabalhos selecionados.

No período da tarde ocorreram duas palestras seguidas. Na primeira, Celso Gnecco da Sherwin Williams falou sobre Tratamentos anticorrosivos na indústria naval. Na segunda, Wanderson Romão do IFES – Campus Vila Velha falou sobre Inovações em métodos de análise química. Em seguida Iomar Cunha da Federação das Indústrias do Espírito Santo falou sobre Oportunidades de Trabalho na área de inovação industrial.

No dia 11 de setembro, novamente a primeira atividade foi a Sessão de Pôsteres com a outra metade dos trabalhos aprovados. A palestra que se seguiu foi ministrada por Dieter Schiller da BASF que falou sobre Produção de Superabsorventes. Após, nova Sessão de Comunicações Orais com a apresentação de 3 trabalhos.

Após o intervalo para o almoço, Katia Aguiar da Fundação BIO-RIO falou sobre Biotecnologia. Para fechar o evento ocorreu a mesa redonda sob o tema Gestão sustentável de cadeias energéticas. Sob a moderação de Robson Valle da FAACZ, palestraram Alexandre Szklo da COPPE-UFRJ, Alvaro Schocair de Souza da Schocair Business e Gustavo Lucchesi Rodrigues da Notox Biolubrificantes (fotos 4, 5 e 6).

Alguns números importantes do ENTEQUI:

O término do biênio em Vitória foi fechado com o maior publico do ENTEQUI no seu novo formato e com recorde de trabalhos recebidos, aprovados e apresentados. Observou-se uma resposta grande do público espírito santense demonstrando que o estado sofre uma certa carência de eventos no setor. A Direção da ABQ ficou muito satisfeita com as parcerias realizadas para o evento e já têm em observação outras realizações no estado.

No ano de 2016, o ENTEQUI deixa o Espírito Santo em direção a Goiás. Ocorrerá nos dois próximos anos na cidade de Goiânia. Já confirmado o de 2016 para os dias 19 a 21 de setembro sob o tema central "Tecnologias limpas: um desafio econômico e ambiental".