8º Encontro Nacional de Tecnologia Química
Realizado em Vitória/ES, de 09 a 11 de Setembro de 2015.
ISBN: ISBN 978-85-85905-13-2

TÍTULO: O uso de TIC's em Química como recurso didático para o Ensino Médio.

AUTORES: de Sousa Silva, R. (UEMA) ; Nogueira Monteiro, I. (UFMA) ; Fernandes Vasconcelos, A.F. (UEMA) ; Prazeres da Silva, I. (UEMA)

RESUMO: A revolução trazida pelos meios de comunicação e principalmente, pela internet, possibilita o acesso à informação de maneira cada vez mais rápida. Logo, este trabalho aborda a importância da aplicação do uso de tecnologias no Ensino de Química como uma estratégia de ensino, envolvendo alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública em São Luís – MA. Dois jogos digitais foram aplicados como recurso metodológico buscando suprir algumas dificuldades encontradas na compreensão dos conteúdos de Química explorados em sala de aula. Os resultados decorrentes desta atividade foram satisfatórios, pois houve entusiasmo dos alunos em participar a responder as questões dos jogos, o que mostra que a inserção das TIC's na metodologia didática beneficia a relação ensino-aprendizagem

PALAVRAS CHAVES: Jogos de digitais; Uso das TICS; PIBID

INTRODUÇÃO: As dificuldades de compreensão dos conteúdos de Ciências nas escolas configuram- se como uma realidade do contexto educacional brasileiro. LIMA (2013) diz que “O ensino de Química sempre foi apresentado com uma dificuldade, pois tudo fica mais fácil ou mais difícil dependendo dos métodos utilizados para ministrar a disciplina”. Dessa forma, é de grande importância utilizar metodologias alternativas como ferramentas facilitadoras do processo ensino–aprendizagem, dinamizando e estimulando o interesse dos alunos pelas aulas de Química, melhorando assim sua compreensão. Então, uma proposta que contribui para a mudança desse ensino tradicional é a utilização de Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação como forma de melhorar o interesse dos alunos pelas aulas de Química. Na escola, professores e alunos já estão utilizando os computadores e a Internet na prática pedagógica, tornando o processo ensino-aprendizagem mais significativa (LIMA e ALMEIDA, 2010). A partir destas constatações verificou-se a necessidade da aplicação dessas ferramentas, de modo que o objetivo do presente trabalho é verificar a eficácia do Ensino de Química através da tecnologia de jogos educacionais.

MATERIAL E MÉTODOS: As atividades foram realizadas na escola Centro de Ensino Governador Edson Lobão (CEGEL), localizada no município de São Luís – MA em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio do turno matutino, para atender ao subprojeto concedido ao curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão, referente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) sobre o uso das TIC’S nas escolas. Foram aplicados dois jogos digitais em Química. O primeiro jogo é um Quiz sobre a função orgânica hidrocarboneto, o qual apresenta questões de provas anteriores do Enem, que pode ser encontrado no link http://www.quimica.net/emiliano/quiz/hidrocarbonetos/quiz.html disponível na web. O segundo jogo também disponível na web (http://www.ludoquimico.com.br/) se chama Ludo Químico, que apresenta como objetivo principal chegar até o final do tabuleiro respondendo corretamente as questões de Química que aparecerão pelo percurso. As questões seguem os "Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio" e aborda todos os conteúdos de Química para o Ensino Médio. Para a aplicação dos dois jogos, a turma foi divida em quatro equipes, onde cada uma delas fez uso de um computador. Ao final, ganha os jogos, o grupo de alunos que responder corretamente o maior número de questões.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a aplicação desta ferramenta, observou-se que ela desperta o interesse e curiosidade dos alunos, há um desbloqueio, uma descontração, uma maior aproximação e melhoria na integração dos grupos. Para os alunos é uma forma divertida e dinâmica de aprendizagem, diferente dos métodos e das técnicas tradicionais ainda utilizadas pela maioria dos professores. Os resultados decorrentes desta atividade foram altamente satisfatórios, pois os alunos mostraram um grande interesse pelo que foi apresentado, proporcionando uma melhor compreensão dos conteúdos estudados, enriquecendo assim a prática de ensino do professor. As considerações acima citadas são comprovadas quando se verifica o desempenho dos discentes nos jogos, pois todas as equipes conseguiram chegar ao final dos desafios, mostrando assim que, o uso das TIC´S é de grande importância para a aprendizagem, e por isso é necessário direcionar os currículos escolares para a implantação de uma visão crítica e autônoma diante das possibilidades comunicativas e tecnológicas.

Figura 1.

Aplicação do jogo Quiz sobre Hidrocarbonetos

Figura 2.

Aplicação do jogo Ludo Químico

CONCLUSÕES: A aplicação dos dois jogos em Química, para alunos do ensino médio, mostrou ser uma excelente alternativa para atuar como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem, pois através deles o aluno assimila os conceitos químicos, aprende com seus erros e partilha o conhecimento com os demais alunos envolvidos. Portanto os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação merecem um espaço maior na prática pedagógica dos professores, pois são instrumentos importantes para o campo de ensino, além de ser uma estratégia que auxilia na construção do conhecimento dos alunos.

AGRADECIMENTOS: PIBID/UEMA e CAPES.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LIMA, T. P. A importância da aplicação de recursos didáticos no ensino de química. Disponível em: <http://www.portaleducação.com.br/Artigo/Imprimir/40747. 25 de março de 2013/12: 15h00min. Acessado em 11 de Jul de 2015

LIMA, Maria Doris Araújo de; ALMEIDA, Thais Cabral de. Discussão sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) no curriculo escolar e no planejamento de ensino. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ALAGOAS, 5, 2010, Alagoas.

http://www.quimica.net/emiliano/quiz/hidrocarbonetos/quiz.html

http://www.ludoquimico.com.br/