8º Encontro Nacional de Tecnologia Química
Realizado em Vitória/ES, de 09 a 11 de Setembro de 2015.
ISBN: ISBN 978-85-85905-13-2

TÍTULO: O USO DO LUBRICHECK PARA VERIFICAR A QUALIDADE DE ÓLEOS LUBRIFICANTES EM MOTORES DE AUTOMÓVEIS

AUTORES: Pavão, D.P. (UEMA) ; Silva, R.S. (UEMA) ; Bezerra, F.B. (UEMA) ; Hellmann, T. (UEMA) ; Soares, T.N.S. (UEMA) ; Nunes, P.M. (UEMA)

RESUMO: Verificou-se experimentalmente a utilidade do Lubrucheck, a partir de análises de óleos dos motores de automóveis. O experimento baseou-se na leitura do aparelho, que apresenta leituras de um a dez, sendo que abaixo de sete o óleo ainda se encontra bom para consumo. O equipamento mostra-se uma ferramenta útil na identificação da qualidade do óleo usado nos motores de automóveis, visando despertar se também como uma ferramenta que possa ser utilizada nas operações de fiscalização de trânsito.

PALAVRAS CHAVES: óleo lubrificante; Lubricheck; automóveis

INTRODUÇÃO: Automóveis, ônibus, caminhões, motocicletas, barcos, trens, aviões, além de um grande número de equipamentos motorizados tais como colheitadeiras, tratores e motosserras, destinados e adaptados aos mais diversos fins, adotando as mais variadas formas e modelos, todos tem algo em comum: dependem de lubrificação, em especial nos seus motores, para seu perfeito funcionamento. Trocar o óleo lubrificante dos veículos é um ato dos mais corriqueiros e certamente a quase totalidade dos milhões de motoristas brasileiros já foi pelo menos uma vez a um posto de combustíveis ou oficina para esta finalidade (APROMAC, 2008), isso acontece porque mesmo com o uso normal ou como consequência de problemas ou acidentes, o óleo lubrificante sofre deterioração ou contaminação, perdendo suas propriedades ótimas e não servindo mais para a finalidade para a qual foi elaborado (APROMAC, 2008), exigindo sua substituição para garantir a integridade e o bom funcionamento do motor ou equipamento, pois ele tem por finalidade diminuir o atrito, reduzindo desgaste de peças e aumentando a vida útil dos equipamentos (CARVALHO, 2006), evitando assim acidentes. Apesar disso, poucas pessoas sabem ou tenham consciência dos riscos que a não troca do óleo lubrificante pode causar. Tendo em vista isso, o trabalho visa mostrar que com o Lubricheck, equipamento reutilizável, prático e portátil, há um monitoramento da qualidade do óleo lubrificante em automóveis. Ele auxilia diretamente com a redução do consumo e pode detectar a contaminação do óleo antes que possa causar sérios danos ao motor, além de auxiliar nas fiscalizações de transito.

MATERIAL E MÉTODOS: As análises foram feitas com óleos de automóveis para transporte de passageiros do terminal Anel Viário de São Luis Maranhão. Inicialmente conversou-se com os motoristas de vans, ônibus e taxi para que fornecessem as amostras para as análises, perguntando-se qual foi a última vez da troca e de quanto em quantos quilômetros trocava-se o óleo do motor de acordo com o modelo do automóvel. Logo depois com as amostras em mãos iniciou-se as análises. Tomou-se uma espátula plástica e retirou-se uma pequena porção do óleo e colocou-se uma gota generosa no aparelho (figura 1), ligou-se o aparelho dando os comandos corretos e esperou-se a leitura, após a leitura limpou-se cuidadosamente o aparelho e repetiu-se o procedimento com as demais amostras.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Neste experimento, partiu-se do entendimento que, ao se colocar uma gota do óleo no equipamento, ele fará a leitura de acordo com a qualidade do óleo, se o equipamento apontar de um até sete, significa que o óleo ainda está bom para consumo, porém se o equipamento lê acima de sete, significa que o óleo se encontra impróprio para o uso, ou seja, está na hora da troca do óleo do motor. Foi visto a utilidade e praticidade do aparelho, fazendo a leitura de acordo com as informações que os motoristas deram. Sendo que alguns deram valores maiores que sete, que foram justamente os óleos que os motoristas relataram como vencidos, e outros menores, como mostra a tabela 1. Tendo em vista esses valores, percebeu-se que alguns motoristas descuidam da troca do óleo, arriscando assim suas vidas e de seus passageiros, já que são carros de transporte coletivo. Logo percebeu-se que não há uma fiscalização direcionada a esse tipo de problema, e o aparelho seria uma opção para auxiliar nas fiscalizações, já que é uma aparelho portátil e de fácil manuseio.

Figura 1

Procedimento da leitura da qualidade do óleo dos motores de automóvel no Lubricheck.

Tabela 1.

Leitura das amostras de óleo lubrificante retiradas do motor de automóveis de transporte de passageiros do Terminal Anel Viário de São Luís Maranhão

CONCLUSÕES: O aparelho mostra-se como uma ferramenta prática e eficiente para ser utilizada no monitoramento da qualidade do óleo lubrificante em automóveis, podendo assim ser utilizado na fiscalização de transito, evitando acidentes causados por danos no motor.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: APROMAC - Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte -, Gerenciamento de Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados, Guia Básico. SENAI/SP, 2008


CARVALHO, André Luiz Gadelha de. Aplicação da rmn na análise de óleos lubrificantes. PGQO - Programa de pós-graduação em química orgânica – UFRJ, Novembro 2006.