8º Encontro Nacional de Tecnologia Química
Realizado em Vitória/ES, de 09 a 11 de Setembro de 2015.
ISBN: ISBN 978-85-85905-13-2

TÍTULO: Extrato metanólico do nim: metodologia alternativa no combate da broca da ráquis foliar do coqueiro, Amerrhinus ynca

AUTORES: Passos, M.S. (CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO) ; Peçanha, M.P.M. (CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO) ; Azevedo, O.A. (CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO) ; Silva-filho, G. (CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO) ; Vieira, I.J.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE)

RESUMO: O Amerrhinus ynca, é comumente controlada por inseticidas por pulverização e aplicações diretas nos canais construídos pela larva na raquis. O nim, Azadirachta indica, Meliaceae, possui metabólitos secundários com atividade biológica, sendo, azadiractina a mais importante para a entomologia. Assim, foi utilizado extrato metanólico de frutos de nim, a fim de inibir o desenvolvimento de larvas A. ynca sob condições laboratoriais. Foram selecionadas 12 larvas, estas foram mantidas em meio de cultura a partir do mesocarpo de coco processada em placas de petri. Para o teste da atividade biológica, utilizou-se 8 larvas e como controle, apenas 4 mantidas em meio artificial. O extrato metanólico do fruto do nim foi eficaz na redução da atividade e morte larval.

PALAVRAS CHAVES: atividade biológica; coqueiro; extrato de nim

INTRODUÇÃO: O coqueiro é cultivado nacionalmente em uma área de 259.737 ha, com produção equivalente a 1,9 milhões de frutos (IBGE, 2012). A ocorrência de pragas e de doenças nas plantações de coqueiro constitui um problema restritivo para o desenvolvimento da cultura, como, por exemplo, as larvas de Homalinotuscoriaceus gillenhal, Rhinostomusbarbirostris fabricius e Amerrhinus ynca (FERREIRA et al., 2015). O A. ynca é um coleóptero pertencente à família Curculionidae. O besouro adulto mede aproximadamente 2 cm de comprimento. A oviposição é feita pela fêmea no pecíolo foliar. Após a eclosão, ocorre a penetração das larvas na ráquis construindo galerias longitudinais prejudicando a passagem de seiva para os folíolos. A larva se transforma em pupa no interior do pecíolo foliar, após completar seu desenvolvimento converte-se na sua fase adulta (FERREIRA, 2011). No controle do A. ynca utiliza-se pulverizações e aplicações nos canais construídos pela larva com metilcarbamato de benzofuranila, que atua inibindo a colinesterase (MOURA, 1998) Atualmente, uma das espécies vegetais mais estudadas com atividade inseticida, é o “Nim”, Azadirachta indica A. Juss., Meliacea (MORDUE, 1993). Essa planta oferece inúmeros metabólitos secundários com atividades biológicas, sendo a Azadiractina, o de maior importância para a entomologia (JACOBSON, 1989). Extratos do nim possui substâncias causadoras de distúrbios fisiológicos, que alteram o desenvolvimento de insetos e pragas, principalmente devido à ação de repelência alimentar, inibindo o desenvolvimento das mesmas (VALLADARES et al, 1997). Este trabalho tem como proposta estudar a inibição do desenvolvimento da larva do A. ynca a partir do extrato metanólico de frutos do nim em condições laboratoriais.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram selecionadas 12 larvas, coletadas em campo, no mesmo instar. Estas foram mantidas em meio de cultura artificial, mesocarpo do coco processado, em placas de petri. Para atividade biológica dos extratos foram utilizadas 8 larvas, mantidas em meio artificial com 10% do extrato metanólico de frutos de nim e como controle foram utilizadas 4 mantidas apenas em meio artificial. As larvas foram mantidas em temperatura de 25º±1ºC, umidade de 70%±5%. O meio de cultura foi substituído a cada 4 dias. Os insetos foram avaliados até sua inatividade ou morte.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O extrato metanólico dos frutos de nim foi eficiente na redução da atividade e morte larval em cerca de 60 dias. As larvas mantidas no meio nutricional, sem o extrato, desenvolveram-se até a fase adulta. Esses resultados são similares aos detectados à outros curculionídeos, contudo inéditos para A. ynca.

CONCLUSÕES: A atividade de A. ynca“in vitro” foi interrompida por extratos etanólicos de frutos de nim na concentração de 10% m/m. Dando continuidade aos estudos, estão sendo desenvolvidas e propostas metodologias de aplicação e verificação de atividades desses extratos “in vivo” , para implantação das atividades em campo, numa parceria entre o Centro Universitário São Camilo-ES e INCAPER.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: IBGE - Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Agropecuária, Produção Agrícola Municipal 2012. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ Acesso em: 10 jun. 2015.

FERREIRA, Joana Maria Santos et al. Broca-da-ráquis-foliar. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/coco/arvore/CONT000gl5lpwbo02wx5ok0xkgyq5tny159n.html>. Acesso em: 11 jun. 2015.

FERREIRA, J. M. S. et al. Pragas do coqueiro. Embrapa Tabuleiros Costeiros-Capítulo em livro técnico-científico (ALICE), 2011.

MOURA, J. I. L.; VILELA, E. F. Pragas do coqueiro e dendezeiro. 2. ed. Viçosa: Aprenda Fácil, 1998.

MORDUE, A.J.; BLACKWELL, A. Azadirachtin: An Update. Journal of Insect Physiology, v.39, p.903-924, 1993.

JACOBSON, Martin. Botanical pesticides, past, present, and future. In: ACS Symposium series-American Chemical Society (USA). 1989.

VALLADARES, G. et al . Laboratory evaluation of Meliaazedarach (Meliaceae) extracts against the Elm Leaf Beetle (Coleoptera:Chrysomelidae). Journal of Economic Entomology, v. 90, n. 3, p. 747-750, 1997.