8º Encontro Nacional de Tecnologia Química
Realizado em Vitória/ES, de 09 a 11 de Setembro de 2015.
ISBN: ISBN 978-85-85905-13-2

TÍTULO: ENSINO DA TABELA PERIÓDICA ATRAVÉS DO JOGO SUPER TRUNFO EM ESCOLAS DE REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL

AUTORES: Isidoro dos Santos, J.V. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL, CAMPUS MACEIÓ) ; Nascimento Tenório da Silva, V. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL, CAMPUS MACEIÓ)

RESUMO: O presente trabalho busca relatar os resultados do comprimento da aplicação do jogo super trunfo de química, sobre as propriedades da tabela periódica, em uma escola da rede pública do 9º ano do ensino fundamental. A aula foi ministrada por meio das atividades extensionistas da Pro - Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROEX) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió. O objetivo da aplicação do jogo é desenvolver uma introdução à química com aulas dinâmicas a fim de incentivar o gosto pela disciplina, o que proporcionou uma nova percepção da mesma aos alunos.

PALAVRAS CHAVES: Ensino químico;; Jogos didáticos;; Tabela periódica.

INTRODUÇÃO: Atualmente o aprendizado da química tem sido um desafio para os estudantes das escolas de rede públicas. Isso se deve ao difícil aprendizado da matéria, a qual é mais cobrada quando esses alunos chegam ao ensino médio. Tal problema pode ser devido à carência de uma efetiva introdução a química durante o ensino fundamental por meio da matéria de Ciências. De acordo com (Aguiar, 2005) esse problema diz respeito à ampla crítica dirigida pela literatura da área à organização tradicional de ensino de Ciências, resumida a apresentação, de cunho livresco, de definições prontas, seguidas de exemplos e exercícios para “fixação por parte dos estudantes”. Essa lógica de ensino em sala de aula caracteriza o mecanismo de transferência repetitiva de conhecimentos já prontos, pelo uso de definições. A busca por novas metodologias e estratégias de ensino para a motivação da aprendizagem, que sejam acessíveis modernas e de baixo custo, é sempre um desafio para os professores. Nessa direção, os jogos didáticos surgem como uma alternativa, pois incentivam o trabalho em equipe e a interação aluno- professor; Auxiliam no desenvolvimento de raciocínio e habilidades; E facilitam o aprendizado de conceitos (Godoi, 2010). Assim foi preparado o jogo super trunfo de química, baseado na tabela periódica, em uma escola de rede pública de Maceió. O jogo tem como o ensino da tabela periódica e proporcionar uma introdução à química, aos alunos do 9º ano ensino fundamental, capaz de prepara-los para um estudo avançado da química no ensino médio e incentivar o gosto pela disciplina.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente a atividade extensionista começou com aulas teóricas abordando assuntos sobre o conceito e propriedades da tabela periódica (Eletronegatividade, número atômico, energia de ionização e etc.). As aulas foram direcionadas para os alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Adelmo Machado do bairro do Vergel do lago. O local de execução de todas as aulas foi em um miniauditório concebido pela coordenação da presente escola. A preparação da aula contou com o apoio da Pro Reitoria de Extensão (PROEX) do IFAL, Campus Maceió, nas realizações de atividades extensionistas. Além disso, a Escola Dom Adelmo Machado, vinculou-se a atividade de extensão com as aulas de ciências, a fim de proporcionar um melhor aprendizado dos alunos. Após as aulas teóricas os alunos colocaram em prática todo conteúdo visto, durante a execução do jogo super trunfo. O jogo tem como objetivo os integrantes, de um determinado grupo, desafiarem um ao outro, a fim de ficar com todas as cartas. Deste modo, apenas um integrante ficou com todas as cartas distribuídas ao grupo. Para isto foi necessário dividir a turma em grupos de seis pessoas aonde cada integrante possuía seis cartas em suas mãos. As cartas conterão informações sobre os elementos como: número atômico; massa atômica; ponto de ebulição; ponto de fusão; densidade; eletronegatividade e etc.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com o relato da professora pode-se perceber a precariedade no ensino da química na matéria de ciências, em razão da falta de aulas que fugissem da formalidade, da memorização de conceitos e fórmulas. No decorrer da aula teórica foi percebido que o professor se sentiu empolgado com o clima de uma aula diferente, o que pode ter contribuído para o seu envolvimento e sua participação de uma forma natural proporcionando uma interação maior com os alunos. Além disso, foi realizada uma pesquisa com os alunos, a fim de que eles descrevessem se houve o aprendizado do assunto em questão. A pesquisa constatou em um questionário a qual se obteve os seguintes dados: 84,5% dos alunos afirmaram ter aprendido todo conteúdo; 8% afirmaram compreender o assunto relativamente; 7,5% relataram que não compreenderam o assunto de imediato.

Gráfico

Percentual da pesquisa realizada com os alunos.

CONCLUSÕES: A inclusão do jogo forneceu uma aula mais dinâmica, com uma interação maior entre professor e aluno, proporcionando uma familiaridade entre ambos e despertado um maior interesse pela disciplina. Após a aplicação do jogo os alunos relataram melhor compreensão da tabela periódica, deixando de ser vista apenas como uma tabela contendo algumas informações as quais eles não conseguiam compreender. Além disso, o jogo incentivou a buscar outros meios de aprendizado desprendendo o uso de abordagens decorativas de conceitos e formulas ate então presentes na metodologia de aprendizado dos alunos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AGUIAR J. R. O; LIMA, Maria Emília C. C; MARTINS, Carmen C. A formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de uma coleção de livros didáticos. Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.
Godoi, T. A. F; Oliveira, H. P. M; Codognoto, L. Tabela periódica - Um super trunfo para alunos do ensino fundamental e médio. Química Nova. Vol. 32, N° 1, Fev 2010.