8º Encontro Nacional de Tecnologia Química
Realizado em Vitória/ES, de 09 a 11 de Setembro de 2015.
ISBN: ISBN 978-85-85905-13-2

TÍTULO: AULA DIDÁTICA SOBRE A BIODEGRADAÇÃO DE POLÍMEROS FEITOS DE AMIDO EM PROJETO DE EXTENSÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS.

AUTORES: Silva, A.O. (UNIT) ; Costa, H.A.A. (IFAL) ; Silva, V.N. (IFAL)

RESUMO: A Influência do ser humano para o meio ambiente é indiscutivelmente importante, contudo os resíduos emitidos por esses acabam afetando o meio e prejudicando o ciclo biológico de biodregradação, acumulando assim lixo. Dessa forma o projeto de extensão realizado no Instituto Federal de Alagoas propõe a produção de polímeros de amido e aulas sobre a biodegradação dos mesmo de forma que os alunos venham compreender a importância da biodegradabilidade e a fabricação de produtos que seja biodegradáveis para o meio ambiente, aplicando o conceito da pedagogia de projetos no trabalho proposto.

PALAVRAS CHAVES: Pedagogia de Projetos; Polímeros ; Biodegradação

INTRODUÇÃO: O uso de combustíveis fósseis, ganham cada vez mais espaço no meio ambiente. Os polímeros são os materiais mais produzidos através dos combustíveis base de petróleo, porém são prejudiciais ao meio ambiente por não serem biodegradáveis. Segundo de Paoli (2008), para que um polímero seja biodegradável ele tem que ser usado como nutriente de micro-organismos em condições nas quais os mesmo possam se proliferar. Dessa forma se destacam alguns polímeros ditos biodegradáveis, porém que não atendem esse requisito. A vida dos seres vivos constitui um ciclo de produção, utilização e degradação. Nessa última etapa os micro-organismos atuam para refazer o ciclo biológico absorvendo e liberando componentes químicos que serão utilizados para começar novamente. Para que ocorra a biodegradação é preciso que os decompositores absorvam o polímero e gerem gás carbônico, água e biomassa, assim o projeto de extensão possui o encargo pedagógico de ensino como também científico. As propostas pedagógicas contemporâneas indicam que educar significa preparar o indivíduo para responder às necessidades pessoais e aos anseios de uma sociedade em constante transformação, aceitando desafios propostos pelo surgimento de novas tecnologias, dialogando com um mundo novo e dinâmico, numa sociedade mais instruída, melhor capacitada, gerando espaços educacionais autônomos, criativos, solidários e participativos. Apesar disso, em nossas escolas, ainda vigora a metodologia expositiva. (OLIVEIRA, 2006). Para contrariar o modelo vigente, no projeto de extensão o aluno está inserido na construção do aprendizado. Assim, os alunos produziram os polímeros, bem como, fizeram parte de todo o processo de teste de biodegradabilidade com apenas orientação dos bolsistas do projeto.

MATERIAL E MÉTODOS: Materiais • Placa de petri • Espátula • Alça de Helen • Alça de Drigalski • Becker 1L • Pipeta volumétrica • Pera • Capela de fluxo laminar • Autoclave • Água destilada • Algodão • 8 g Ágar-agar • Fungo: Aspergillus niger, Aspergillus flavus. • Polímero a base de amido, produzidos pelos alunos do projeto de extensão. Métodos Administrou-se em primeiro momento uma aula expositiva dos materiais para a segurança do aluno durante a produção do polímero a base do amido, bem como para a utilização no teste de biodegradabilidade realizado no laboratório de microbiologia nas dependências do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) campus-Maceió. Esterilizou-se em autoclave a solução contendo 8 g de Ágar-ágar e 1L de água destilada, assim como, as placas de petri e a pipeta volumétrica. Após o processo de esterilização foi depositado nas placas 10 mL da solução em cada placa de petri, na capela de fluxo laminar. Em um dia seguinte foi inoculado nas placas o fungo Aspergillus flavus e Aspergillus niger, bem como foi inserido o polímero, foram preparadas três placas de Petri nomeadas de Teste, Branco e Padrão, onde o Teste se encontra o polímero, o ágar e o fungo, o Branco apenas o ágar e o Padrão se encontra o fungo e o ágar. Após a inoculação foi vedado as placas e foi colocado em um ambiente cuja temperatura variou entre 20º- 30º C durante três semanas. Foi observado semanalmente o crescimento da colônia e anotado possíveis interferências como a temperatura e contaminações de micro-organismos oportunistas, o processo de crescimento sobre e ao redor do polímero estudado. Os alunos observaram semanalmente e anotaram todos as alterações que foram encontradas em seus grupos de teste, como também realizaram relatórios e apresentações dos resultados que encontraram.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em decorrência da defasagem da educação e da falta de incentivos relacionados a projetos, algumas instituições proporcionam os projetos de extensão como uma via de incentivar a pesquisa e fazer com que população local a se inserir na instituição, dessa forma, o projeto de extensão realiza aulas práticas que atendam a população, no caso, comunidade oriunda da escola e estudantes de curso diversos do Instituto se inscreveram para participar das aulas ministradas sobre polímeros , aulas práticas sobre a produção de polímeros a partir do amido e a biodegradabilidade . O projeto teve alguns momentos de metodologia, foram ministradas aulas expositivas com conceitos e explicações teóricas sobre segurança laboratorial, polímeros e biodegradabilidade. Após cada momento foram realizadas as práticas relacionadas aos seus respectivos temas. Observa-se pelos relatórios e o convívio em sala de aula que os alunos tiveram métodos de ensino aprendizagem que garantiram o aprendizado, conseguiram observar o processo de análise após o tempo de crescimento da cultura e viram que o polímero fabricado, pelos mesmo, eram biodegradáveis, da mesma forma que apresentaram-se garantindo conseguir sozinhos, com as anotações que fizeram, repetir a prática realizada. Adequando os conhecimentos adquiridos a suas futuras atuações profissionais, como também, poderiam compreender os processos biológicos e químicos apresentados a eles durante as aulas.

Preparação de Placas de Petri

Placas de Petri sendo preparadas para a inoculação de fungos Aspergillus sp.

Placas de Petri Após três Semanas de Crescimento da Cultura

Placas com Fungos Crescidos Após três semanas, evidenciando a biodegradabilidade do polímero produzido pelos alunos.

CONCLUSÕES: As práticas educacionais alcançadas pela intercalação de aulas expositivas e práticas em projeto de extensão permitiu que o aprendizado fosse garantido, além de que o projeto de extensão abrange não somente alunos da instituição vinculada ao projeto, como também a comunidade localizada nas proximidades. Assim, pode-se perceber que as aulas ministradas permitiam que o alunos pudesse compreender o seu ambiente, como também poderia utilizar o aprendizado adquirido para suas futuras atuações profissionais.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a Hyngrid Assíria por me dar todo apoio profissional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PAOLI, M. A.De. Degradação e Estabilização de Polímeros. 2ª Versão On-line, Chemkeys,2008. Disponível em:<http://www.chemkeys.com/blog/wpcontent/uploads/2008/09/polimeros.pdf> Acesso em: 20/07/2015.

OLIVEIRA, C.L. - Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Básica, dissertação de mestrado – Capítulo 2, CEFET-MG, Belo Horizonte-MG, 2006.